ITAJAÍ
Asilo Dom Bosco não pode mais receber idosos por causa da lotação
Existe lista de espera até mesmo pra quem pode pagar pela estadia
João Batista [editores@diarinho.com.br]
O Asilo Dom Bosco, em Itajaí, informou na segunda-feira que chegou à capacidade máxima e está sem vagas para novos acolhimentos de idosos.
Com a lotação, os interessados em vaga particular deverão entrar em contato com a instituição e ficar numa fila de espera. Para vagas sociais, ofertadas por meio de convênio com a prefeitura, o contato é com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
O asilo tem capacidade para 100 idosos, entre os quais 68 ocupam vagas sociais custeadas pelo convênio com o município. As demais são vagas particulares, custeadas pelos próprios idosos ou familiares.
A instituição inaugurada há 73 anos é uma entidade filantrópica e depende de ajuda pra manter os serviços. O asilo recebe diariamente doações de alimentos, material ambulatorial, higiene, limpeza, roupas e depósitos em dinheiro de pessoas físicas e jurídicas.
Vagas em outras instituições
A prefeitura explicou, em nota, que o asilo Dom Bosco não é público, mas o município tem um termo de colaboração com a instituição que prevê a compra de 68 vagas. O município ainda oferta vagas em outras instituições. “No momento, temos duas instituições credenciadas que somam mais 26 vagas compradas. Assim, totalizamos 94 vagas compradas para acolhimento de idosos em Itajaí”, informou.
As duas entidades credenciadas são o Residencial Geriátrico Betel, no bairro São Judas, e a Casa de Repouso Shekinah, em Navegantes. Conforme o município, para 2024 está previsto um gasto de total de R$ 5,2 milhões com a compra das 94 vagas.
Só para o Dom Bosco são repassados cerca de R$ 280 mil por mês pelo convênio com a secretaria de Assistência Social.
O processo de compra de vagas e a gestão de fila de espera de idosos seguem regras de instrução normativa da secretaria. O documento estabelece critérios para priorização dos casos e concessão do acolhimento, entre eles tempo de espera, vulnerabilidade familiar, condição de saúde e situação econômica.
O serviço de acolhimento da pessoa idosa é previsto pelo Conselho Nacional de Assistência Social (Cnas).
SAIBA MAIS
Asilo Dom Bosco
Vaga particular: fila de espera
Serviço Social do Dom Bosco – (47) 99603-0488
Vaga social: convênio com a prefeitura
Creas – (47) 3348-1774 / 3349-5527
Envelhecimento da população
O credenciamento de novas instituições pelo município levou em conta dados sobre o envelhecimento da população, que apontam o crescimento do número de idosos, aumentando as necessidades para esse público. As Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) são alternativas para as famílias que, por diversos fatores, não conseguem prestar os cuidados necessários aos idosos.
De acordo com o Censo de 2022 do IBGE, a população idosa de Itajaí cresceu 3% desde 2010. A cidade foi uma das que registraram mais pessoas acima dos 100 anos, segundo a pesquisa, com quatro homens e 15 mulheres nessa faixa. No Brasil, são 160 mil pessoas vivendo em asilos, o que representa 0,5% da população com mais de 60 anos.
Asilo na Brava dará lugar a prédio de luxo
O residencial geriátrico Praia dos Amores, na praia Brava, em Itajaí, terá de deixar o local para dar lugar a um prédio de alto padrão. No momento, o asilo continua atendendo normalmente. A mudança é prevista a partir de 2026, conforme acordo envolvendo a negociação da área com cerca de 1200 metros quadrados. O novo endereço do asilo será em Balneário Camboriú, em local ainda não divulgado.
A construtora Clarus, já dona de um terreno vizinho, confirmou a negociação da área. No local está previsto um empreendimento residencial de luxo, chamado Brava Concetto, com apartamentos em torno de 300 metros quadrados.
O projeto já foi analisado pelo município nos parâmetros urbanísticos, mas ainda está em processo de licenciamento, segundo informou a construtora.