
Show de Bola
Por Coluna do Jânio Flavio - janioflavio@terra.com.br
Jânio Flavio de Oliveira é comunicador, comentarista esportivo, apresentador, colunista, radialista (DRT 2608/SC) e jornalista (DRT 7183/SC). Atualmente, preside a Associação Catarinense de Cronistas Esportivos (ACCE)
Recalculando rota

Pela terceira vez, na terceira competição seguida no ano, o Marcílio Dias vai ter que recalcular sua rota com a troca de treinador. A saída de Waguinho Dias pegou torcida, imprensa e até a própria diretoria do clube de surpresa na última quinta-feira. Waguinho optou por deixar o cargo para outro treinador que vá dar continuidade no trabalho em 2026, já que não chegou a um acordo salarial para a sua permanência no próximo ano. Por outro lado, o treinador também fica livre no mercado para negociar seu futuro, já que, segundo ele, as ofertas financeiras são acima do que o Marcílio pode pagar. Ao Marinheiro, restou ir ao mercado atrás de um treinador que se encaixe no perfil do clube e que faça a equipe melhorar seu desempenho na Copa SC. Dois nomes conhecidos no estado surgiram com mais força. Jerson Testoni é da região e teve maior sucesso no Brusque, substituindo o próprio Waguinho entre 2019 e 2021. Jersinho, como é conhecido, já tem contrato para 2026 com o Atlético-PI, mas estaria disposto a negociar sua rescisão para assumir o Marinheiro. Ele fez boa campanha na Série D com o Altos (PI), caindo nas oitavas para o Santa Cruz, nos pênaltis, depois de dois empates. Outro nome é o de Raul Cabral, que fez campanhas de destaque no Hercílio Luz, embora tenha falhado nos mata-matas, tanto do Catarinense, quanto da Copa SC. Na atual temporada, terminou a Série C no Ypiranga (RS), depois de comandar o rebaixado Tombense na mesma competição. Ambos treinadores são jovens e oscilaram ao longo da carreira, mas tiveram bons trabalhos no estado. Conhecer o futebol catarinense é um ponto positivo, ainda mais com a previsão de um estadual de tiro-curto, em que cada partida será uma decisão.
Expectativa grande
A CBF anunciou para as 10h desta quarta-feira o lançamento do calendário do futebol brasileiro para 2026, com promessa de muitas mudanças. A diminuição de datas dos estaduais e a ampliação da Série D do Brasileiro estão entre as mais aguardadas. Se a CBF decidir por realizar a Série D de 2026 já com 96 clubes, o Marcílio Dias terá sua vaga garantida, seja pelo critério de classificação do Brasileiro deste ano, ou até mesmo por uma distribuição de mais vagas entre todas as federações. Para o Marinheiro, seria tirar um peso muito grande das costas na Copa Santa Catarina, cujo objetivo se tornaria apenas a vaga na Copa do Brasil. Além disso, facilitaria muito a montagem do elenco para o próximo ano e até mesmo a contratação do novo treinador, que viria com um planejamento de calendário completo em 2026.
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!