O tempo virou na região desde quinta-feira, com uma frente fria trazendo chuva e uma massa de ar polar que irá derrubar as temperaturas até o fim de semana.
A mudança no clima é causafa por um ciclone extratropical com núcleo mais forte na costa do Uruguai, com influência maior no Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina, mas bem menos ...
A mudança no clima é causafa por um ciclone extratropical com núcleo mais forte na costa do Uruguai, com influência maior no Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina, mas bem menos intenso do que o último.
Na região de Itajaí e BC, segundo o Laboratório de Climatologia da Univali, as rajadas mais fortes são previstas até sexta-feira, podendo passar dos 40 km/h em razão do deslocamento da frente fria.
O mar fica mais agitado, com ondas que podem chegar a 2,5 metros na costa e fora da costa. Nas praias da região, são esperadas séries de 1,5 metro ou maior do que isso em alguns picos.
Após os dias de calor, com máximas de 27°C em Itajaí e de 30°C em Camboriú, a região terá uma nova queda de temperaturas pela entrada de uma massa de ar polar, que chegou no estado na quinta-feira.
São esperadas mínimas entre 10/12°C e máximas de 16/21°C até domingo. Pra semana que vem, o calor volta com força, com máximas que poderão chegar aos 30°C.
Chuva fraca
Marcando a virada do tempo, a nebulosidade aumentou desde quinta-feira em todo o estado, com condição de chuva isolada e fraca na região oeste e rajadas mais fortes de vento no litoral sul.
Na região de Itajaí, pode chover nesta sexta-feira, mas em volume bem pequeno, até 15 mm, e na madrugada de sábado, com chance de nevoeiro pela manhã e abertura de sol durante o dia.
O domingo começará nublado, mas depois o sol abre com força na região. Pelo estado, o domingo também será de tempo firme e ensolarado, com possibilidade de formação de geada nas áreas mais altas na região sul, e o aumento das temperaturas ao longo do dia. Essa será a condição no início de agosto, com dias ensolarados, mais quentes e sem chuva ao menos até a sexta-feira da semana que vem.