PARTIU MACHU PICCHU
Santa Catarina terá voo direto para o Peru
Linha para Lima, capital do Peru, foi anunciada nesta segunda-feira
João Batista [editores@diarinho.com.br]

Santa Catarina terá um novo destino internacional com voos diretos a partir do estado. A linha para Lima, no Peru, pela Latam, teve os detalhes anunciados pelo governador Jorginho Mello (PL) e o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, em cerimônia nessa segunda-feira, com a participação de representantes da empresa.
Atualmente, uma viagem de Floripa pra Lima pela Latam tem conexão em Guarulhos (SP) para troca de avião. Os voos diretos são apenas por São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). A viagem direta por Santa Catarina é prevista pra começar ainda neste ano, com três operações por semana.
Continua depois da publicidade
Dias, horários e aviões e o início da venda de passagens ainda serão divulgados. A nova linha amplia as operações do estado com voos diretos internacionais, a partir do aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, e deve estimular a movimentação turística entre o estado e a capital peruana.
Em 2024, começaram as viagens diretas para a América Central, pela Copa Airlines, e para a Europa, pela TAP. No momento, o estado também espera pela ampliação de três para quatro linhas semanais dos voos entre Florianópolis e Lisboa, pela TAP, considerando a alta demanda de passageiros na rota.
Continua depois da publicidade
Em rotas internacionais, hoje a Latam é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios para 90 aeroportos estrangeiros. Em 2024, a companhia lançou as rotas Brasília-Santiago, Curitiba-Lima, Fortaleza-Santiago e Recife-Santiago. Para 2025, a empresa já anunciou a rota Fortaleza-Lisboa durante a alta temporada.
Movimentação internacional em alta
A movimentação de passageiros internacionais nos aeroportos de Santa Catarina segue em alta neste ano. Nos dois primeiros meses foram registrados 410 mil passageiros, num crescimento de 63% em relação ao mesmo período de 2024. O número também representa 46% de todo o movimento internacional do ano passado.
Desde 2023, o estado já cresceu 552% neste setor, segundo dados da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, colocando Santa Catarina como o terceiro maior movimento de passageiros internacionais do país, perdendo apenas para o Rio de Janeiro e São Paulo.
“Há uma expectativa que este ano possamos superar a marca de 1,1 milhão de passageiros internacionais nos aeroportos de Santa Catarina. O desempenho dos primeiros meses mostra que essa meta é possível de ser atingida”, afirma o secretário da pasta, Beto Martins.