A surfista de Itajaí Valentina Zanoni, de 13 anos, foi campeã da categoria sub-16 na última etapa do circuito Brasileiro de base, disputado na praia do Tombo, em Guarujá (SP). Atleta da Associação de Surf das Praias de Itajaí (ASPI), Valentina representou também a Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) no circuito.
Na bateria final, disputada no domingo, ela derrotou Luara Mandelli (PR), Aurora Ribeiro (SP) e Carol Bastides (SP), totalizando 844 pontos, com as notas 4.27 e 4.17. Tricampeã catarinense ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
Na bateria final, disputada no domingo, ela derrotou Luara Mandelli (PR), Aurora Ribeiro (SP) e Carol Bastides (SP), totalizando 844 pontos, com as notas 4.27 e 4.17. Tricampeã catarinense na base e vice-campeã brasileira sub-12 no ano passado, Valentina competiu neste ano apenas na categoria sub-16, disputando duas das três etapas da temporada.
“Meu Deus, é indescritível! Todo mundo dizia que ganhar um campeonato tão importante seria uma emoção gigante, e eu sempre achava que seria só mais um campeonato. Mas quando aconteceu, comecei a tremer inteira. Consegui encaixar bem meu backside nas esquerdinhas aqui do Tombo, e foi demais! Fiquei nervosa porque a Carol é uma atleta que admiro demais e já competi várias vezes com ela, e a Luara é minha inspiração desde que comecei a surfar. Estar numa final com elas foi um sonho. Hoje é o melhor dia da minha vida!”, comemorou a itajaiense, em entrevista ao site da CBSurf.
Na classificação geral, Valentina ficou na oitava posição do ranking sub-16, enquanto Carol Bastides, quarta colocada na terceira etapa, faturou o título da temporada na categoria.
A surfista de Itajaí optou por participar de menos campeonatos do que nos anos anteriores para se dedicar aos treinos. Durante quatro meses, Valentina viajou para países como Indonésia, Portugal e Marrocos para se aprimorar no esporte.
Na próxima temporada, Zanoni deve voltar a disputar o circuito brasileiro da categoria sub-16 de olho numa vaga na seleção brasileira de base que disputa o ISA Games, principal evento mundial de surfe na base.