POLÍCIA FEDERAL
Camboriú entra na mira da PF em operação contra o tráfico de mulheres
Operação Cassandra é junto com a Europol e tem ligação direta com a Irlanda
Camila Diel [editores@diarinho.com.br]

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira a Operação Cassandra, em parceria com a Receita Federal, para desarticular uma organização criminosa transnacional de tráfico internacional de mulheres e lavagem de dinheiro. A ação tem ligação direta com a Irlanda, onde a Garda National Protective Services Bureau cumpre a Operation Rhyolite contra os mesmos investigados.
De acordo com as investigações, o grupo atua desde 2017 e já explorou cerca de 70 mulheres levadas ao exterior para prostituição. No Brasil, os mandados foram cumpridos em locais usados para lavagem de dinheiro e fraudes financeiras, não em pontos de prostituição.
Continua depois da publicidade
Na Irlanda, as autoridades realizaram três prisões e buscas em casas e estabelecimentos ligados à quadrilha.
Em Santa Catarina, cinco cidades foram alvo de mandados. Em Camboriú, houve o cumprimento de um mandado de prisão preventiva e outro de busca e apreensão. Florianópolis teve sete buscas e uma prisão, São José registrou sete buscas e três prisões, Biguaçu teve duas buscas e uma prisão, e Palhoça recebeu cinco buscas.
Continua depois da publicidade
No total, a operação mobilizou 120 policiais federais e sete servidores da Receita Federal em seis estados. Foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e 30 de busca e apreensão em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso.
Os investigados poderão responder por tráfico internacional de pessoas, rufianismo, organização criminosa, lavagem de dinheiro, falsidade documental, crimes contra o sistema financeiro e contra a ordem tributária.
Camila Diel
Camila Diel; jornalista no DIARINHO; formada pela Univali, com foco em jornalismo digital e produção de reportagens multimídia.