Público do impresso, do Portal diarinho.net e das redes sociais fazem do DIARINHO um sucesso de audiência há quase meio século (Foto: Ana Zigart)
Radialista Celso Rikardo acessa o conteúdo pelo celular (Foto: Acervo Pessoal)
Jornal completa 45 anos nesta sexta-feira (Foto: Divulgação)
Por Juvan Neto | Especial para o DIARINHO
O DIARINHO chega hoje aos seus 45 anos de existência com novidades: a estreia da newsletter DIARINHO QUENTINHAS, que levará diariamente ao leitor e internauta o conteúdo de destaque do ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
O DIARINHO chega hoje aos seus 45 anos de existência com novidades: a estreia da newsletter DIARINHO QUENTINHAS, que levará diariamente ao leitor e internauta o conteúdo de destaque do dia numa seleção de notícias que chegará gratuitamente no e-mail de todos os cadastrados. Neste novo espaço digital, estarão matérias, colunas, blogs, podcasts e conteúdo de vídeos da TV DIARINHO, além dos principais assuntos locais e regionais do dia.
Continua depois da publicidade
Toda essa inovação, claro, com a pitada de tradição que também é a marca da publicação que informa Itajaí, Balneário Camboriú e o litoral desde 1979, e que com o avanço da informação digital agora informa também todo o resto do planeta.
A nova newsletter, segundo informa Felipe Vieira Trojan, coordenador da equipe de Desenvolvimento Tecnológico, já começa com recordes: 10 mil usuários imediatamente recebendo a geração de conteúdo feita pelo jornal, e outros 2 mil vinculados aos grupos do WhatsApp. “Vamos iniciar com a base de dados do site. A partir daí, os usuários vão se inscrevendo no link que vamos divulgar. O leitor poderá se inscrever gratuitamente apenas fornecendo o e-mail”, completa.
A nova newsletter reforça toda estratégia digital do DIARINHO para chegar a mais de 1,5 milhão de leitores mensais, e vem aliada a outras formas de acesso aos conteúdos – grupos de WhatsApp; o portal DIARINHO.net e as redes sociais – Facebook, Instagram, Tik Tok, X (antigo Twitter), YouTube, Daily, Spotify, Trends, blogs e podcasts, além da edição diária impressa, que chega neste aniversário ao expressivo número 12.615 exemplares.
Como reforça a diretora do DIARINHO, Samara Toth Vieira, o avanço das mídias digitais proporcionou instantaneidade da informação: a mesma notícia que um leitor aguardava ansioso para o dia seguinte, agora é imediata. Porém, observando critérios de checagem para que não flerte nem de perto com as fake news. “O DIARINHO renasceu multiplataforma”, considera.
Samara é hoje a principal testemunha da evolução do DIARINHO. À frente do jornal e do legado criado pelo avô, o fundador e combativo Dalmo Vieira, falecido em 2004, ela aportou na redação em 1994 como auxiliar de escritório, em 1995 começou a cursar Jornalismo, passando a estagiar na redação. “Eu já estava na Redação antes mesmo de me formar. Estava na chefia quando o Dalmo partiu, em 2004, e então assumi a parte administrativa também”, reforça.
Para Samara, o 45º aniversário reforça o entendimento de que não existe mais o modelo pronto, engessado e exclusivo do impresso como foi por décadas. “Estamos nos reinventando diariamente, para sermos relevantes no digital e seguirmos com o impresso que também tem seu público fiel”, observa. Sob a gestão de Samara, a partir do ano 2000, houve a primeira grande mudança – abrir mão do estilo ácido sem deixar de ouvir as vozes das ruas e continuar consistente, completo e informativo.
Samara Toth Vieira vai doar acervo do DIARINHO ao arquivo histórico da Fundação Genésio Miranda Lins
Continua depois da publicidade
Acervo do DIARINHO irá para fundação
Continua depois da publicidade
Outro momento importante dos 45 anos é o anúncio de que o acervo de exemplares impressos será doado à Fundação Genésio Miranda Lins e ficará disponível no Arquivo Histórico, para poder ser devidamente conservado e preservado às futuras gerações. “A coleção do DIARINHO é de extrema importância para a memória de Itajaí, pois retrata os acontecimentos mais marcantes do município nos últimos 45 anos. Viabilizá-la para a Fundação Genésio Miranda Lins é um marco, e em nosso Centro de Documentação, o acervo estará disponível para todo cidadão”, reforça Samara da Rocha, diretora-executiva.
Já o bibliotecário Victor Vasata entende que o jornal demonstra preocupação com a memória itajaiense ao socializar esse acervo. “Essa coleção será acomodada em ambiente climatizado e destinado para a guarda desse tipo de material. E receberá tratamento técnico especializado. Os benefícios são incalculáveis”, completa.
Samara Vieira informa que inicialmente, por questões logísticas, só 50% do acervo impresso será repassado à Fundação, mas a intenção é chegar a 100%. Com isso, o leitor terá acesso a quase cinco décadas de exemplares do DIARINHO.
Continua depois da publicidade
“A história e a atuação do DIARINHO junto à comunidade já são um patrimônio público. Doando esse acervo, a gente democratiza o acesso a todo esse conteúdo, decisão que tem tudo a ver com a história do jornal. Dalmo e eu sempre acreditamos na importância do jornalismo para a manutenção de valores democráticos e republicanos”, finaliza Samara.
Público se mantém fiel ao DIARINHO no impresso, portal e nas redes sociais (Foto: Franciele Marcon)
Leitores do digital e do impresso são o patrimônio do DIARINHO
Talvez o itajaiense não associe o comerciante Paulo Afonso Fagundes ao nome, mas quando se fala em Paulinho Sucata, comerciante do São Vicente, já soa muito familiar. Paulinho, 62 anos, é leitor do DIARINHO desde 1979, ou seja, um dos assinantes do ano da fundação do jornal. “Leio tudo! O DIARINHO segue sendo o fofoqueiro da cidade”, pontua Paulinho, que há 22 anos está com seu comércio no São Vicente.
E faz a opção, claro, pela velha e boa edição impressa. “Tenho a tradição de ler no papel, é um hábito, né? Às 6h acordo e já leio, e só fico cabreiro quando é feriado ou não tem DIARINHO, porque faz falta”, frisa.
Outro leitor que gosta do DIARINHO é o radialista e comunicador Celso Rikardo. Aos 48 anos, Celso se informa permanentemente com o jornal via internet.
“É um jornal de linguagem popular, simples e direto ao assunto, fácil de se entender”, diz Celso, que é paulista radicado em Barra Velha e frisa que o DIARINHO lembra outra referência de jornalismo popular, o Notícias Populares, de São Paulo. “O DIARINHO é o NP de Santa Catarina”, considera.
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.