TURISMO
Brasil já recebeu mais de 224 mil turistas dos EUA este ano
Volta da exigência de visto preocupa o setor de turismo
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Os estadunidenses têm gostado de curtir o Brasil. Só nos primeiros quatro meses de 2023, 224,8 mil visitantes do Estados Unidos passaram pelo Brasil. O número corresponde a 50% do total de turistas estadunidenses que vieram ao Brasil em 2022 – foram 441 mil. Segundo a Embratur e o Ministério do Turismo, nesses primeiros quatro meses do ano o Brasil recebeu 2,7 milhões de turistas estrangeiros.
Os turistas dos EUA, segundo a Associação Rio Vamos Vencer, gastam, no mínimo, 93 dólares por dia de viagem. Já os demais estrangeiros costumam gastar 47 dólares por dia. O presidente da associação, Marcelo Conde, estima que cerca de 700 mil turistas estadunidenses visitarão o Brasil este ano. Um aumento de 60% comparado a 2022.
Conde analisa que a isenção de vistos para americanos, canadenses, australianos e japoneses, em vigor desde junho de 2019, trouxe benefícios para a economia do país, atraindo esses turistas pra cá. Mas o Brasil voltará a exigir visto destes quatro países a partir de 1º de outubro, pois eles também exigem de brasileiros. "
O economista Fabio Bentes, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em conversa com a CNN Brasil, disse estima que a suspensão do decreto de 2019, que liberava a entrada destes turistas sem visto, pode prejudicar a arrecadação no Brasil. "Considerando que os gastos dos turistas advindos dos EUA, Canadá, Austrália e Japão estão consideravelmente acima da média, estimados em US$ 4 mil dólares, o setor deixaria de arrecadar R$ 2,5 bilhões ao dificultar a entrada desses turistas no país”, afirmou o economista.