TRANSPORTE PÚBLICO GRATUITO
BC Bus se consolida como solução de mobilidade, mas abrigos e horários ainda são desafio
Pesquisa revela aprovação da limpeza e do atendimento dos motoristas; passageiros pedem mais pontos cobertos e melhorias nos horários
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

O BC Bus, sistema de transporte coletivo gratuito de Balneário Camboriú, tem se consolidado como uma alternativa de mobilidade acessível e bem avaliada pela comunidade. Pesquisa de satisfação com os usuários, somada a entrevistas realizadas nas ruas, revela altos índices de aprovação em critérios como condições dos veículos, limpeza e cordialidade dos motoristas, ao mesmo tempo em que evidencia necessidade de melhorias nos horários, na infraestrutura dos pontos e na ampliação de linhas.
De acordo com o levantamento, 64,6% dos usuários são mulheres, a maioria entre 26 e 50 anos. A principal finalidade do uso do BC Bus é para o trabalho (67,37%), seguida de trabalho e estudo (18,86%). O serviço atende majoritariamente moradores de Balneário Camboriú (92,58%), sendo que 63,3% dos entrevistados não têm veículo próprio, reforçando o papel social do serviço.
Continua depois da publicidade
Wesley Gabriel Rodrigues, 19 anos, morador de Itajaí e estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, faz uso frequente do BC Bus e elogiou o serviço. “Os ônibus são limpos, organizados, com passageiros tranquilos. Sempre tem lugar para sentar. Os abrigos que uso são bons e os horários, de uma em uma hora, funcionam bem. Para um serviço gratuito, está de boa qualidade”, opina.
Continua depois da publicidade
Evelin Luzia Galvão Rochas, que trabalha como monitora escolar, também destacou aspectos positivos, mas apontou um problema estrutural. “A limpeza e a organização são boas, mas na marginal onde eu pego o ônibus não tem ponto. Fico no sol esperando o ônibus”, ressalta.
Eric de Inácio Pimental, 25 anos, morador e trabalhador em Balneário Camboriú, utiliza diariamente as linhas Verde e Estaleirinho e também faz uma avaliação positiva. “O serviço é bom e gratuito. Uso todos os dias. Uma observação pontual é quanto às linhas. No ponto onde eu pego varia muito o horário”, reforça.
Veradulce Duarte, 64 anos, moradora de Balneário Camboriú há 43 anos, elogia a proposta do transporte gratuito. “Eu acho excelente, não tenho nada a reclamar, mas uma opção seria a implantação de uma faixa exclusiva de ônibus”, sugere.