Itapema
Cardume de arraias é flagrado do alto de prédio
Animais vêm ao litoral catarinense em busca de alimento e para reprodução
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
Quem estava na Meia Praia, em Itapema, na tarde de domingo, foi surpreendido pela aparição de dezenas de arraias próximas à faixa de areia. O espetáculo foi filmado do alto de um prédio.
O grupo de peixes surgiu por volta do meio-dia, deslizando na arrebentação e chegando perto da orla e dos banhistas.
O advogado Tiago Marchi Alves, de 31 anos, registrou o momento de seu apartamento e relatou que muitos banhistas, incluindo crianças, estavam nas proximidades. Alguns ficaram assustados, enquanto outros tentaram tocar as arraias.
Segundo o oceanógrafo Rodrigo Mazzoleni, a interação pode ser perigosa. Ele orienta que os banhistas não se aproximem nem perturbem as arraias, conhecidas pelo esporão, um espinho na cauda que pode causar ferimentos. “Se uma pessoa avistar uma arraia, deve ficar tranquila e quieta; o máximo que ela vai fazer é se aproximar por curiosidade”, explicou.
O tenente Gonçalves, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, reforçou a importância de manter distância. “Além do ferrão poder perfurar a pele, ele possui veneno, que, dependendo do porte físico da pessoa, pode ser bastante prejudicial”, alertou.
Ainda de acordo com Mazzoleni, a presença de arraias é comum nesta época no litoral catarinense. Com o aquecimento da água no verão, esses animais se aproximam da costa em busca de alimento e para a reprodução.
Ver arraias em cardumes não é raro na região. “Elas preferem áreas de baías, com águas calmas”, explicou o especialista, mencionando que Itapema e Balneário Camboriú estão entre os destinos onde esses animais costumam ser avistados.