O Colégio Salesiano busca formar o aluno para que se torne um cidadão consciente, seguindo os mais rigorosos padrões morais, éticos e humanistas, e com total interação com a realidade do século 21. As escolas ligadas à congregação salesiana operam de acordo com a tradição iniciada por Dom Bosco, cujas premissas são a razão, a religião e a "amorevolezza". Ao mesmo tempo, focam na qualidade da educação, alinhada com as tendências contemporâneas de ensino e as diretrizes do novo ensino médio.
“Passamos recentemente por uma atualização pedagógica e optamos por manter o que é tradicional e intrínseco à nossa cultura, mas com um olhar voltado para o futuro do mercado de trabalho e para as ...
“Passamos recentemente por uma atualização pedagógica e optamos por manter o que é tradicional e intrínseco à nossa cultura, mas com um olhar voltado para o futuro do mercado de trabalho e para as tendências da educação. Dessa forma, buscamos preparar nossos alunos para os desafios que virão”, explica Giovane Honorato de Carvalho, diretor executivo do Colégio Salesiano de Itajaí.
Entre os objetivos do colégio, que faz parte da maior rede de educação católica do mundo, presente em 137 países, estão capacitar os alunos para o uso das ferramentas tecnológicas que dominam a cena contemporânea e desenvolver sua inteligência emocional, sem perder a essência humanista.
As mudanças começaram pelas grades curriculares do Ensino Infantil, ganham força com novas vivências, metodologias ativas e tecnologia aplicada ao Ensino Fundamental, e alcançam sua plenitude com os Itinerários Formativos do Ensino Médio.
Além das múltiplas dimensões e da linguagem proposta para o Novo Ensino Médio, entram as inovações tecnológicas, sempre voltadas para o exercício da cidadania ativa. Nesse contexto, destacam-se as unidades curriculares que abordam temas que vão da tecnologia às artes.
O programa Startup High School tem ênfase em inovação e empreendedorismo, enquanto os laboratórios de Engenharia e Construção e o Salê Tech - Robótica e Inovação focam em tecnologia. Já o BioSynth Lab – voltado à análise e experimentação científica – abrange áreas como bioquímica, biomolecular, biotecnologia e medicina.
Nas artes, o colégio oferece laboratórios de artes cênicas, dança e artes plásticas. O laboratório de Matemática e Economia é direcionado à aplicação de métodos matemáticos em áreas como economia, matemática financeira e tomada de decisões. O Gaia Lab trabalha o funcionamento do planeta e ações em prol de um futuro sustentável. Por fim, a unidade curricular eletiva Eventizar desenvolve habilidades práticas em planejamento e coordenação de eventos.
“Esses são os diferenciais que o colégio trará em 2025 para o Ensino Médio. A carga horária do Ensino Fundamental 2 também será ampliada, o programa bilíngue será intensificado, e haverá a implementação de disciplinas ligadas à formação de lideranças, robótica e inovação”, destaca Giovane.
Segurança no ambiente escolar
Além da questão educacional, a escola investe fortemente em segurança. O Colégio Salesiano implementará, no próximo ano, um programa de reconhecimento facial em todas as entradas, com a presença de agentes de pátio durante todo o dia letivo, além da modernização da infraestrutura, tanto em mobiliário quanto na atualização da escola, que seguirá um masterplan para os próximos 10 anos. Atualmente, são cerca de 1.700 alunos nas unidades do Salesiano de Itajaí e Balneário Camboriú, nos níveis de ensino Infantil, Fundamental e Médio.