Itajaí
Bairro Matadouro vai ganhar praça com quadra esportiva e academia
Centro comunitário, parque infantil, quadra esportiva e academia vão revitalizar área da comunidade carente
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Um dos bairros mais carentes de Itajaí, o Nossa Senhora das Graças, conhecido como Matadouro, vai ganhar uma nova área de lazer com a reurbanização da pracinha na entrada da comunidade. A obra foi iniciada em novembro e tem previsão de ser entregue até o final deste ano. Já estão sendo feitos trabalhos de terraplanagem no terreno.
O projeto envolve uma área de 2,2 mil metros quadrados e contempla a construção de um centro comunitário, parque infantil, quadra de esportes e academia ao ar livre. A infraestrutura contará com drenagem, novo calçamento e iluminação pública.
A praça ainda receberá a instalação de um Ecoponto para solucionar um antigo problema de limpeza e conservação na área, pois atualmente há coletores de lixo a céu aberto. O município prevê ações de conscientização da comunidade e de parceria com a concessionária de limpeza urbana para manter o espaço sempre cuidado.
A obra fica na entrada do bairro, junto à avenida Abrahão João Francisco, a Contorno Sul, entre as ruas Pedro José João e Luís Panca. No novo espaço, o projeto busca promover alternativas de lazer e ações de cidadania, valorizando a comunidade e melhorando a qualidade de vida da comunidade local.
A nova praça soma investimentos de mais de R$ 3 milhões, incluindo a desapropriação da antiga capela de Nossa Senhora das Graças, já demolida, e R$ 2,6 milhões do custo das obras.
Mudança de visual
A presidente da associação de moradores do bairro, Fernanda Thaíse Lopes, destaca que o projeto faz parte das reivindicações da comunidade para mudar a fama do local.
“Infelizmente, nossa comunidade não é muito bem vista por pessoas de fora, sendo que a grande maioria que reside aqui são trabalhadores e pessoas de família“, explica.
Ela lembra que foi atrás das melhorias, junto com parceiros e representantes do bairro, buscando alternativas. “Como tínhamos esse espaço, pensamos que poderia ser feito algo que ajude nessa nova cara para a comunidade”, comentou.
Mais melhorias
A prefeitura tem propostas de outras melhorias no bairro. Uma delas é dar uma destinação ao antigo prédio do presídio de Itajaí, que ficava no bairro e motivou preconceitos contra a localidade.
Até 2019, o presídio ainda abrigava mulheres detentas. A unidade foi desativada com a construção do presídio feminino junto ao complexo prisional da Canhanduba, sem projeto para o antigo prédio.
Outra demanda é conduzida junto ao Ministério Público para a regularização fundiária e reassentamento de famílias da comunidade Vila da Paz, que vivem no alto do morro. A área está entre as principais ocupações irregulares da cidade e espera por uma solução há anos.