JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Fabrício quer expulsar Carlos Humberto do PL
Fabrício quer expulsar. O deputado estadual bocudo e entisicado, Ivan Naatz (PL), não apoia a expulsão do seu colega de parlamento, o Sapatinho, Carlos Humberto (PL)
Recados das urnas
As eleições municipais de 2024 chegaram ao final neste domingo, com o segundo turno nas capitais e grandes cidades brasileiras. Tanto Lula (PT) quanto Bolsonaro (PL) lucraram pessoalmente quase nada. Bolsonaro, por exemplo, perdeu em oito das 11 candidaturas que apoiou. E Lula nem deu as caras na eleição de São Paulo, provavelmente porque sabia que Boulos (Psol) iria perder. Enfim.
País conservador
O que se tira de resultado das eleições desse ano, no entendimento deste socadinho escriba, é que a direita sem Bolsonaro vai muito bem, obrigado. Prova disso a vitória robusta de Ricardo Nunes (MDB) na capital paulista sem o apoio explícito do mito, que fez que ia, mas não foi e se acabou fondo, como se dizia antigamente.
Bexiguento em alta
Quem surfou bem a eleição em São Paulo foi o governador bexiguento Tarcísio de Freitas (Republicanos), que foi decisivo na eleição de Nunes ao apoiá-lo e, principalmente, ao bater de frente com o franco atirador Pablo Marçal (PRTB), que foi a triste e assustadora maior surpresa dessas eleições pelo Brasilzão afora. Marçal quase tomou no voto a direita de Bolsonaro. Foi por pouco.
2026
Olhando pras próximas eleições, em 2026, o que as urnas nos dizem é que Tarcísio sai fortalecido e já é pretendido como o nome da direita a presidente da República, caso Bolsonaro permaneça inelegível. No resumo, Tarcísio saiu destas eleições bem mais forte do que entrou, ao contrário de Bolsonaro.
Esquerda, volver!
Já a esquerda brasileira, leia-se PT, sai dessas eleições de olhos arregalados e rezando para que Lula acerte a mão nesses dois anos de governo que faltam e seja candidato à reeleição, caso contrário a porca vai torcer o rabo. Ai, Jisus!!!
PT saudações
A verdade é que o PT tem que mudar. O partido não pode continuar tomando para si próprio, sozinho, o comando da esquerda. Tem que conversar mais com os outros partidos dessa ala e redesenhar o futuro.
Caminho
É um erro dizer que a esquerda não tem grandes nomes além de Lula. Quer um exemplo? O prefeito de Recife (PE), João Campos (PSB), neto de Arraes, se reelegeu com 71% dos votos válidos. Deu um show e é de esquerda. Então…
Sigam-me os bons
No mais, quem se saiu muito bem mesmo foi o PSD do sorridente Gilberto Kassab, que faturou uma penca de prefas (887) e tomou do MDB o título que já foi dele de partido mais capilarizado do Brasil. O União Brasil também se destaca por ter saído de zero prefeituras para 583 cidades, nada mal.
Pra terminar
O MDB fez 856 prefeituras, o PP 747. Em quarto vem o União Brasil, depois o PL (516), Republicanos (435), PSB (309) e o outrora poderoso PSDB, 274 citys. O PT se fodeu e aparece em nono lugar com 252 cidades… Ai qui dor!!!
Rede Feminina
Na manhã ensolarada desta segunda-feira, a prefeitona dos bairros, Juliana Pavan (PSD), fez visita de cortesia à sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer da Maravilha do Atlântico, ainda dentro do período da campanha do Outubro Rosa.
Lugar onde todos têm razão, melhor não ter nenhuma” - Paulo Leminski
Roda de conversa
A prefeita eleita, junto com comitiva feminina de grande representatividade política e social na city, foi recebida pela presidente da entidade Marisa Schmitt Kuehne, além de outras integrantes da diretoria e voluntárias.
Bater um plá
Foi uma oportunidade de a mulherada bater um blábláblá sobre a atuação da Rede Feminina de Combate ao Câncer, apresentar demandas e desafios para ampliar projetos em apoio e proteção para a saúde da mulher.
Vereadoras também
As duas vereadoras eleitas para a próxima legislatura, a minha musa dos zóios verdes Jade Martins Ribeiro (MDB), e a brizolista Ciça Müller (PDT) também estiveram presentes, mostrando sinergia na atuação com a nova prefeita. Também acompanharam a espevitada Ju Pavan a sua filhota Maria Giulia Pavan, e a esposa do vice-prefeito eleito, a miss simpatia Gabriela Fialho Probst.
Mais mulheres
A contadora Magda Bez, coordenadora da área da Fazenda e orçamento na transição, também deu o ar da graça. Além da professora sabichona Maria Ester Menegasso, que coordena a área da Educação na transição, e que no encontro foi oficialmente convidada pela filhota do ex-tudo para assumir a Secretaria de Educação de BC a partir de 2025.
Não quer ser abobrão
O nome do empresário Getúlio Serrão Júnior é repetidamente lembrado nas rodas de fuxico político da ex-capital catarinense de tiro ao vereador e da pedrada, para eventualmente compor o secretariado do futuro governo do ex-tudo e prefeito eleito, Leonel Pavan (PSD).
Melhor não
Getúlio é amigo do peito do clone de Sérgio Reis e atua no setor imobiliário, mas descarta qualquer possibilidade de assumir cargo no poder público. “Torço pelo sucesso do Pavan e sou entusiasta da transformação positiva que ele vai fazer na querida Camboriú. Mas prefiro ser voluntário e ajudar o italiano nos bastidores”, destaca o rei do implante capilar.
Expulsão em pauta?
Ainda como efeito dos resultados eleitorais, dentre as várias cogitações que surgem nos bastidores e meios políticos, principalmente da Leléia, o que repercutiu de maneira mais intensa diz respeito à intenção do prefeito de BC, o pop star Fabrício Oliveira (PL), de solicitar a expulsão do deputado estadual, o Sapatinho Carlos Humberto Silva, dos quadros liberais catarinenses.
Principal culpado
Derrotado na eleição com seu candidato à sucessão Peter Grando, o Fabrício da Shopee (PL), pela chapa de Juliana Pavan (PSD), o prefeito estaria apontando o parlamentar como o principal culpado por esse insucesso eleitoral, já que manifestou apoio público por diversas vezes à candidata pessedista durante a campanha.
Pelo sim, pelo não...
Boato ou verdade, pelo sim, pelo não, um dos deputados da bancada e base governista do PL que prontamente se manifestou ao ser questionado sobre o assunto foi o intisicado e bocudo deputado Ivan Naatz (PL), que já se adiantou na defesa do colega parlamentar e atual líder da bancada.
Apoia
Naatz comentou nas rodas políticas que a escolha do candidato do partido em Balneário Camboriú não foi culpa nem responsabilidade do deputado Carlos Humberto, acrescentando que a bancada sempre hipotecou apoio ao nome do parlamentar como o candidato preferencial e que, certamente, continuará apoiando pela sua permanência no partido diante da situação atual. Pois agora...
Mudou a UBS
A secretária de Saúde da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, a bonitona Zama Freitas, parece que tá perdida faz tempo. A abobrona tirou a Unidade Básica de Saúde da Várzea do Ranchinho na capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, e transferiu pra um prédio no Monte Alegre. Tirou de um bairro e levou pra outro, primeiro erro.
Dificuldades de acesso
Outro erro crasso e sem noção é que colocou a UBS em um prédio comercial, de representações de empresa etc e tal. O cidadão, ferrado, sofrendo, precisando de atendimento médico, vai ter que vir da Várzea, junto com o povo do Monte Alegre e pra adentrar no edifício precisa apresentar foto, certidão de nascimento, RG, bons antecedentes e o escambau. Uma vergonha!
Inalda e Silveira berraram
Os vereadores — a bocuda Inalda do Carmo (PSD) e o Alexandre Silveira (MDB) — já berraram na tribuna da casa do povo contra esse descalabro. Mas, parece que a secretária Zama botou botox nos zovidos e nada. E o prefeito da ponte aérea, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), que é médico? Largou de vez? Entrega logo pro Pavan, então!
Abrindo as asas?
Por escrevinhar sobre o ex-tudo, os linguarudos de plantão alardeiam que Pavan já teria aberto as asas antes do tempo e estaria dando pitacos em secretarias do prefeito da ponte aérea, Elcio Bisturi Kuhnen (MDB). Dizem que o homem anda mandando e desmandando e não obedece pra ver. Sério?!
“Podia ser até o Pavan!”
O Pai Atanásio é que trouxe essa história e em um momento de tranquilidade (o que é raro no véio), falou que acabou se cumprindo o que o prefeito falou pro socadinho escriba, alembrando que leu na coluna há muito tempo, frente às dificuldades de um candidato ao governo, lascou que “podia ser até o Pavan!” Realmente, Elcio falou isso pra este abelhudo escriba.
Piriquito não se conforma
Aliás, quem anda com a síndrome da cabeça inchada eleitoral é o homem pássaro Edson Piriquito (MDB), que não se conforma em ter perdido a eleição para o paço de Camboriú, porque faltou voto na urna e vive nas redes sociais mandando indiretas pra quem ganhou.
Fez campanha
Em 2022, a candidata a vereadora da capital da taxa de permanência e agonia, ops, taxa de preservação ambiental (TPA) Dani Elétrica, fez campanha fervorosa para Jorge Goetten para deputado federal, mas se voltou contra o aliado por discordar de suas pautas.
Só ela
Já como presidente do PL de Bombinhas, foi candidata a vereadora neste 2024, e buscou aproximação com as federais Carolina DeToni, Daniela Reinert e a estadual Ana Campagnolo — por conta de encontros das mulheres estaduais da sigla.
Merreca
E isto se tornou um privilégio pra Dani Elétrica, porque as demais pretendentes do Partido Liberal à casa do povo da capital do mergulho não participavam. Daí ela receber 40 mil reais e das outras duas só uma recebeu R$ 4 mil, ou seja, a merreca de 10% do que recebeu a chefona do partido em Bombinhas.
Vice participou
A Dani Elétrica repassou à vice-presidente do PL, Luane Tainá, R$ 16.500 (ou seja mais de 40% de tudo que recebeu) para cobrir gastos com locação do restaurante, além de gastos com serviços jurídicos, entre outros.
Se atentar
Por isso que é importante deputados federais ficarem atentos às suas indicações de repasses do fundo eleitoral, em cotas individuais, e não aos partidos, já que acabam não tendo influência na distribuição dos valores de forma equânime e como é gasto.