Obra da nova praça dos Correios promete ser entregue com “gramadão”
Frequentadores estranharam as imensas áreas de concreto; arquiteta explica que gramado será última etapa
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Espaço com grama está previsto no projeto, esclarece a secretaria de Urbanismo
(fotos João Batista)
Praça vai ganhar espaço pra horta, garante secretaria de Urbanismo (Foto: João Batista)
As obras da nova praça dos Correios, no centro de Itajaí, foram retomadas em janeiro e têm previsão de entrega em maio. Os trabalhos mostram os espaços que estão sendo construídos, mas já chamam a atenção pelas grandes áreas com concreto - antes da reforma o espaço tinha um enorme gramado. A promessa é que o espaço pra grama está garantido, mas será a última etapa da obra.
A arquiteta e urbanista Tanise de Góes Maia, servidora da secretaria de Urbanismo que participou da elaboração do projeto para a praça, fez um vídeo explicando como está o andamento dos ...
A arquiteta e urbanista Tanise de Góes Maia, servidora da secretaria de Urbanismo que participou da elaboração do projeto para a praça, fez um vídeo explicando como está o andamento dos trabalhos e a proposta de cada espaço. Segundo informou, a área ainda com tapumes, que hoje serve como canteiro de obras, será destinada para o gramado.
“O canteiro de obras em breve vai ser o grande gramadão da praça, que foi sempre o ponto de partida desse projeto”, afirma. O espaço pra grama se estenderá desde o palco, que faz frente pra rua Felipe Schmidt, até o parquinho infantil, que ficará perto da figueira.
"Divisão democrática"
A vereadora Aline Aranha (UB), que faz parte da Associação Amigos da Vida, responsável pela praça, analisa que a divisão da área ficou bem “democrática”, com espaços também para a horta comunitária, para os pets e para as crianças, entre outros. Para os animais, o dog park será maior que o espaço que há hoje na Beira Rio.
“Só que o gramado as pessoas não estão notando porque ele está com tapume. Metade da praça é gramado, que vai ficar na frente do cinema ao ar livre, na frente do palco. Então, na frente do palco é tudo gramado e ficou uma passarela para cadeirantes, para acessibilidade”, informa.
Mesmo com diversos espaços, Aline destaca que a praça dos Correios terá muito mais verde do que qualquer outra praça da cidade. “A minha vontade era que fosse inteira de grama, só que a praça não é só para mim. Essa praça ficou muito democrática”, frisa. Ela ainda observa que a parte da figueira está protegida e que haverá mesas de piquenique entre a horta, além de mais áreas de descanso.
Hercílio Luz teve arborização zero
Com a parte de infraestrutura já entregue, o novo calçadão da Hercílio Luz espera pela etapa final do projeto de revitalização, que abrange o paisagismo e a arborização. Os frequentadores reclamam da falta de verde e árvores no corredor comercial mais famoso de Itajaí.
Até o momento, a via ganhou apenas floreiras e canteiros, sendo que alguns deles ainda aguardam a finalização.
A secretaria de Urbanismo informou que até o mês de abril será feito o plantio das árvores. “As árvores precisam ser plantadas em vasos grandes que estão em fase final de produção”, explica.
São 30 vasos de grande porte que vão receber espécies nativas e frutíferas, como ipês, araçás, pitangas e aroeiras. Com a revitalização completa, o calçadão vai se estender até a praça dos Correios, se integrando com a rua Dagoberto Nogueira e com a travessa Edmundo Heusi.
Horta, pet place, fonte interativa e parquinho
Os próximos trabalhos na praça envolvem o plantio de ervas, temperos e outras plantas, com a participação da associação. A terra dos canteiros estava sendo preparada nesta segunda-feira. No entorno da horta, Tanise explica que haverá um piso drenante, com pedras.
“É uma novidade que estamos trazendo pra Itajaí. Vai ser a primeira praça com esse tipo de piso, que é um piso de drenagem com seixos, que vai dar um acabamento bem legal pra essa área”, afirma. Ao lado da figueira está sendo construída uma passarela de madeira que se encontrará com o caminho central da praça. Esse caminho passa por baixo dos pergolados.
“As pérgolas metálicas são no formato da fachada da antiga construção dos Correios. Elas têm as mesmas dimensões, e nessa pérgola, onde vai o caminho, vai ter uma cobertura de trepadeiras”, adianta a arquiteta. Do lado direito da praça será o pet place. O espaço terá a parte interna com piso impermeável, mas será rodeado de grama e contará com um sistema de drenagem que facilita a limpeza.
Completando as atrações, está sendo preparada a fonte, no canto da rua Dagoberto Nogueira. A estrutura tem casa de máquinas e cisterna embaixo, e o entorno será de concreto. “Em volta a gente é obrigado a ter uma parte impermeável, pra não estragar o próprio piso”, diz Tanise. Já ao lado da figueira ainda terá o parquinho com piso emborrachado e uma arquibancada contemplativa.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.