REURBANIZAÇÃO
Laranjeiras terá nova orla com passarelas, deques, iluminação e restinga
Mudanças incluem ainda um novo mobiliário, quiosques e banheiros públicos
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A praia de Laranjeiras, em Balneário Camboriú, vai começar a ser reurbanizada nos próximos meses, após a conclusão do projeto pra licitação das obras. O prazo da fase de demolições encerrou neste mês de julho. Na revitalização, a orla terá a faixa de areia aumentada com o espaço de recuo das construções e a recuperação ambiental nas áreas de restinga que foram degradadas pela ocupação irregular.
O projeto é fruto de um acordo judicial firmado no Ministério Público Federal (MPF) pela prefeitura e 11 donos de imóveis, que construíram ao longo da orla, avançando sobre área pública da União. O acordo assinado em março resolve um processo que rola há 17 anos na justiça, com obrigações a serem cumpridas pelo município e proprietários que permitirão a realização de melhorias na infraestrutura.
A primeira etapa das obras envolveu a demolição das construções irregulares. Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Maria Heloísa Furtado Lenzi, o cronograma previa prazo até 18 de julho pra finalização das demolições, que já foram realizadas. Neste mês o município recebeu o levantamento topográfico e já está fazendo o projeto das novas passarelas que darão acesso à praia.
Conforme a secretária, assim que o projeto estiver pronto, será apresentado ao MPF e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A previsão é concluir a parte documental do projeto urbanístico até setembro, pra posterior licitação das obras. A nova orla de Laranjeiras terá novo mobiliário, passarelas, deque, iluminação, quiosques e banheiros públicos.
Na última etapa, é previsto o plantio para recuperação da vegetação de restinga. Há possibilidade de serem usadas as mudas das espécies do contrato feito para o plantio na orla da praia Central, mas que ficou restrito aos canteiros de testes na Barra Sul até a futura revitalização da avenida Atlântica. Em Laranjeiras, o plantio, que é parte do Plano de Recuperação de Área Degradada (Prad), deve ficar pra depois do próximo verão, após as obras de infraestrutura.
A orla de Laranjeiras tem cerca de 1,5 quilômetro de extensão, sendo uma das mais visitadas entre as praias agrestes de Balneário Camboriú. O local conta com restaurantes e lojas, além de ter uma das estações dos bondinhos do parque Unipraias e atracadouro dos passeios do Barco Pirata.
Praia Central
Para a praia Central, o município espera a manifestação do Tribunal de Justiça (TJSC) sobre o acordo previsto entre a prefeitura e a construtora FG pra executar o trecho-piloto do futuro projeto de reurbanização da orla. A obra servirá de “amostra” de como ficará o restante da avenida Atlântica após todas as melhorias.
O trecho do acordo irá das ruas 4400 até 4600, na Barra Sul, e diz respeito a uma compensação da empresa com o município, em tratativa que espera pela homologação pra ser anunciada oficialmente. A partir da execução do trecho, o município prevê avaliar cada item para as definições finais do projeto.
A proposta conceitual para a nova orla de BC prevê transformar a praia Central em um parque linear. A avenida Atlântica será revitalizada e ganhará novo calçadão, com passarelas de acesso à praia, deques, quiosques, parques infantis, dog parks, chuveiros, academia, mobiliário urbano e áreas verdes.