JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Pegorini afiado
Fotos: Divulgação
O presidente da piramidal, o entisicado Fernando Pegorini (PL), visitou o JC e reforçou que o legislativo é protagonista em ajudar a população itajaiense
Pegorini
O presidente da piramidal casa do povo, o entisicado Fernando Pegorini (PL), fez uma visita de cortesia ao socadinho escriba na última sexta-feira. Pegorini pontua que está feliz com o ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Pegorini
O presidente da piramidal casa do povo, o entisicado Fernando Pegorini (PL), fez uma visita de cortesia ao socadinho escriba na última sexta-feira. Pegorini pontua que está feliz com o lançamento da inédita pós-graduação em poder legislativo e processo legislativo, que CVI e Univali estão organizando numa grande parceria. O Pegorini tá todo prosa.
É do tempo do analógico? O melhor do melhor do mundo e chefão da Emasa, Auri Pavoni, quer esburacar BC pra achar vazamentos de esgoto
Poder independente
Além da pós-graduação, Pegorini está trabalhando para implantar ainda no primeiro semestre o programa de estágio na piramidal. É preciso ressaltar que ao mesmo tempo que mantém uma sinergia com o executivo em pautas importantes da city pexêra, o mandachuva da Câmara de Vereadores de Itajaí reforça a importância do legislativo como poder independente e protagonista de ações para o bem comum.
Ajudar a população
O entisicado fala que o parlamento tem buscado grandes temas e ajudado o executivo a resolver questões como, por exemplo, a falta de água e a regulamentação de patinetes, ciclomotores e autopropelidos. “Temos chamado a responsabilidade para a Câmara de Vereadores para sermos protagonistas nesse processo. Queremos verdadeiramente ajudar a população itajaiense”, ressalta Pegorini.
Prestígio
A city pexêra recebeu duas visitas do governador little Jorge, o Jorginho Melo (PL), em menos de uma semana. E, esta semana, o homi dá um rasante aqui novamente para um evento de inovação na Univali, em parceria com o Elume.
Nazorelhas
O prefeito Robison Coelho e o vice Rubens Angioletti (PL, ambos) devem estar com o sorriso nazorelhas com tanta visita. Alças do trevo da Antônio Heil e obras em ginásios entregues, além de anúncios importantes para a região.
Bastidores
Mas, para além dos holofotes, dizem os linguarudos de plantão que esse romance todo pode azedar num futuro próximo. Com tantos candidatos do PL na região e a eleição de 2026 batendo na porta, o governador deve estar coçando o cocuruto.
Explico
É que o zero quatro, o vereador Renan Bolsonaro, deve ser candidato a deputado federal em BC, que tem também o ex-prefeito pop star das bochechas rosadas Fabrício Oliveira como pré-candidato natural, ambos pelo PL.
Explico 2
No evento de quarta-feira, a deputada estadual e candidata à reeleição Ana Campagnolo (PL), do nada lançou um terceiro nome para federal na região, o que significa que com tanto candidato e com a cota de mulheres, pode sobrar para o papai sabe-tudo, ops, o Robin, digo, o galego Rubens Angioletti. Ai, ai, ai qui dor!
Anna
É verdade que problema semelhante enfrenta o guri do povo, o Osmar Teixeira (PSD), que tem o Liba Top, digo Liba Fronza como pré-candidato nas suas hostes, mas no governo RR a coisa é pior. Com a expectativa da candidatura da Anna Carolina (PSDB) a deputada estadual por (parte) do governo, faltaria espaço para Rubens.
Cedo
É claro que é cedo (ou não?), mas essas circunstâncias já preocupam o vice galego Anjoletti, que tem se sentido escanteado tanto internamente, como na própria estadual do partido do Bolsonaro, já que, com as novas regras, não tem espaço para todo mundo. Veremos…
O melhor do mundo
Todo mundo acha que eu persigo certas figuras. Tolice. Mas me chegou ontem a mensagem de um cara que me disse o seguinte: “Tô começando a te dar razão sobre o Auri Pavoni”… E não é pra menos! O cara quer quebrar todas as ruas de BC pra encontrar vazamentos na rede de esgoto. Pqp…
Figura conhecida
Pavoni é figurinha recorrente na coluna. Assassinou árvores na avenida Marcos Konder, em Itajaí, quebrou tudo, entre outras loucuras. Agora quer tocar o terror em BC. Anunciou pela sua assessoria de imprensa que irá quebrar as ruas da cidade pra achar vazamentos em rede de esgoto. Menos, né? Só louco propõe isso. Se quer tirar prejuízo de campanha, inventa outra.
Tecnologia
Para detectar falhas nas redes de esgoto e de água, a Emasa tem tecnologia e um timaço técnico na empresa, mas o melhor do melhor do mundo despreza. Eles reclamam que ele caga pra eles. Então, a prefeitona dos bairros colocou esse cara pra cuidar de uma coisa que foi o cavalo de batalha das últimas eleições e ele não sabe nada sobre o assunto. Complicado.
O secretário da Pessoa Idosa de BC, Claudir Maciel, afirma que a questão “conflituosa” é o doutor Rosan da Rocha, que sempre mandou e desmandou
Dublê de novela mexicana se pronuncia
Claudir Maciel, escolhido pela prefeitona Juliana Pavan (PSD) para chefiar a Secretaria da Pessoa Idosa da Dubai city, entrou em contato com este articulado escriba para esclarecer as informações trazidas em primeira mão pela coluna no último fim de semana. Em nota, Claudir revela situações complicadas. Leia a nota completa no Blog do JC, no DIARINHO.net.
Secretário e interventor
Além de secretário, o ex-vereador Claudir preside a comissão responsável pela administração do Lar dos Idosos São Vicente de Paula. Tal comissão foi criada em 2012 por determinação judicial, que afastou a então Diretoria da entidade.
Dificuldades com a Receita Federal
“Temos enfrentado dificuldades na emissão do certificado digital junto à Receita Federal, justamente porque a entidade São Vicente de Paula não prestou contas aos seus associados desde 2012, descumprindo o que estabelece o artigo 14 do estatuto e conforme exigência do Cartório de Registro Civil”, esclareceu o rei da terceira idade. Então tá!
Nada de perseguições
Desde o instante em que assumiu a administração da entidade, em janeiro de 2025, CM destaca que nenhum funcionário foi demitido ou transferido, tampouco foi contratado. Mas que forças ocultas sempre atuam no sentido de seguir deliberando ações administrativas sem respaldo legal. Hummmmm...
O ponto do conflito
O secretário acredita que todo o problema surgiu por ter negado o acesso à sua senha pessoal para o uso dos recursos públicos que são transferidos à entidade. “Tenho as mensagens e áudios salvos do ex-promotor, solicitando minha senha para ele continuar gerindo – informalmente – a associação, pois, segundo ele, no governo anterior era assim. Porém, a gestão mudou e nós agimos com responsabilidade”, lascou Claudir.
A origem dos problemas
As más línguas da Maravilha do Atlântico lembram que foi o próprio promotor Rosan da Rocha o autor da ação civil pública que culminou com a intervenção no Lar dos Idosos em 2012. Em 2016, o dr. Rosan elaborou um TAC que foi assinado e homologado pelo judiciário, mas que é inexequível.
Imbróglio
Pelo TAC, o Lar dos Idosos seria extinto e a prefeitura construiria outro, mas não foi definido projeto, nem valores e nem orçamento para isso. Desta forma, este imbróglio jurídico se arrasta há 13 anos sem solução!
Proximidade estranha
Rosan da Rocha sempre foi um promotor que atuou muito próximo à classe política. “Quando se aposentou, foi presenteado com um cargo político pelo ex-prefeito Fabrício de Oliveira”, lembra Claudir. Rosan ficou como secretário da Pessoa Idosa e administrador do Lar até março de 2020, quando pediu demissão. Desde 2020, Rosan da Rocha não tem mais nenhum vínculo formal com a entidade, nem com a prefeitura, nem com a SPI.
Saiu no papel, mas ainda está lá
No entanto, nos últimos cinco anos Rosan contrata funcionários, demite funcionários, decide onde aplicar os recursos repassados pela prefeitura (em 2025 serão cerca de 3,5 milhões de reais). E até a posse de Claudir, no início deste ano, fazia tudo isso sem aportar nenhuma assinatura sua. Ué?!
Sobre a bendita ata
A Assembleia Ordinária de 7 de março foi convocada para cumprir a exigência do cartório de registro civil, que determina que a prestação de contas de 2012 até 2024 seja, enfim, oficializada, para efetivar o registro do decreto que nomeou a nova comissão para administrar o Lar dos Idosos.
Na pauta
Na assembleia convocada, com edital publicado inclusive no Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú, constavam dois itens na pauta: a homologação da nova diretoria da comissão nomeada por decreto e a prestação de contas de 2012 até os dias atuais. Então tá!
Espia lá!
Além destas mais do que estrebuchas linhas, o leitor também pode acompanhar o socadinho escriba no Blog do JC, no DIARINHO.net, e também nos seguir no Instagram: @jcdiarinho e no canal do YouTube: Desembucha JC. E, se quiser dar um plá com o JC, o zapfone é (47) 98842-9084.
Asfalto
O socadinho recebeu a informação de um bagrinho do controle interno que a prefa da maravilha lançou licitação para pavimentação asfáltica na Dubai brasileira, normal, todas as prefeituras licitam, mas o problema foi o modelo escolhido pelo novo secretário de compras Leocádio Giacomello, que parece desconhecer o que o Tribunal de Contas de Santa Catarina recomenda.
Vedado
Segundo o bocudo, o artigo 29, parágrafo único, da Lei de Licitações (14.133/2021) veda o uso do pregão para serviços de engenharia, que é o caso do asfalto. Não custa alembrar que a operação Trato Feito começou com a licitação de asfalto e brita na época do homem-pássaro, o prefeito Edson Piriquito (MDB). Abre o zóio, Juliana!
Nem aí
O servidor que já está há anos na prefa e já acompanhou alguns secretários de controle interno, diz que a atual controladora não está nem aí para esse tipo de coisa, não tem o devido cuidado em fiscalizar as cagadas que estão fazendo e quem vai acabar se lascando é a prefeita.
Não escutam
Como o governo da prefeitona dos bairros Juliana Pavan não escuta os técnicos efetivos, o bagrinho resolveu mandar o recado por esse socadinho, dizendo que a licitação está totalmente errada e que vai contra o que sempre recomendou o TCE nos governos anteriores.
Registro
Segundo o bagrinho, o registro de preço só pode ser utilizado quando não se sabe o quantitativo que será utilizado nos 12 meses, que não é o caso da licitação lançada, onde já informaram o quantitativo e as ruas que pretendem asfaltar.
Concorrência
Segundo o entendido, a licitação lançada deveria ser uma concorrência, pois já foram especificadas as benditas vias que serão asfaltadas e seu quantitativo, devendo bloquear os valores e ter um cronograma de execução. Fica a dica.
Frase do dia:
“Nunca voltarei porque nunca se volta. O lugar a que se volta é sempre outro”
Fernando Pessoa
20 milhões
Por se tratar de uma licitação que o valor é próximo a 20 milhões de reais deveriam ter mais cuidado, mas parece que tudo tá sendo feito à moda caraio, na pressa, sem o devido cuidado, depois não adianta chorar quando o Gaeco bater na porta às 6h da matina. Oh, dor!
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.