Aobra da Praça dos Correios, em Itajaí, iniciou a construção da estrutura de apoio nesta semana. O espaço irá abrigar banheiros sustentáveis e uma sala para manutenção da praça. O diferencial desta etapa da revitalização é a adoção de materiais e estruturas ecológicas.
Pela primeira vez em uma obra de Itajaí serão utilizados tijolos feitos com material reutilizável.
Continua depois da publicidade
Os blocos são produzidos a partir de solo cimento, uma mistura de terra, cimento e água e que não passam pelo processo de queima.
Com isso, não há liberação de gás carbônico na natureza. Mais um elemento “eco-friendly” da construção da área de apoio é o telhado verde com sistema de reaproveitamento da água da chuva.
Continua depois da publicidade
“A ideia é trazer opções sustentáveis paras as nossas obras e avaliar a aplicação. A Praça dos Correios, desde a sua concepção, teve como objetivo este viés sem perder a necessidade de soluções duráveis”, explica Tanise de Góes Maia, arquiteta responsável pela obra.
Além da construção da área de apoio, os profissionais estão trabalhando na parte de acabamento dos canteiros das hortas e ajustes hidráulicos e elétricos.
Lazer e diversão
A nova Praça dos Correios terá 2800 m², com diversos espaços para lazer e diversão.
A área do deque e a infraestrutura das fontes do local já foram finalizadas. Haverá ainda paisagismo, iluminação, mobiliários e bicicletários no espaço.
A previsão é de que os trabalhos sejam finalizados no segundo semestre deste ano.
Continua depois da publicidade
Parte do Fonplata
A obra de revitalização da praça faz parte do conjunto de melhorias que Itajaí faz no centro da cidade.
Mais R$ 15 milhões estão sendo investidos com dinheiro do financiamento do Banco Internacional Fonplata.