“Porto de Itajaí volta a operar em setembro”, diz CEO do novo porto da JBS em Itajaí
Aristides Russi Jr. falou da retomada das operações em reunião na ACII nesta semana
João Batista [editores@diarinho.com.br]
JBS Operações Portuárias é o nome do terminal
(foto: Franciele Marcon)
JBS Terminals é o nome do novo terminal peixeiro (Foto: Reprodução)
JBS Terminals é o nome do novo terminal peixeiro (Foto: João Batista) Reprodução)
A retomada das operações de contêineres no Porto de Itajaí agora tem data pra começar pra valer: 13 de setembro. O anúncio foi feito pelo CEO da JBS Operações Portuárias, Aristides Russi Jr, em reunião na noite de segunda-feira na Associação Empresarial de Itajaí (ACII).
Continua depois da publicidade
O grupo assumiu o contrato de arrendamento provisório do terminal de contêineres após comprar a maioria das cotas da Mada Araújo, empresa vencedora do edital.
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
O grupo assumiu o contrato de arrendamento provisório do terminal de contêineres após comprar a maioria das cotas da Mada Araújo, empresa vencedora do edital.
Continua depois da publicidade
Na ACII, o CEO da JBS Operações Portuárias foi convidado pela entidade a falar sobre a retomada das operações. Aristides fez um breve pronunciamento e, em seguida, respondeu aos questionamentos do público. “Estou tão ansioso quanto vocês”, disse no início da reunião.
De olho no mercado
Continua depois da publicidade
O CEO afirmou que o porto irá priorizar o mercado e não somente as cargas frigorificadas, como havia sido questionado. Isso porque, com a entrada da JBS no porto, houve a discussão de que a empresa daria prioridade para movimentação de cargas do próprio grupo, dono das marcas Seara e Friboi.
A presidente da ACII, Gabriela Kelm, comentou a importância do anúncio para o setor econômico e a sociedade terem maior clareza sobre os rumos do porto. “Para nós é muito importante o anúncio de informações que, de certa forma, trazem um pouco mais de tranquilidade aos nossos setores econômicos, com a retomada do porto”, disse.
Só dois navios
A JBS/Seara recebeu apenas dois navios de contêineres após assumir o porto. As operações foram em julho, com atracação dos navios nos berços públicos, em parceria com a SC Portos, arrendatária do cais público.
O recebimento de linhas regulares pela JBS/Seara é previsto após o alfandegamento do terminal de contêineres pela Receita Federal. A liberação é esperada ainda nesta semana, até o dia 16. Segundo a JBS, há acordo prévio com ao menos cinco armadores de navios pra operarem linhas de contêineres por Itajaí.
Ao se confirmar a previsão da JBS, o porto retomará as atividades mais de um ano depois do lançamento do edital de arrendamento transitório, feito em 25 de agosto de 2023 pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
O resultado da licitação saiu em novembro, com contrato assinado em dezembro com a Mada Araújo. A empresa nunca chegou a operar até que, em maio, a JBS assumiu a empresa prometendo tocar o porto.
Continua depois da publicidade
CEO da JBS diz que empresa irá priorizar o mercado e não somente as cargas frigorificadas (foto: divulgação)
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.