Na semana passada, moradores de Barra Velha denunciaram um ambiente suspeito para o surgimento de focos e larvas do mosquito Aedes aegypti. É o andar térreo da obra de construção do novo PA 24 horas de Barra Velha, na avenida Tiago Aguiar, bairro Icaraí, perto de escolas, casas e do quartel da PM.
O cenário do andar térreo da construção, que ainda não tem paredes e está apenas com a estrutura de concreto armado e lajes, era muito preocupante. Várias poças d’água em vários espaços ...
O cenário do andar térreo da construção, que ainda não tem paredes e está apenas com a estrutura de concreto armado e lajes, era muito preocupante. Várias poças d’água em vários espaços do mesmo local dominam a cena, situação que chamou a atenção de moradores.
Um dos vizinhos, morador da rua Sudário de Souza, diz estar inconformado com a situação. “Como pode a prefeitura deixar uma área como essa encher de água o tempo todo, enquanto a cidade está na emergência por causa da infestação do mosquito?”, questiona.
No dia 8 de março, o prefeito em exercício, Daniel Pontes da Cunha (PSD), decretou emergência em Barra Velha. A cidade passou rapidamente, de acordo com os boletins oficiais, de 70 casos para 245 testes positivos de dengue. Há ainda mais de 110 focos e ainda 48 casos suspeitos. Em 2023, houve duas mortes pela doença. Segundo a assessoria, a vigilância epidemiológica instalou pastilhas de produto químico para o controle da infestação.
Parou parando
A obra do novo PA 24h já estava em ritmo lento mesmo antes do prefeito de Barra Velha, Douglas Elias da Costa (PL), ser afastado e preso por conta dos desdobramentos da Operação Travessia no Ministério Público e do Grupo de Ação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Desde então, parou de vez e não mais avançou. O projeto total, orçado em R$ 12 milhões, teria consumido R$ 4 milhões nessa estrutura de concreto, e Douglas articulava recursos com o governador Jorginho Mello (PL). Douglas foi preso em janeiro, com mais sete suspeitos de corrupção, e não se teve mais notícias sobre a retomada da obra.