O Índice de Atividade Econômica Regional (IBC-R), medido pelo Banco Central (BC), apontou que a economia de Santa Catarina cresceu 5,7% em 2024. O indicador, considerado uma prévia do PIB, ficou acima dos 2,7% acumulados em 2023. O desempenho catarinense também superou a média nacional, que registrou alta de 3,8% no ano passado.
Continua depois da publicidade
Segundo o Observatório da FIESC, a indústria teve o melhor resultado entre os grandes setores da economia, com avanço de 7,7% no acumulado do ano, enquanto o setor ...
Segundo o Observatório da FIESC, a indústria teve o melhor resultado entre os grandes setores da economia, com avanço de 7,7% no acumulado do ano, enquanto o setor industrial nacional cresceu 3,1% em 2024.
Continua depois da publicidade
As vendas de veículos, motocicletas e peças impulsionaram o crescimento, com alta de 17,2%, seguidas pelo setor de eletrodomésticos, que cresceu 12,7%, e pelo segmento de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, que registrou elevação de 11,9% ao longo do ano.
Outros setores também se destacaram, como atividades turísticas, com aumento de 9%; transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que cresceram 8,3%; e serviços prestados às famílias, que avançaram 5,4%.
Continua depois da publicidade
Para o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, o crescimento foi impulsionado, em parte, pelo setor de bens de capital, beneficiado pela redução da Selic iniciada em julho de 2023 e encerrada em outubro de 2024. “Os dados de 2024 confirmam a importância da indústria para o desenvolvimento. Mais uma vez, o desempenho do setor teve impacto positivo e se refletiu nos segmentos de serviços e comércio”, destacou.