JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Os indicados
Enquanto isso.. (Charge Miro)
Fafá e Dico. O prefeito eleito de Itapema, Carlos Alexandre, o Xepa
PL), apresentou mais dois bagrões do seu futuro governo (Foto: Divulgação)
Governo RR. Demora na divulgação do anúncio da minha ex-musa BBB, Anna Carolina (PSDB), deixa mentes intrigadas e corações nervosos (Foto: Divulgação)
O amor acabou faz tempo... MDB participa de reunião com a prefeita eleita Ju Pavan (PSD), mas o vereador Marcelo Achutti não deu as caras
O movimento de federalização do Porto de Itajaí liderado pelo ex-deputado federal e chefão do Sebrae nacional, Décio Lima, ganha força nos bastidores com o apoio de um pequeno grupo político derrotado nas últimas eleições e de zóio nos cargos na futura ex-autarquia.
Apoio dos trabalhadores?
Pasmem, esse movimento contraria os interesses dos trabalhadores portuários e sindicatos. O movimento de Décio é totalmente contrário aos interesses de Itajaí, de entidades de classe, das empresas que hoje operam no nosso Porto e até dos nossos vereadores que recentemente aprovaram a criação da empresa pública na piramidal casa do povo.
Cia Docas de SP
Umas das maiores conquistas da nossa cidade foi em 1995, justamente retirando de Santos a administração portuária! Será que já esqueceram do nosso sofrimento sendo mandados pela Cia Docas de Santos?
Não é de hoje
Esse movimento de Décio Lima já foi ensaiado em outras oportunidades. Ano passado tentou levar para Santos a Autoridade Portuária, inclusive com a promessa do atual vice prefeito Marcelo Saldré, ops, Sodré, assumir a superintendência!
Risco de nova paralisação?
Essa sandice, irresponsabilidade de Décio que faz política com o fígado e confronta toda a cidade, pode levar a uma nova paralisação das atividades do porto em virtude de questões burocráticas, alfandegamento e etc.
Alguém avisa o Décio!
Estão previstas e agora sob risco 42 atracações de transatlânticos, navios de carga geral e as próprias operações da JBS! Espero que o petista Décio crie vergonha e coloque Itajaí, aliás sua cidade natal, acima de picuinhas políticas ou conchavos. Acorda, Décio!
O dobro ou nada
A demora na formalização do anúncio oficial da minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), para um cargo no secretariado da dupla RR do PL, o prefeito eleito Robison Coelho e seu vice, o Robin, ops, Rubens Angioletti, tem deixado muita gente encafifada.
Palpitando de nervoso
Além dos que estão intrigados, há outros com o coração palpitando de nervoso, caso a galega decida ficar na piramidal pexêra. O entrave no anúncio estaria na exigência da minha ex-musa para assumir: o dobro do orçamento atual para as pastas que vai tocar.
Assumir o papel
Anna tem o desejo de assumir o papel que o professor maestro Normélio Weber, o cabelinho, fez nos oito anos do governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB), o de ser superintendente das fundações.
Compensar
O superintendente das fundações comanda a Cultura, Esporte, Feapi e a Fundação Genésio de Miranda Lins. A exigência de orçamento em dobro é pra compensar a falta de experiência da galega ante a bagagem que o maestro tem.
Falta equilíbrio
Este pançudinho entende que todas as áreas de um governo merecem atenção na proporção que as demandas afligem a população. A cidade, com o fim do trágico governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB), está largada às traças.
Forçando a amizade
O governo do barbudinho em seus estertores finais abandonou tudo, tá faltando pro básico do básico. Aí a galega colocar sobre a mesa da dupla RR um pedincho desses, tá forçando demais a amizade. Nada contra esporte e cultura, mas tem que ter equilíbrio.
Se ficar o bicho come...
...se correr o bicho pega. Esse dilema da cultura popular brasileira tem sido vivenciado pelo prefeito eleito Robison Coelho (PL) e pelo vice Robin, ops, Rubens Angioletti (PL) no caso do cargo pra galega.
Se arrenegar
Ou aceitam a condição e compram briga com outros novos secretários que receberão as pastas em frangalhos, ou correm o risco da minha ex-musa BBB se arrenegar e ficar pela piramidal casa do povo pexêra.
Duvideodó
E tem outro enrosco nessa questão: a galega Anna não nomeou ninguém pra Cultura, Esporte, Feapi e a Fundação Genésio Miranda Lins. Esse bolo foi dividido pra outros partidos e quem estava junto na campanha. Alguém em sã consciência acredita que a Anna vai mandar e desmandar como gosta ou gostaria? Duvideodó.
Implicações
Se optar por ficar no exercício do mandato, a galega passa a ser uma bomba-relógio no legislativo. Anna não é de levar desaforo pra casa, nem de baixar a crista quando não concorda com algo. A galega pega fogo com a brisa, imagina com um vento mais forte...
Fortes emoções
A convivência da galega com os radicais da direita promete fortes emoções para o governo. Tudo isso sem contar com a possiblidade de Anna pleitear a presidência da casa, frustrando os planos da dupla RR de eleger o entisicado Fernando Pegorini (PL) pro posto.
Maestro
Em quase 30 anos destas mais que estrebuchadas linhas, digo de ofício: já assisti inúmeras vezes este filme, na sessão da tarde, em Itajaí e em outras citys da região. Governista com apoio da oposição chegar ao topo, ops, presidência. A Anna pode não ser o maestro das fundações, mas de repente, no legislativo, pode apoiar o futuro “maestro” de vice presidente. Ou não? O tempo dirá...
Faltou gente
A prefeita Juliana Pavan mal aterrissou de Brasília e fez questão de reunir os vereadores eleitos pela coligação, chamado de “grupo dos sete”, com os vereadores Marco Véio, ops, Marcos Kurtz (Podemos), Elizeu Pereira (MDB), a bela do olhos verdes Jade Martins (MDB), Cristiano dos Santos (PSD), Alexandre teco-teco, ops, Teco (DC), Aldemar Bola (PL) e Ciça Müller (PDT).
Hoje, não!
“Seguimos juntos, unidos e tenham certeza: este grupo só aumenta”, postou Juliana em suas redes ao constatar que não tem votos suficientes para eleger o presidente da casa do povo da Dubai City se a eleição fosse hoje.
Só falta o Pirica
O Pai Atanásio, depois de descer pra BC comer um milho verde e voltar resmungando por conta do tempo chuvoso, ao ver a foto do grupo junto com o Beto Castilho, que foi anunciado secretário de Articulação, não deixou de observar que o time tem mais gente ligada ao homem pássaro, Edson Piriquito (MDB), que o próprio governo na época.
Quero-quero ausente...
Atanásio, ainda desgostoso por conta da praia vazia (o véio queria ver as sereias na areia) também questionou este escriba sobre o porquê de Marcelo Achutti, o Quero-quero (MDB), não estar na foto e se teria sido convidado.
Infidelidade
“Depois o próprio mandabrasa processa o vereador por infidelidade partidária”, disparou Atanásio, antes de ir embora com aquele seu mau humor de sempre. Não deu tempo de dizer que Achutti continua abraçado com o prefeito pop star, Fabrício Oliveira (PL). Atanásio, atacado, continuou andando e me xingando de nomes impublicáveis, não querendo mais papo. Véio malcriado!
Bagrões do Xepa
O prefeito eleito da capital do ultraleve, Alexandre Xepa, confirmou nesta semana os nomes de Fabrício Lazzari, o Fafá, como secretário de Saúde, e Alvadi Fernando Henrique como procurador-geral da prefa de Itapema.
Técnica e comprometida
“Estamos montando uma equipe técnica e comprometida para enfrentar os desafios de Itapema. São duas áreas muito importantes e tenho plena confiança de que tanto o Fafá quanto o Alvadi contribuirão para que possamos oferecer serviços de qualidade e gestão eficiente para a população,” destacou Xepa.
Fafá
Fabrício Lazzari, fisioterapeuta formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), tem um extenso histórico de serviços prestados a Itapema. Foi vereador por dois mandatos, secretário de Turismo e, mais recentemente, secretário de Esporte — onde transformou a cidade em referência trazendo conquistas inéditas no esporte.
Eficiente e humanizada
“Assumir a secretaria de Saúde é um grande desafio, especialmente com a recente inauguração do hospital municipal. Nosso foco será garantir uma gestão eficiente e humanizada, fortalecer a atenção básica e ampliar o acesso aos serviços essenciais de saúde”, afirmou Fafá.
Dico
Alvadi Fernando Henrique, o Dico, é advogado com formação pela Univali e tem mais de 20 anos de atuação jurídica. Ele já foi procurador da Prefeitura de Itapema entre 2013 e 2016, e hoje atua como procurador-geral da Câmara de Vereadores.
Legal e transparente
A Procuradoria-geral do município é responsável por garantir a segurança jurídica dos atos administrativos e assessorar as políticas públicas da administração. “Vamos trabalhar para assegurar uma gestão legal e transparente, auxiliando na construção de soluções que beneficiem a cidade e a população”, declarou Alvadi.
E se o golpe tivesse dado certo?
A trupe insana de bolsonaristas aproveitou o lançamento do pacote de ajuste fiscal do governo Lula da Silva, na semana que passou, para cair de pau em cima e, rapidamente, mudar de assunto. Covardes.
Medo de cadeia
O indiciamento de Bolsonaro e mais uma renca, digo, penca por tramarem um golpe de Estado deixou os falastrões bolsonaristas meio desenxabidos… Mas a prigunta de hoje é a seguinte: e se o golpe tivesse dado certo?
Brincadeira uma ova
Por que o pessoal da extrema direita tentou disfarçar, levar meio na brincadeira o que foi apurado em quase dois anos pela Polícia Federal, e que horrorizou o Brasil, tipo “não é bem assim” e tal… Mas… “É” bem assim. Havia um plano detalhado para o golpe que bateu na trave. A constituição pune a “tentativa”. Lógico, porque se o golpe se concretizar ninguém é punido. Simples assim.
A traveave
O planejamento do golpe, segundo as investigações da PF, só não foi concretizado porque o comandante e chefe do Exército brasileiro e o comandante da Aeronáutica disseram a Bolsonaro, quando este lhes apresentou a ideia do golpe em novembro de 2022, que se ele levasse isso adiante seria preso. Aí Bolsonaro se encagaçou e abortou a merda. O comandante da Marinha, segundo os relatos, topava o golpe. Então, estivemos por um fio.
Desenhando
Mas por que Bolsonaro avisou os comandantes das Forças Armadas do que pretendia fazer? Simples: ele precisava que, uma vez posto em marcha o golpe, os militares tomassem as ruas e avalizassem o nascimento de mais um regime de exceção no Brasil. Simples assim.
A marcha dos acontecimentos
Se tivesse tido o ok do Exército e da Aeronáutica, seguindo o planejamento do golpe, Lula, Alckmin e Moraes seriam eliminados. Leia-se assassinados! Uma junta militar seria formada, soldados nas ruas, e começariam as prisões dos “comunistas”. Que poderiam ser você, seu vizinho, eu, ou quem quer que fosse.
CPG
Entre o apurado pela PF havia a preocupação por parte dos golpistas da criação de CPGs, ou seja, Campos de Prisioneiros de Guerra, para onde seriam mandados os que se opunham ao regime instaurado, ou seja, os “comunistas”. O que aconteceria nesses campos, a leitura do que foi a repressão do governo no período militar ilustra. Tortura, assassinato e tal.
O apoio dos patriotas
É de se supor, também, que diante do golpe sairiam às ruas os patriotas, esses direitistas extremistas raivosos, armados até os dentes, que formariam espécies de grupos paramilitares em nome da nova ordem. Caminhoneiros fechariam estradas e tal. Os acampamentos diante de bases militares. No resumo, o caos.
Os “mano”
Nesse clima de terror e guerra civil, não tenham dúvida de que o crime organizado se aproveitaria da situação para eliminar alvos prejudiciais aos seus negócios, como juízes, promotores, policiais, delegados, etc e etc. Além de se matarem entre si, com o povo no meio, o que é de praxe.
No resumo
Para finalizar e não me estender, são muitos os cenários possíveis se tivesse havido o golpe. Todos horríveis. Mortes aos montes… E os caras aí, na maior cara de pau, dizendo que não é bem assim e tal. “É” bem assim. O que está sendo trazido a público pela Polícia Federal não é brincadeira. Não é piada. Tem que prender esses caras. De preferência jogar a chave fora.
O ovo da serpente
Sabe aquele seu tio que não sai do celular? Aquela sua tia bolsonarista ferrenha e que todos acham engraçada na família? Aquele primo que vive disseminando discurso de ódio no grupo de zapzap da família e que todos acham que é maluco? Pois é. São esses caras que avalizam o plano em marcha da extrema direita de acabar com a democracia, com os direitos adquiridos e com os seus sonhos. Nossos amigos e familiares. Fique atento.
Cadeia
Agora, diante da merda desnudada, o mito pede anistia para todos os irresponsáveis que tramaram contra o Brasil… Eu não sei você, mas para mim cadeia é pouco. Contudo, sou um legalista e não posso apoiar o que repilo.
Botou na espinha dos militares
Bolsonaro, o cagão (já avisou que não é homem pra aguentar as consequências e vai pedir asilo), além de pedir anistia admitindo que é culpado, ainda jogou no colo dos militares a trama golpista tentando tirar o seu da reta. Quando era presidente se dirigiu ao STF, ameaçando. Será que alguém se alembra do “acabou, porra!”?
Vil metal
Por isso, por não ser igual a essa corja de golpistas, não vou desejar pras eles o que planejavam para o povo brasileiro nos CPGs: tortura e morte. Mesmo que eles tenham promovido isso a troco de nada mais nada menos que o vil metal. Ou estou errado? Se estiver, me corrijam.
Blog do JC
Além destas mais do que conturbadas linhas um dia sim e outro também, o leitor pode acompanhar o socadinho no Blog do JC, no site do jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. Acessa o DIARINHO.net e se quiser dar um plá com o articulista o zap-fone é (47) 98842.9084.
Frase do dia: “Nada como um dia após o outro e uma noite espremida no meio”, Dalmo Vieira, o véio Dalmo
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.