Colunas


Casos e ocasos

Casos e ocasos

Rosan da Rocha é catarinense, manezinho, deísta, advogado, professor e promotor de Justiça aposentado. Sem preconceitos, é amante da natureza e segue aprendendo e conhecendo melhor o ser humano

A tentativa de golpe continua


A tentativa de golpe continua
(foto: imagem gerada por IA)

Li a denúncia, escutei o Procurador-Geral do MP e assisti atentamente às defesas de todos os réus da alta cúpula, núcleo crucial que inclui o ex-presidente, que estão sendo julgados pelo STF por vários crimes, entre eles a abolição violenta do Estado Democrático de Direito e Golpe de Estado.

Todos os advogados que se manifestaram, nenhum deles falou em julgamento político ou que está havendo uma perseguição contra a direita, principalmente contra a pessoa de Jair Bolsonaro. Tais fatos são importantes para desmascarar a falácia que o deputado Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente, juntamente com o neto do golpista militar e ex-presidente João Batista Figueiredo, Paulo Figueiredo, vêm disseminando nos EUA para que Trump tomasse as medidas drásticas de taxação dos produtos exportados pelo Brasil, causando um prejuízo enorme para a economia, empresas e trabalhadores do Brasil.

As defesas falaram sobre a possível nulidade da delação de um dos réus; da celeridade de um processo complexo; do cerceamento de defesa e da alegação de que seus clientes não participaram da trama golpista.

Vejam bem: não desmentiram que houve omissão para dissuadir dos seguidores o pedido de intervenção militar; não negaram o rascunho do decreto entregue ao réu Bolsonaro para assinar, chamado de minuta do golpe; não desmentiram as trocas de mensagens ou até que o ex-presidente sentou-se com os comandos das Forças Armadas para achar uma saída para que o presidente eleito não assumisse e, por fim, não negaram os registros das ações militares de monitoramento — o plano “Punhal Verde Amarelo”, impresso no Palácio do Planalto.

E não poderia ser diferente, pois o desejo de permanecer no poder, toda a trama para a tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito, está fartamente comprovado por documentos e testemunhas nos autos. Os próprios advogados dos réus, em alguns momentos, admitiram que houve a tentativa de golpe, mas afirmaram que o seu cliente não fez parte, jogando a culpa no colo de outros.

Está certo que todos serão condenados. Resta saber em quais crimes e a dosimetria, quantidade da pena imposta a cada um.

Sendo assim, o Brasil dá uma demonstração de que a nossa democracia é forte, que o Poder Judiciário é independente e que não está submisso a nenhuma pressão interna ou externa. É preciso punir com rigor todas as pessoas que atentaram contra o Estado Democrático de Direito, assim como fizeram outros países da América Latina, para servir de exemplo e não voltar a ocorrer.

Contudo, pela idade dos réus, pelos cargos que ocupavam e apresentação de atestados médicos de que possuem doenças crônicas, apesar de não graves, é bem provável que terão muitos benefícios nas penas e prisões. Se o ex-presidente Collor de Melo, condenado por corrupção, está em prisão domiciliar por ter apneia do sono e transtorno bipolar, já podemos prever o que vem por aí.

Mas não é só. O golpe na democracia continua no Congresso Nacional. Deputados e senadores insistem em conceder anistia ampla geral e irrestrita a todos os participantes do ato da tentativa de golpe no país, já condenados ou que venham a ser, independente de sua participação menor ou maior, se há provas concretas ou não. Eles querem todos livres como se nada tivesse ocorrido. Uma imoralidade que ofende toda a sociedade democrática e ordeira do país.

Mas além de ser repugnante conceder anistia para pessoas que cometem crime tão horrendo, pois se golpe e ditadura houvesse matariam e prenderiam muitas pessoas inocentes, é também ilegal e inconstitucional. Fiquemos atentos, pois o que os congressistas da extrema direita querem, é justamente o confronto para gerar o caos no país. Eles sabem que o Supremo Tribunal Federal irá, por dever de ofício, julgar e afastar a concessão da anistia pela inconstitucionalidade e, assim, os golpistas inflamam seus seguidores fanáticos contra o Poder Judiciário e a desordem se instala no país novamente.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

Secretaria de Educação de Itajaí está certa em “barrar” o Halloween nas escolas municipais?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

RIO DE JANEIRO

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

Inteligência, participação social e coordenação: como combater o crime sem chacinas

CHEGA DE CHACINAS!

Inteligência, participação social e coordenação: como combater o crime sem chacinas

Nascidos no caos climático

NOVA GERAÇÃO

Nascidos no caos climático

Afinal, quanto dinheiro o Brasil recebeu de financiamento climático?

CLIMA

Afinal, quanto dinheiro o Brasil recebeu de financiamento climático?

Boulos substitui Macêdo com desafio de levar temas sociais para Secretaria da Presidência

ESCALA 6X1

Boulos substitui Macêdo com desafio de levar temas sociais para Secretaria da Presidência



Colunistas

Amanhecer

Clique diário

Amanhecer

Júlio Garcia será vice de Jorginho?

JotaCê

Júlio Garcia será vice de Jorginho?

Curtindo o RJ

Coluna do Ton

Curtindo o RJ

Nova lei proíbe cães soltos nas ruas em SC

Charge do Dia

Nova lei proíbe cães soltos nas ruas em SC

Judiciário inclusivo

Coluna Esplanada

Judiciário inclusivo




Blogs

Admitiu

Blog do JC

Admitiu

💪 EMAGRECIMENTO: MAIS DO QUE PERDER PESO, É RECUPERAR SAÚDE

Espaço Saúde

💪 EMAGRECIMENTO: MAIS DO QUE PERDER PESO, É RECUPERAR SAÚDE






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.