JUSTIÇA
Luciano Hang processa banda por música “Eu odeio o véio da van
Empresário quer indenização de R$ 100 mil por danos morais
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O empresário Luciano Hang, dono das lojas Havan, está processando a banda de punk rock Punkzilla pela música “Eu odeio o véio da van”. Hang pede uma indenização de R$ 100 mil por danos morais e a proibição de circulação da música, disponível em plataformas de áudio. A informação foi divulgada pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo.
No pedido, a defesa do empresário afirma que a canção tem uma letra “extremamente ofensiva e desrespeitosa”. Embora o nome de Hang e nem das lojas Havan sejam citados na composição, a defesa alega que tanto a letra como a arte da capa da música são claras referências ao empresário. A música está no Spotify da banda desde 2020, sendo a mais tocada do grupo na plataforma.
A ação aponta a existência de palavras “desabonadoras” listadas contra Hang na música, entre elas “babaca”, “trouxa”, “senil”, “caloteiro”, “corno” e “brocha”. “É mais do que claro que uma música com, pelo menos, 21 xingamentos diretos e imputação de características criminosas, por si só enxovalham a honra e imagem do autor, menoscabando sua respeitabilidade social”, diz a petição.
A banda Punkzilla se manifestou sobre a ação nas redes sociais, com uma imagem irônica, onde dize que não sabi que Luciano Hang dirigia vans. O grupo informou que ficou sabendo do processo pelos jornais e que ainda não recebeu a intimação. “Cremos que o Sr. Hang cometeu um equívoco?”, diz a postagem.