A sexta-feira será de calor intenso na região. De acordo com Gilsânia Cruz, meteorologista da Epagri Ciram, o “verão” fora de época deixa as temperaturas na casa dos 34° no litoral e Vale do Itajaí. Mas, o calorão é um aviso para os temporais isolados e chuvas intensas previstos para os próximos dias.
Continua depois da publicidade
Em Itajaí e região, o meteorologista do Laboratório do Clima da Univali, Sergey de Araújo, explica que, mesmo com o céu encoberto, o sextou pode registrar máximas de 33°C. A chuva deve ...
Em Itajaí e região, o meteorologista do Laboratório do Clima da Univali, Sergey de Araújo, explica que, mesmo com o céu encoberto, o sextou pode registrar máximas de 33°C. A chuva deve chegar durante a noite e persistir até a madrugada de domingo, baixando as temperaturas, que devem variar entre 13 e 25°C. O Dia das Mães deve ser ensolarado na região.
Continua depois da publicidade
A frente fria, que avança rapidamente por Santa Catarina, deverá ser seguida por uma massa de ar frio e seco. Gislsânia não descarta a possibilidade de granizo e rajadas de vento acima de 60 km/h. A chuva intensa deve cair num curto intervalo de tempo, seguida por raios.
Continua depois da publicidade
Santa Catarina em perigo
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região sul do país está em estado de atenção para tempestades a partir desta sexta-feira. O Inmet aponta que Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná estão classificados no aviso laranja, que representa perigo para tempestades intensas.
A Defesa Civil de Santa Catarina destaca que as instabilidades mais intensas estão previstas para o grande oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. O risco é moderado a alto para ocorrências de alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos e quedas de árvores nessas regiões.
De acordo com o órgão estadual, as regiões do litoral norte, baixo e médio vale do Itajaí e partes do planalto norte, alto vale do Itajaí e grande Florianópolis estão em estado de observação; as demais em situação de atenção.
A chuva deve predominar no céu catarinense no sábado, com os temporais se espalhando para todas as regiões. Já no domingo, o tempo volta a ficar firme no estado. O mar deve ficar agitado no Dia das Mães, com ondas entre dois e dois metros e meio entre o litoral sul e grande Florianópolis.