Os senadores catarinenses Jorge Seif (PL) e Esperidião Amin (PP) estão no grupo de 17 senadores que obteve autorização pra visitar o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, no presídio da Papuda, em Brasília (DF). A permissão foi dada em decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), divulgada na segunda-feira.
A medida atende ao pedido do grupo de senadores, a maioria bolsonarista. A autorização foi assinada por Moraes ainda na quinta-feira passada. No dia anterior, os senadores Izalci Lucas ...
A medida atende ao pedido do grupo de senadores, a maioria bolsonarista. A autorização foi assinada por Moraes ainda na quinta-feira passada. No dia anterior, os senadores Izalci Lucas (PL-DF) e Damares Alves (Republicanos-DF) estiveram no STF e conversaram com o ministro, reforçando o pedido que já tinha sido encaminhado em novembro.
As datas para as visitas serão marcadas pela Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal. Silvinei foi preso em agosto de 2023, em Santa Catarina, e transferido pra Brasília. Ele é investigado por suposta interferência na PRF durante as eleições 2022, quando foram realizadas operações suspeitas da corporação pra fiscalizar o transporte de pessoas pelas rodovias federais no dia da votação.
No segundo turno, a PRF chegou a fazer blitze em BRs do Nordeste, em abordagens que barraram o tráfego de ônibus com eleitores. Silvinei e outras sete pessoas foram denunciadas pela ação. Ele negou as acusações. Antes da prisão, em junho, o ex-diretor da PRF foi ouvido na CPI do 8 de Janeiro e prestou informações contraditórias. O processo contra ele ainda segue em andamento.
A autorização de Moraes para as visitas a Silvinei estabeleceu critérios para organizar a ida dos senadores ao presídio. Somente três senadores de cada vez poderão entrar na Papuda. Eles não poderão ingressar com celulares ou fazer imagens da unidade prisional.
A entrada de terceiros, como assessores, seguranças, familiares e jornalistas, foi proibida.
Os senadores que fizeram o pedido:
Hamilton Mourão (Republicanos-RS)
Damares Alves (Republicanos-DF)
Rogério Marinho (PL-RN)
Sergio Moro (União-PR)
Ciro Nogueira (PP-PI)
Marcos Pontes (PL-SP)
Tereza Cristina (PP-MS)
Eduardo Girão (Novo-CE)
Esperidião Amin (PP-SC)
Izalci Lucas (PL-DF)
Zequinha Marinho (Podemos-PA)
Jaime Bagatolli (PL-RO)
Luiz Carlos Heinze (PP-RS)
Jorge Seif (PL-SC)
Plínio Valério (PSDB-AM)
Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG)
Magno Malta (PL-ES)