ITAJAÍ
Aviso do Semasa: Falta de água tratada continua em Itajaí
Moradores devem continuar com a economia de água
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
Os moradores de Itajaí ainda podem sentir baixa pressão ou falta de água durante esta terça-feira. Segundo o Semasa, as Estações de Tratamento (ETA) continuam com dificuldades na operação por conta da alta turbidez no ponto de captação.
O nível da turbidez da água está quatro vezes acima do normal para operação plena do sistema. As estações geralmente conseguem operar com 100 NTUs (unidades de turbidez) e na manhã desta terça-feira a turbidez está em 409 na principal ETA de Itajaí, a do São Roque.
Apesar de apresentar 91% da capacidade de produção na ETA do São Roque e 95,27% em Arapongas, o consumo supera a produção e os reservatórios se encontram com nível baixo. Com a baixa pressão, os boosters responsáveis por levar água as partes mais altas da cidade desligam automaticamente e, no momento, nenhum está funcionando.
Com isso, os moradores podem sentir baixa pressão na rede de água. De acordo com o Semasa, as comunidades da Murta e Praia Brava podem ser as mais afetadas.
Já as Estações de Recalque de Água Tratada (ERATs), responsáveis pela pressurização da rede, ainda estão funcionando. Com a baixa nos reservatórios, elas também devem ser desligadas ao longo do dia. Ainda não há previsão para que o abastecimento volte ao normal, mas a recuperação deve ser gradativa ao longo dos próximos dias.
A orientação é que os moradores sigam economizando água. Aqueles que possuem caixa d’água também devem seguir a economia de água, assim sentirão menos os impactos.