PRAIA DE SC
Baleia ficou em “piscina” até ser resgatada
Cachalote de três metros vai receber tratamento antes de voltar ao mar
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
Uma força-tarefa foi montada no final da manhã de sábado para resgatar uma baleia em Santa Catarina. O mamífero estava encalhado na praia de Ubatuba, em São Francisco do Sul, e mobilizou uma galera.
A baleia cachalote-pigmeu tinha cerca de 3,6 metros e já é considerada adulta. Equipes do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), Associação R3 Animal e pesquisadores do Projeto Toninhas do Brasil/Univille participaram do resgate e prestaram atendimento à baleia.
Para manter o gigante do mar vivo durante o encalhe, as equipes montaram uma espécie de “piscina” na praia e o mantiveram hidratado. Neste local, veterinários conseguiram monitorar a frequência cardíaca e respiratória da baleia.
De acordo com o relatório das equipes, os veterinários perceberam que o animal apresentava um quadro de afogamento e fadiga. Após o desencalhe, a baleia foi levada para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos de Florianópolis. Lá, a baleia deve ser monitorada e tratada.