Menos cinza e cada vez mais verde: a revitalização da rua Hercílio Luz e da Praça dos Correios, em Itajaí, chegou à fase de paisagismo após mais de um ano em obras.
As equipes trabalham no plantio de árvores frutíferas nos canteiros da Hercílio Luz e na colocação de vasos e novas plantas na rua. A etapa de arborização também inclui o plantio de grama ...
As equipes trabalham no plantio de árvores frutíferas nos canteiros da Hercílio Luz e na colocação de vasos e novas plantas na rua. A etapa de arborização também inclui o plantio de grama e de mudas. Até o final de março, mais 30 árvores nativas serão plantadas em vasos.
Na Praça dos Correios, os pórticos, que são as estruturas metálicas que compõem o espaço, já receberam mudas de trepadeiras. Já o paisagismo no espaço pet está na fase final.
A horta comunitária da praça recebeu as primeiras mudinhas de tempero no sábado. A ação foi feita por voluntários. Segundo a vereadora Aline Aranha (UB), responsável pelo projeto de lei que deu nome à “Praça dos Correios”, o plantio de ervas medicinais foi feito para que as mudas possam crescer até que o espaço seja aberto ao público.
“É importante que ninguém colha os temperos por enquanto”, reforça a arquiteta e urbanista Tanise de Goes, da secretaria de Urbanismo. A previsão é de que a obra da praça seja finalizada até a primeira quinzena de junho.
Por enquanto, as equipes trabalham na etapa final da infraestrutura e acabamentos, como o deque de madeira, playground, fontes ornamentais e interativas, cobertura dos palcos e as edificações de apoio com banheiros públicos. O espaço terá 2800 m², com áreas para descanso e contemplação, além de iluminação, mobiliários e bicicletários.
“Este espaço será mais uma opção de encontro ao ar livre para nossa população. Pensamos em espaços públicos bonitos e agradáveis que convidem as pessoas a promoverem a vitalidade urbana”, comenta o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Itajaí, Rodrigo Lamim.