SAÚDE
Samu de Itajaí recebe motolâncias para emergências
Motos devem prestar atendimento mais ágil
Laura Testoni [lauratestoni16@gmail.com]
Duas motolâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já estão trabalhando em Itajaí. Desde o início de novembro, as motos adaptadas fizeram cerca de 15 atendimentos.
As motos são equipadas com materiais para qualquer tipo de emergência, incluindo desfibriladores, itens para controle de hemorragias, cilindro de oxigênio e suprimentos para suporte básico de vida.
As motolâncias possuem os mesmos equipamentos de uma ambulância convencional e atuam sempre em duplas nos atendimentos.
Quando há necessidade de encaminhar o paciente a uma unidade de saúde, como hospitais ou prontos atendimentos, uma ambulância convencional é acionada para dar suporte. Em dias de chuva, as motolâncias não são utilizadas. A decisão de enviar as motos para as ocorrências é do médico regulador, que coordena o atendimento via telefone.
Mais rápidas e econômicas
As motolâncias foram incorporadas para aumentar a eficiência do Samu, especialmente em situações que demandam agilidade. Com maior rapidez no deslocamento e capacidade de acessar locais de difícil entrada, as motos tornam os atendimentos mais eficientes. O custo operacional é menor em comparação às ambulâncias tradicionais.
Itajaí conta com cinco socorristas treinados para operar as motolâncias. As solicitações de emergência devem ser feitas pelo número 192, central de atendimento do Samu. As motos, compradas pelo município, seguem os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.