Inovador
Casa do Autista é inaugurada em Balneário Camboriú
Local atenderá crianças de nível 1 e 2
Laura Testoni [lauratestoni16@gmail.com]
Um espaço projetado para atender gratuitamente crianças autistas foi inaugurado na sexta-feira em Balneário Camboriú. O Complexo Neurossensorial Casa do Autista oferta atendimento multiprofissional para diagnóstico e desenvolvimento dessas crianças. A casa fica na alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho, no bairro dos Municípios.
Foram investidos R$ 6,75 milhões no espaço de 3,8 mil m² para a construção. O local abriga o maior jardim neurossensorial da América Latina, com lago com carpas, balanços, pula-pula e outros equipamentos para o lazer das crianças. A casa também possui salas temáticas como do Toy Story, do Lego e de dinossauros.
Há consultórios médicos, atendimento jurídico, centro de convivência, centro de altas habilidades, laboratório de informática, sala de música e sala de artes. Foi montada uma sala multissensorial com tecnologia 3D, iluminação, brinquedos e texturas pensadas no bem-estar das crianças autistas.
Como será o atendimento?
A Casa do Autista tem capacidade para atender até 200 crianças por dia. Os pequenos serão encaminhados a partir de cadastro e encaminhamentos da rede municipal de saúde. Os serviços do complexo neurossensorial são para moradores de Balneário Camboriú com idade entre 3 e 12 anos e que apresentam diagnóstico de autismo nível 1 ou 2.
As crianças com diagnósticos de autismo nível 3 continuarão recebendo atendimento da Associação de Pais e Amigos do Autista (Ama Litoral), que conta com apoio financeiro do governo municipal. A prefeitura planeja instalar um projeto para atendimento de autistas nível 3 e também de autistas jovens e adultos.
As primeiras 50 crianças que serão atendidas na Casa do Autista serão convocadas a partir da próxima segunda-feira.
Inauguração
Na sexta-feira foi a solenidade de inauguração com a presença de autoridades. Além de vereadores, secretários e o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL), estiveram presentes deputados estaduais e federais, o governador Jorginho Mello (PL) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que desenvolve trabalhos voltados a pessoas com deficiência e também do espectro autista.
Na ocasião, o prefeito Fabrício destacou a importância da Casa do Autista para o atendimento à comunidade. “Estou muito emocionado porque essa entrega não é apenas mais uma obra, é nosso compromisso com a vida das pessoas, com o próximo”, disse.
O governador Jorginho Mello afirmou que os prefeitos de outras cidades catarinenses deveriam conhecer o equipamento “para se apaixonar e multiplicar em seus municípios iniciativas de inclusão e de coração”.