Itajaí voltou a estreitar os laços com Pompano Beach, cidade da Flórida, nos Estados Unidos, que desde 2015 é considerada “cidade-irmã” do município catarinense. O acordo, que ficou alguns anos sem sair do papel, foi retomado neste ano e promete abrir novas portas nas áreas de cultura, turismo, educação e até negócios.
Um dos estudos já em andamento é levar a Marejada, tradicional festa de Itajaí, para o cenário internacional. A ideia é criar uma versão do evento em Pompano Beach, onde vive uma das maiores comunidades ...
Um dos estudos já em andamento é levar a Marejada, tradicional festa de Itajaí, para o cenário internacional. A ideia é criar uma versão do evento em Pompano Beach, onde vive uma das maiores comunidades de brasileiros na Flórida. Além disso, a parceria pode abrir intercâmbios para estudantes da cidade, permitindo trocas culturais e educacionais entre os dois países.
Continua depois da publicidade
A assinatura do termo que marca a retomada foi feita na quarta-feira, em uma cerimônia online, diretamente dos gabinetes dos prefeitos Robison Coelho, de Itajaí, e Rex Hardin, de Pompano Beach. Apesar de o acordo existir desde 2015 e ter sido renovado em 2019, só agora começam a surgir ações práticas para os moradores das duas cidades.
Segundo a prefeitura, o objetivo é dar visibilidade internacional a Itajaí, aproveitando setores em que os dois municípios têm muito em comum, como o turismo, os esportes náuticos e a logística. Também estão previstos projetos de inovação e empreendedorismo por meio da Invest Itajaí, com ações voltadas para startups e tecnologia.
A retomada da relação foi articulada pela itajaiense Thaysa Schumacher, CEO do Grupo Noahrk, que vive na Flórida e representa a comunidade brasileira em Pompano Beach. Ela foi responsável por reaproximar os prefeitos e viabilizar a parceria sem custo financeiro para as prefeituras.
Para o prefeito Robison Coelho, o acordo é um passo dentro do projeto de internacionalização de Itajaí. “Queremos tirar esse contrato do papel, trocar experiências e buscar novos nichos de mercado que ainda não são aproveitados”, disse.
O prefeito Rex Hardin, de Pompano Beach, também destacou a importância de reconstruir essa ponte entre os dois municípios. “É ótimo nos reconectarmos com Itajaí e com o Brasil. Assim podemos construir laços culturais, econômicos e também educacionais. A troca de saberes e práticas é fundamental para crescer juntos”, afirmou.
Pompano Beach fica a poucos quilômetros de Miami e tem cerca de 115 mil habitantes. Assim como Itajaí, a cidade tem no mar um dos principais motores econômicos, com destaque para o turismo e o setor náutico.