DEFINIDO
Norte-americano Robert Francis Prevost é escolhido o novo papa
Prevost, de 69 anos, assume o papado como Leão XIV
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

O cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, nascido em Chicago, nos Estados Unidos, foi escolhido o novo papa. Ele será o sucessor do papa Francisco e usará o nome de Leão XIV. Prevost tem uma trajetória de duas décadas de atuação missionária no Peru, onde se tornou bispo.
A escolha foi anunciada após a fumaça branca sair da chaminé da Capela Sistina, sinalizando que os 133 cardeais do conclave haviam chegado a um consenso. Prevost recebeu pelo menos 89 votos — dois terços do total — e foi anunciado, em latim, pelo cardeal Dominique Mamberti, na sacada da Basílica de São Pedro.
Continua depois da publicidade
Caberá ao novo papa liderar a Igreja Católica em um cenário de perda gradual de fiéis, manter a popularidade do papa Francisco e dar continuidade à agenda reformista dele.
Leão XIV era considerado próximo do papa Francisco, que o promoveu a cardeal e já havia dado sinais de apoio à sua condução ao papado. Prevost é o primeiro pontífice vindo de um país de maioria protestante.
Continua depois da publicidade
O novo papa entrou para a vida religiosa aos 22 anos, quando formou-se em teologia pela União Teológica Católica de Chicago e, aos 27, foi enviado a Roma para estudar direito canônico na Universidade de São Tomás de Aquino. Foi ordenado padre em 1982 e iniciou sua atuação missionária no Peru dois anos depois.
No Vaticano, ocupou cargos importantes: foi prefeito do Dicastério para os Bispos — órgão responsável pela nomeação de bispos — e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.
Discreto, Prevost evitava os holofotes e entrevistas, mas era visto como reformista e alinhado com a linha de abertura da igreja implementada por Francisco. Com formação teológica, é considerado um profundo conhecedor da lei canônica, que rege a Igreja Católica.