Chuvas
Governador libera trabalho em casa para servidores estaduais nesta sexta
Decreto vale para servidores que moram em cidades atingidas pelas chuvas
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
O governador Jorginho Mello (PL) assinou o decreto que permite o trabalho remoto para servidores estaduais que atuem nas cidades afetadas pelas fortes chuvas.
A medida vale para esta sexta-feira e busca evitar que as pessoas se desloquem em situações de risco.
Já os serviços essenciais, como forças de segurança e atendimentos hospitalares, ficam de fora da liberação.
“Acabei de assinar um decreto possibilitando trabalhar remotamente na sexta-feira. Ainda vai ter muita chuva acumulada, áreas que não conseguiram dar vazão, por isso nós queremos, de forma responsável, permitir que as pessoas continuem fazendo o trabalho remoto para evitar congestionamentos e um transtorno maior”, explicou o governador.
Até o momento, seis cidades decretaram situação de emergência: Balneário Camboriú, Governador Celso Ramos, Camboriú, Tijucas, Biguaçu e Florianópolis. Itapema também já decretou, mas não apareceu na lista do governo estadual. Porto Belo deve publicar o decreto nesta sexta.
A Defesa Civil alerta que as chuvas devem continuar nas próximas horas, com risco de alagamentos e enxurradas no litoral, especialmente na Grande Florianópolis, no Médio e Baixo Vale do Itajaí e no Litoral Norte.
Tribunal também suspende trabalho presencial
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina também liberou o regime de trabalho remoto nesta sexta-feira.
A decisão, tomada por meio de resolução, permite que os diretores de foro avaliem as condições locais e decidam pela adoção do home office ou pela suspensão do expediente presencial.
O atendimento ao público externo continua das 12h às 19h por telefone, e-mail ou WhatsApp Business.
Na quinta, o expediente presencial foi suspenso nos fóruns de Itapema, Porto Belo, Balneário Camboriú, Camboriú, Biguaçu e Tijucas.
Os prazos processuais permanecem suspensos em todo o estado até 20 de janeiro de 2025.