Acidente na BR 376
Velório coletivo para se despedir dos atletas do remo
Van foi esmagada por caminhão que perdeu os freios na descida da serra
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
C omeçou perto das 18h de terça-feira, em Pelotas, o velório coletivo das nove vítimas fatais do acidente envolvendo a van com os atletas de remo, um caminhão e um carro na BR 376. A tragédia foi na noite de domingo, na descida da serra que liga o Paraná a Santa Catarina.
O velório acontece na sede campestre no Centro Português de Pelotas. Os corpos das vítimas saíram do IML de Curitiba e foram levados pela Força Aérea Brasileira até Pelotas. Já os sepultamentos serão individuais e feitos pelas famílias de cada uma das vítimas.
O caminhão perdeu o freio e bateu na van, que rodou na pista e bateu em outro carro. A van, que transportava 10 pessoas, saiu da pista e foi esmagada pelo contêiner do caminhão. O outro carro conseguiu escapar.
A Polícia Civil investiga o acidente e, em breve, deve ouvir o caminhoneiro, de 30 anos. Ele teve lesões leves. A van era da equipe Remo Tissot, do Centro Português de Pelotas, e transportava oito jovens atletas, o treinador e o motorista. A equipe retornava de uma competição nacional de remoem São Paulo.
Apenas o atleta João Milgarejo, de 17 anos, sobreviveu. Ele foi resgatado com ferimentos leves e encaminhado ao hospital de Joinville. João recebeu alta ainda na segunda.
Horas antes do acidente, os atletas comemoraram o sexto lugar geral no Campeonato Brasileiro de Remo Unificado. Entre as medalhas conquistadas, estava o primeiro ouro da categoria Four Skiff.
Sonho virou pesadelo
Horas antes do acidente, os atletas de Remo comemoraram o sexto lugar geral no Campeonato Brasileiro de Remo Unificado. Entre as medalhas conquistadas, estava o primeiro ouro da categoria Four Skiff.
Um dos atletas da equipe vencedora, João Milgarejo, foi o único sobrevivente da van. “Queria agradecer à minha mãe, que está visualizando, muito feliz pelos termos ganhos. Essa vitória é para mim e para ela. Para o meu pai, que está lá em cima, cuidando de mim. Beijos, mãe, daqui a pouco estou aí”, declarou Milgarejo no domingo, horas antes do acidente.
O registro foi compartilhado pelo perfil oficial da Confederação Brasileira de Remo. O trecho da entrevista foi retirado da transmissão oficial do campeonato em São Paulo.
Despedida
O velório das vítimas será nesta terça-feira em Pelotas. As famílias concordaram em realizar o velório coletivo na Sede Campestre, no Centro Português da cidade gaúcha.
Os corpos das vítimas saíram do IML de Curitiba às 10h, sob responsabilidade da Força Aérea Brasileira (FAB). O velório está previsto para começar às 16h.
As vítimas fatais:
Samuel Benites Lopes, 15 anos
Henri Fontoura Guimarães, 15 anos
João Pedro Kerchiner, 17 anos
Helen Belony, 20 anos
Nicole da Cruz, 15 anos
Angel Souto Vidal, 16 anos
Vitor Fernandes Camargo, 17 anos
Oguener Tissot (coordenador), 43 anos
Ricardo Leal da Cunha (motorista), 52 anos