ACORDO
Brasil e Japão dispensam visto pra turista
Países entraram em acordo pra garantir reciprocidade
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Após polêmica com o fim do acordo de reciprocidade, decretado em maio, os governos do Brasil e do Japão chegaram a um acordo para a liberação de vistos de visita para brasileiros e japoneses que viajem por período de até 90 dias. A isenção terá validade inicial de três anos e passará a valer a partir de 30 de setembro de 2023.
Turistas brasileiros e japoneses poderão visitar o Japão e o Brasil sem a necessidade de vistos. O entendimento decorre do anúncio do primeiro-ministro Fumio Kishida, por ocasião da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Japão, no mês de maio, visando estender a isenção de visto de visita a brasileiros.
O acordo permitiu ao governo brasileiro adotar a mesma medida para cidadãos japoneses, baseada nos princípios da reciprocidade e da igualdade de tratamento entre os estados. Segundo o governo brasileiro, “a isenção contribuirá para o aprofundamento do intercâmbio humano e das relações entre os dois países no ano em que se comemoram os 115 anos da imigração japonesa no Brasil”.
No começo do ano, o governo havia anunciado que voltaria a exigir vistos pra turistas do Japão, Estados Unidos, Austrália e Canadá a partir do dia 1º de outubro. A exigência foi decretada em maio, derrubando decreto de 2019, do governo Jair Bolsonaro (PL), que havia dispensado a necessidade de apresentação de vistos para esses países.
O retorno do visto foi discutido dias depois do novo decreto em reunião com o primeiro-ministro do Japão, que demonstrou interesse em também isentar os brasileiros da exigência de visto, com o caso se encaminhando para um acordo. A posição do Ministério das Relações Exteriores era de só reverter a decisão caso os países garantissem a reciprocidade, liberando o visto também aos brasileiros.