Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Anna Carolina dá prazo para Rubens Angioletti


Anna Carolina dá prazo para Rubens Angioletti

A minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), teria dado prazo pro vice-prefeito Rubens Angioletti (PL) decidir seu rumo

Nesta data querida

Nunca se precisou tanto de jornal, de imprensa. As mídias sociais trouxeram para o mundo um poderoso meio de comunicação ao alcance de todos, cuja vítima mais ilustre foi a verdade. E é nesse contexto que temos que comemorar, e muito, os 47 anos do jornal mais lido do sul do mundo, o nosso DIARINHO.

A história diária

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Nesta data querida

Nunca se precisou tanto de jornal, de imprensa. As mídias sociais trouxeram para o mundo um poderoso meio de comunicação ao alcance de todos, cuja vítima mais ilustre foi a verdade. E é nesse contexto que temos que comemorar, e muito, os 47 anos do jornal mais lido do sul do mundo, o nosso DIARINHO.

A história diária

O DIARINHO, através de equipes que foram mudando, mas sempre gabaritadas, escreve há quase 50 anos a história diária de nossa região, com verdade e responsabilidade. Parabéns à nossa diretora bonitona, Samara Toth Vieira, que tão bem continua a saga iniciada pelo saudoso Dalmo Vieira.

Orgulho de fazer parte

Eu tenho orgulho de fazer parte dessa saga, dando minha modesta contribuição diária, nessas mal traçadas linhas, há mais de 26 anos (na primeira e segunda fase no jornal). E me sinto grato a Samara pela oportunidade que me concede, com esse espaço dedicado a contar os fatos e os bastidores políticos da nossa região.

Tudo a comemorar!

Então, hoje (12 de janeiro de 2026) é um dia especial em que temos tudo a comemorar. E, mesmo os detratores hão de convir: a verdade, os fatos apurados, bons profissionais e o bom jornalismo são necessários. Porque basta olhar em volta e ver o que a desinformação trazida pelas mídias sociais provoca... Enfim. Não vou pregar. Parabéns ao DIARINHO nosso de cada dia! Vida longa à imprensa!

Empreendedores do Brasil

O tradicional evento do Empreendedores do Brasil, que se realizou no último sábado na Dubai brasileira, reuniu mais de 1600 pessoas, entre políticos de uma gama de cargos e empresários poderosos de todo o país. O evento foi realizado no chiquetoso espaço FG, em Balneário Camboriú.

Jorginho e Rodrigues

O governador Litlle Jorginho Mello (PL), que é candidato à reeleição, marcou presença. O também candidato ao governo do estado, prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), circulou pelo evento. O Rodrigues ganhou abraços efusivos do dono da rede de lojas, o véio da Havan, que fez questão de publicar o vídeo em suas redes sociais.

Segurança do governador?

Quem não desgrudou do governador Jorginho foi o pastor Michel Abudi, que até parecia segurança do mandatário-mor da Santa & Bela. Moral da história, enquanto tinha fila de otoridades e figurões pra fazer self com o Luciano Hang... O governador ficou com o pastor, e mal foi notado. 

O consultor Ambiental Gil Koeddermann, com o governador Jorginho Mello (PL), e o diretor de Expansão da Havan, Nilton Hang, no Empreendedores do Brasil, em BC
O consultor Ambiental Gil Koeddermann, com o governador Jorginho Mello (PL), e o diretor de Expansão da Havan, Nilton Hang, no Empreendedores do Brasil, em BC

 

Estavam lá

A prefeitona dos bairros, Juliana Pavan (PSD), também foi prestigiar. O ex-prefeito e muso das bochechas rosadas, Fabrício Oliveira (PL), compareceu e foi citado como “empreendedor”, mas ninguém sabe o que empreendeu...

Semana decisiva

Na semana passada, rolou mais uma reunião entre presidentes de partidos acasalados no governo do prefeito Robison Coelho (PL), com o vice-prefeito, o papai sabe-tudo Rubens Angioletti (PL). O que vazou do papo é que Angioletti deve sinalizar a sua decisão sobre a eleição nesta semana que se inicia.

Vai cumprir

Angioletti deve cumprir o acordo feito com o abduzido Marquinhos Meurer e a deputada estadual literata Ana Campagnolo (PL). Rubens deve cair na disputa de uma cadeira estofadinha na Câmara Federal, em Brasólia. É o que se escuta, mas ainda não dá pra cravar...

Canto de sereia

O Novo tenta seduzir o Angioletti pra entrar nas suas fileiras e ser candidato a deputado estadual pela sigla. Aliás, há quem no próprio governo questione o poder que a sigla tem no governo do prefeito Robison. O Novo não elegeu ninguém. Não tem um vereador pra chamar de seu, mas ocupa uma pá de importantes cargos na estrutura da prefa.

Pá de cargos

O Novo, na secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, tem o Jefferson Spindula; no Desenvolvimento Econômico tem a Gabriela Kelm, fora diversos cargos espalhados na estrutura administrativa. Agora, mesmo sem voto, sonham em ter um vice-prefeito, e quem sabe um deputado estadual de Itajaí, na sigla, no futuro.

Dia 20

O que se sabe é que a minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB, por enquanto), teria dito que deu até o próximo dia 20 deste sagrado mês de janeiro, pra que o Rubens decida o seu rumo, porque vai anunciar qual cargo vai disputar. Tem quem jure que apesar da galega ser indecisa por natureza, deve buscar uma cadeira estofadinha na Leléia.

Pau na mesa

Há quem diga que o prefeito Robison Coelho precisa colocar o pau na mesa, e dizer que vai ter apenas um estadual e um federal, senão vai virar bagunça, e pode rachar o governo. Fontes palacianas lascam que se o alcaide não tomar essa decisão, lavando as mãos, pode começar a pipocar trocentos candidatos e não se elege ninguém.

Passado, ensina

A história político-eleitoral da city pexêra ensina: quando se estapeiam no governo, digo, brigam na disputa estadual e federal, ninguém ganha. Isso desde os tempos do alemão, o ex-prefeito Arnaldo Schmidt.

Não elegeu ninguém

A brigaçada entre o saudoso Noemi dos Santos Cruz e o Manoel Rodrigues Conceição, o Nelinho, acabou não elegendo ninguém. Arnaldo não fez sucessor e perdeu para o ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini (PP), em 1996.

Nem a mana

Jandir não conseguiu emplacar o topetudo Osvaldo Gern (PP) e nem a sua irmã, a Susi Bellini (PP). E não emplacou o tambémsaudoso João Omar Macagnan. Quem levou foi o barbudinho Volnei Morastoni (MDB).

Bateu na trave duas vezes

Por sua vez, o Volnei arrumou briga com meio mundo, querendo eleger o filhão, o ex-barbudinho Júnior Thiago Morastoni (Podemos). Thiago bateu na trave duas vezes e não conseguiu ser titular na Leléia. Por fim, no findar da eleição, quem perde e quem acredita que não foi ajudado, fica magoado e aí o prefeito tem que ficar administrando as brigas.

Polícia?

O secretário da Maravilha do Atlântico, Coronel aposentado da PM Araújo Gomes, parece que gosta de usar as redes sociais, mas as vezes o tiro sai pela culatra. Em uma postagem, uma pessoa reclamou da falta de fiscalização dos usuários de drogas nas ruas e na praia central de BC... O coronel respondeu que era um caso de polícia, mas que iria dar uma olhada. Como é que é?

 

GM

Parece que o secretário ainda não entendeu o papel da Guarda Municipal de Balneário Camboriú, que no passado foi considerada uma das mais eficientes do estado. A GM prendia muito mais que outras forças de segurança, mas no último ano parece que a coisa mudou. Assim não phode!

Enquanto isso, a briga por poder toma conta dos bastidores políticos-policiais em BC
Enquanto isso, a briga por poder toma conta dos bastidores políticos-policiais em BC

 

Guarda Patrimonial

Após a resposta do secretário uma usuária questionou: “Bom como já é sabido o senhor transformou a Guarda de Floripa em patrimonial enquanto secretário. Até ano passado a Guarda de BC era muito atuante, é nítida a decadência. Mas confirma pra nós, o senhor é a favor de transformar a guarda municipal em Polícia municipal? ” Ai ki dor!

Apagou

Após levar o revés, o secretário apagou a postagem, mas como o print é eterno e os línguas frouxas são rápidos, esse socadinho já recebeu. A situação ficou tão ruim internamente na Guarda Municipal da Maravilha que o secretário fez uma nota para se justificar, o que deixou a situação ainda pior segundo o relato de alguns GMs.

Fritura em fogo alto

Pra piorar, nos corredores dos altos da Dinamarca próximos ao gabinete do vice-prefeito, o Vampiro, ops, Nilson Probst, o papo que rola é que o coronel não chega até o Carnaval, pois Nilson estaria trabalhando fortemente para emplacar no governo o Delegado da Polícia Civil, Bruno Effori, para substituir o Coronel Araújo Gomes.

BC Trânsito

Enquanto isso, no BC Trânsito, a prefeita já anunciou a saída do Beto Castilho e quem vai emplacar o substituto é o deputado sapatinho, ops, Carlos Humberto, que pretende colocar novamente no Governo o Egovaldo, ops, Coronel Evaldo Hoffman, que havia saído puteado com o governo e bravejando nas redes sociais.

Egovaldo

O Coronel Egovaldo, ops, Evaldo Hoffman, já ocupou o cargo de secretário de Segurança de BC e “pediu pra sair”, pra não se mandado embora pela prefeita Juliana Pavan. Ele xingou uma líder comunitária de coisas que não dá nem pra reproduzir...

Dando troco

O Egovaldo, digo, Evaldo, com o apoio do Vampirão, estaria dando o troco, por ter sido retirado do Comando da PM de BC na época que o Coronel Araújo Gomes era o bagrão da PM no estado.

Frase do dia:
“O fanatismo e a inteligência nunca moram na mesma casa. ”
Ariano Suassuna

Condição

Segundo os fofoqueiros, a saída do Coronel Araújo Gomes é uma das condições para o Egovaldo assumir, pois ele não trabalharia em conjunto com o Coronel. Uma coisa é bem clara: enquanto CH e Nilson disputam quem pode mais, a prefeita perde e a cidade paga o pato. Enquanto eles brigam por poder a bandidagem agradece e continua apavorando os nativos e os turistas que nos visitam.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você faria se encontrasse uma celebridade na Brava ou em BC? 



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Doutrina “Donroe”

Ataque à Venezuela é aviso aos demais governos da região

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

TENSÃO NA AMÉRICA LATINA

Ação dos EUA na Venezuela é péssimo sinal para América Latina, aponta professor

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

Petróleo e poder

Trump e Rubio querem interferir em toda América Latina, diz pesquisador

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Vitória parcial

STF rejeita marco temporal, mas lei segue com riscos a direitos indígenas

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões

IGREJA CATÓLICA

Júlio Lancellotti é calado nas redes enquanto padres conservadores discursam para milhões



Colunistas

Dentro da onda

Clique diário

Dentro da onda

Coluna Exitus na Política

Dinheiro público + poder político

Hospitais públicos de SC entre os 100 melhores do Brasil

Charge do Dia

Hospitais públicos de SC entre os 100 melhores do Brasil

A estratégia de Amin

Coluna Acontece SC

A estratégia de Amin

Anna Carolina dá prazo para Rubens Angioletti

JotaCê

Anna Carolina dá prazo para Rubens Angioletti




Blogs

Confissões Íntimas — quando o poema não se protege

VersoLuz

Confissões Íntimas — quando o poema não se protege

Figueirão

Blog do JC

Figueirão

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha

A bordo do esporte

L'Étape abre temporada 2026 em Cunha

Luz azul, excesso de telas e saúde: o impacto silencioso no seu organismo

Espaço Saúde

Luz azul, excesso de telas e saúde: o impacto silencioso no seu organismo






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.