Vídeo mostra como será o paisagismo não finalizado da nova Hercílio Luz
Projeto prevê árvores junto aos bancos, atendendo queixa sobre clima “árido” no calçadão
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Arquiteta responsável pelo paisagismo garantiu que Hercílio Luz terá árvores e sombras
(Foto: Divulgação ACII)
Vídeo dá uma ideia de como será o paisagismo da Hercílio Luz (Foto: Reprodução)
Vídeo dá uma ideia de como será o paisagismo da Hercílio Luz (Foto: Reprodução)
Vídeo mostra uma projeção de como deve ficar principal rua do comércio de Itajaí
(Foto: Reprodução)
Vídeo dá uma ideia de como será o paisagismo da Hercílio Luz (Foto: Reprodução)
A etapa de paisagismo na revitalização da rua Hercílio Luz, no centro de Itajaí, iniciou nesta quinta-feira. Um vídeo produzido pela prefeitura mostra como será a parte visual do principal calçadão de comércio de Itajaí. Haverá cerca de 150 árvores nos 500 metros de extensão do calçadão.
Todas as árvores são de espécies nativas, sendo algumas frutíferas, que prometem sombras para os usuários e atendem a uma das atuais queixas dos frequentadores: a falta de plantas, sombras ...
Todas as árvores são de espécies nativas, sendo algumas frutíferas, que prometem sombras para os usuários e atendem a uma das atuais queixas dos frequentadores: a falta de plantas, sombras e aparência árida da Hercílio Luz, especialmente nos dias de sol e calor. “Isso é uma boa notícia, pois do contrário as pessoas teriam que ir ao shopping para se sentar à sombra”, disse M. V. A. , cliente de uma ótica do calçadão que observou a nova rua e fez o comentário ao DIARINHO.
No início desta semana, um morador entrou em contato com o DIARINHO para se queixar do visual da obra. Segundo ele, trata-se do “calçadão mais árido do Brasil”, sem nenhum verde e obras inacabadas. “Nunca vi um calçadão sem uma árvore, ainda mais que foram colocados bancos. O prazo pode ser até o final do século, mas colocar concreto e basalto sem prever um único arbusto... Em tempo: colocaram uns vasos de cerâmica com folhagens que não farão sombra nem para os pombos”, criticou ainda o morador.
Auri Pavoni, assessor especial da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Itajaí, explicou ao DIARINHO que a obra ainda está em andamento e chegou agora a parte de paisagismo.
Tanise de Góes Maia, arquiteta e urbanista responsável pelo paisagismo do calçadão, garantiu que haverá plantas e sombras na Hercílio Luz. “Devido à quantidade de tubulação que passa sob o pavimento, elétrica, internet e drenagem, todo o paisagismo foi priorizado para ser implantado em vasos e floreiras. As mudas são espécies resistentes para o ambiente urbano e contemplam forrações, arbustos e flores”, explicou.
Ao todo serão implantados 144 vasos em três tamanhos diferentes, além dos bancos com floreiras. “Destes vasos, 30 são de grande porte para abrigar as árvores de espécies nativas. Os vasos são grandes o suficiente para que as árvores se desenvolvam até um porte médio, o que garante sombra”, explicou Tanise.
Todas as espécies plantadas são nativas e frutíferas. Entre elas estão araçá, ipê amarelo, ipê branco, mulungu, aroeira salsa, manacá da serra, pitanga e acerola. “O prazo de finalização completa da obra prevista em contrato é até abril de 2024, porém estamos com o cronograma adiantado”, afirmou.
Sobre o vídeo que mostra como ficará o paisagismo da Hercílio Luz, Tanise informou que ele foi feito antes do início da obra. Alguns ajustes foram realizados, atendendo pedidos dos comerciantes, e com isso alguns detalhes ficarão diferentes da animação divulgada.
Rua colorida com arte
O projeto de revitalização da Hercílio Luz ainda contempla melhorias no trecho entre a rua Hercílio Luz e a Praça dos Correios. A ideia é ser um trecho destinado à arte, cultura e música para “colorir” a rotina das pessoas que passam pela via. A horta comunitária implantada pela comunidade será mantida, assim como o espaço criado para os pets. “Será uma fonte interativa, vai ter um pet place, uma horta comunitária ali também, vai ter um parquinho para as crianças, um palco de apresentações. E por que não usar o espaço para shows também? Para o pessoal da cultura, alguns artistas desenharem, será uma rua divertida”, adianta Jorge Poli.
Núcleo do comércio acompanhou
Jorge Poli, coordenador do Núcleo do Comércio da Hercílio Luz e Região (NCHL), destaca que a obra tem atendido de forma satisfatória o que os comerciantes esperavam. O núcleo acompanhou de perto cada processo do trabalho, contribuindo com críticas, conversas, na tentativa de ajudar no resultado final da revitalização.
Jorge, que é proprietário da Mega Cosméticos, comenta que como comerciante sentiu os efeitos. “A gente sempre falava, vamos aguentar, porque vai valer a pena, e realmente de agosto para cá, a gente vem com um crescimento. Estamos recuperando o ano, que não foi um ano fácil”, acrescenta.
Segundo o núcleo, a preocupação principal da revitalização era que a rua viesse ao encontro do que o cidadão itajaiense quer. “Se a gente conseguir fazer dali um espaço agradável, seguro, bacana, com boas lojas, com bom atendimento, as famílias vão vir, os comerciantes vão ficar contentes, e a cidade ganha em beleza. É um projeto supermoderno, baseado no estilo de vida europeu, respeitando as características do cidadão itajaiense, que hoje é um consumidor exigente”, acredita.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.