Moisés Paulo, de 74 anos, morador de Navegantes há dois anos, denunciou demora no atendimento e suposta negligência médica na UBS Gravatá. O aposentado afirma que tem enfrentado dificuldades para fazer exames e critica a situação enfrentada pela comunidade.
Continua depois da publicidade
Segundo Moisés, a unidade já foi referência, com atendimento rápido e médicos qualificados, mas a qualidade teria caído nos últimos quatro meses. “Até aquelas fichas que você espera para ser atendido ...
Segundo Moisés, a unidade já foi referência, com atendimento rápido e médicos qualificados, mas a qualidade teria caído nos últimos quatro meses. “Até aquelas fichas que você espera para ser atendido acabam, pela quantidade de gente e pelos poucos médicos na unidade”, relatou.
Continua depois da publicidade
Defesa
Em nota enviada ao DIARINHO, a Secretaria de Saúde de Navegantes informou que a UBS está passando por reestruturação nos agendamentos para reduzir as filas. “A partir dessa reorganização, os agendamentos passaram a ocorrer em três dias da semana (de quarta a sexta-feira), com distribuição por área de abrangência (ruas), de forma a tornar o processo mais organizado e eficiente”, destacou.
Continua depois da publicidade
De acordo com a pasta, por causa da alta demanda e da sobrecarga enfrentada, parte do território de atendimento da UBS Gravatá foi redistribuída para as unidades de saúde das Pedreiras e da Meia Praia, para melhorar o acesso e a qualidade da assistência.
Sobre a falta de médicos, a Secretaria afirmou que a unidade conta atualmente com três profissionais da Estratégia Saúde da Família e uma médica para atendimento de demanda espontânea, totalizando quatro médicos. “Todas essas mudanças foram implementadas com o intuito de ampliar o acesso à saúde. A equipe ainda está em processo de adaptação, assim como a população que aos poucos tem compreendido e aderido às novas formas de organização dos atendimentos”, finalizou.