Itapema
Vai iniciar a reurbanização da orla e obra do acesso ao píer do “Hard Rock”
Trecho entre as ruas 319 e 323B será modernizado e vai liberar passagem de veículos até o píer com Hard Rock Café
Camila Diel [gomescamila18@gmail.com]

A prefeitura de Itapema assinou nesta segunda-feira a ordem de serviço para a reurbanização de um trecho da orla da Meia Praia, entre as ruas 319 e 323B. A obra vai modernizar cerca de 500 metros da orla e também abrir um novo acesso de veículos até o píer turístico que está em construção na cidade.
O projeto inclui a instalação de galeria de drenagem pluvial, cabeamento subterrâneo, passeio público e ciclovia. A execução será feita pela empresa CR Artefatos, com prazo de três a cinco meses. O trecho também funcionará como projeto-piloto para o novo padrão de urbanização que a prefeitura pretende aplicar futuramente em toda a orla, especialmente após o alargamento da faixa de areia.
Continua depois da publicidade
“É uma obra moderna, que já serve de modelo para a nova orla. Terá entrada e saída entre a 323 e a 319, com toda a estrutura feita com qualidade, responsabilidade e investimento próprio do município, “afirmou o prefeito Alexandre Xepa.
Continua depois da publicidade
Xepa destacou que o investimento no trecho é de mais de R$ 2 milhões, com recursos próprios da prefeitura. Ele também explicou que a expectativa é concluir a via a tempo de atender moradores e visitantes já neste verão.
— A obra já começa agora e é rápida, em três ou quatro meses deve estar pronta pra temporada — completou.
O novo trecho também terá função estratégica: vai permitir o acesso direto ao píer turístico, que será uma das principais atrações da cidade a partir da próxima temporada. A estrutura, que deve ser inaugurada até dezembro, abrigará lojas, pontos de gastronomia e o primeiro Hard Rock Café do mundo construído sobre o mar.

“Essa obra turística vai transformar Itapema. O píer será uma das maiores atrações do Brasil. Vai ter o Hard Rock, lojas, entretenimento, uma cidade dentro da cidade. Vai trazer turistas de todo o país e do exterior também,” disse o prefeito.
Além da revitalização da orla, o município trabalha na elaboração de um masterplan que deve orientar o desenvolvimento urbano pelos próximos 10, 15 e até 20 anos. Novas ordens de serviço devem ser lançadas ainda este ano, segundo a prefeitura, com foco em mobilidade, turismo e infraestrutura em diferentes bairros.
Continua depois da publicidade
Complexo turístico entra na fase final
Após a assinatura da ordem de serviço, autoridades municipais e convidados participaram de um tour pela obra do píer turístico, conduzido por Maycol e Altemir Marini, proprietários da empresa Maybelly, uma das envolvidas na construção do complexo. O grupo reuniu o prefeito Alexandre Xepa, secretários, vereadores, representantes de associações de bairro e imprensa.
Durante a visita, os participantes puderam ver de perto o avanço da estrutura, que já entra na fase final. A previsão é de que, dependendo das condições climáticas, o píer esteja concluído nos próximos 90 dias. A estrutura será liberada inicialmente para que os lojistas e operadores iniciem a montagem dos espaços, com a inauguração prevista até dezembro.

Segundo Maycol Marini, a obra da orla é fundamental para garantir o acesso definitivo até o píer. Ele explicou que a urbanização da Meia Praia se conecta diretamente ao projeto arquitetônico do complexo.
“Essa obra marca o momento do desenvolvimento da orla de Itapema e casa com o projeto do píer. Para nós, que investimos no projeto, ela é essencial, porque é o nosso acesso. É o que vai permitir finalizar a obra e operar com estrutura,” afirmou.
Continua depois da publicidade
Marini contou que o complexo será entregue primeiro aos comerciantes, que precisarão de um tempo para adaptar os espaços e montar a operação. Por isso, ainda não há uma data exata de inauguração, mas o cronograma segue dentro do previsto.

“Tivemos dias de chuva, mas agora estamos recuperando o tempo com essas semanas de sol. A previsão é concluir em até 90 dias. O píer é uma ferramenta turística muito importante pra cidade,” disse. A visita desta segunda-feira foi a primeira aberta ao público externo.