babys
Filhotes de raia nascem no aquário de BC
Nove filhotes são os novos moradores do aquário de BC
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Uma raia manteiga é a nova mamãe do pedaço. O animal vive no Oceanic Aquarium, em Balneário Camboriú, e agora tem a companhia de seus nove filhotes. A gestação foi acompanhada de perto pela equipe técnica do aquário.
O nascimento de seis machos e três fêmeas aconteceu em outubro de 2022. “Essa espécie tem a particularidade de ser vivípara, o que quer dizer que há fecundação interna, desenvolvimento e a gestação dos filhotes dentro do útero da mãe”, explica o biólogo Federico Armani.
O maior dos filhotes é uma fêmea. Ela nasceu pesando 157 gramas e, atualmente, está com 714 gramas, e tem quase 60 centímetros de comprimento. Enquanto isso, a menor raia foi um macho, com 70 gramas e 41 centímetros.
Os filhotes passaram por um tempo de adaptação em um recinto especial. No setor extra, eles receberam todos os cuidados e acompanhamentos especiais. A equipe avaliou periodicamente o desenvolvimento e crescimento deles.
Com os filhotes preparados para se juntarem aos outros, eles foram levados para a seção Habitat Oceânico na semana passada. Nesta área, eles vão conviver com a mamãe raia, além de nadar com tubarões, moréias e outras espécies.
Para encontrar os babys raias, basta prestar atenção no fundo do aquário. A espécie Raia Manteiga é conhecida por se esconder na areia. Elas também nadam bem rentes aos visores, o que proporciona uma experiência bem lúdica para os visitantes.