JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Evandro em BC ou Itajaí?!
Em Itajaí ou em BC?! A política pegou fogo com o buxixo envolvendo o nome do secretário estadual de Turismo, Evandro Neiva
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Governo velho
Pode até ser que a buraqueira do dia a dia na city pexêra faça algumas pessoas sentirem saudades do taliano Tarcisio Zanelatto (Progressistas) pilotando a secretaria de Obras, mas o anúncio do seu retorno ao posto pelo prefeito eleito Robison Coelho (PL) – em primeira mão durante entrevista para o nosso DIARINHO – já deixou muita gente encucada e se sentindo usada pregando uma renovação que não vai acontecer.
Cristão novo
O taliano, que de bobo não tem nada, sempre farejou eleições vitoriosas pra encostar os seus interesses. Ser o primeiro anúncio oficial do “novo governo” frustrou o grupo que caminha há tempos com o prefeito eleito, nunca viu o taliano pegando no pau da bandeira, e ainda está esperando Robison dizer o que vai sobrar pra quem roeu o osso junto com ele por quase uma década a fio. Eitcha!
Não custa lembrar
Não custa alembrar que, em 2012, Tarcisio se estrebuchou na reeleição do ex-homem dos galináceos Jandir Bellini (Progressistas), em 2016 abraçou o candidato da sucessão, o polido João Paulo Bastos Gama (hoje PT, na época PP) e em 2020 se camuflou no apoio à reeleição do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) se filiando no PDT da city. Enquanto isso, a tchurma de Coelho e da Anna Carolina (PSDB) na barca do DIARINHO...
Mais velharias
Enquanto a dupla RR ainda não sinaliza espaço pra gente nova ou pro povo que tomou pancada atrás de pancada com eles nas últimas eleições, circulam informações de outros nomes velhos para compor o governo novo.
De mala e cuia
A visceral Dulce Amaral (PL), que já foi de tudo um pouco nas hostes do barbudinho Volnei Morastoni, estaria com o passaporte carimbado para assumir a diretoria do Instituto de Previdência de Itajaí, o IPI.
Mais velharias 2
Como se não bastassem as fofocas locais sobre nomes velhos no governo da dupla RR, a mídia estadual ventilou, durante a ensolarada quarta-feira, que o secretário de Turismo da Santa & Bela Catarina, Evandro Neiva, deve perder o cargo para o pop star Fabrício Oliveira (PL).
Prêmio de consolação
É uma especulação desse troca-troca que pode elevar o prefeito das bochechas rosadas, mas o desgaste com o último pleito chamuscou e enfraqueceu Fabrício. Mas se for isso mesmo, como prêmio de consolação o Neiva deve ser nomeado secretário de Turismo da city pexêra, posto que já ocupou e atuou muito bem, faça-se justiça.
Neiva em BC?
A vinda pra city pexêra, porém, não é tão certa como falam. Ou é? Nos bastidores também cravam que o secretário de Estado teria acertado sua saída do governo do Estado pra comandar o Turismo da principal referência do turismo catarinense, que é Balneário Camboriú. Sério?!
Problemas internos
As mesmas fontes lascam que Neiva também teria alinhado sua saída com o próprio governador Jorginho Mello, pois o trabalho chegou ao limite de execução com uma equipe tão enxuta, sem falar de possíveis problemas internos com a secretária adjunta Catiane Seif, esposa do senador Jorge Seif, o zero meia (PL).
Tem entrega
A verdade é que tanto em Itajaí como em Balneário Camboriú ou até mesmo no governo da Santa & Bela, Neiva é um nome técnico, um profissional da área, que tem entrega e muito acrescenta pro desenvolvimento do setor. Não à toa a secretaria de Turismo é a segunda mais bem avaliada do governo Jorginho Mello (PL), segundo pesquisa do instituto Mapa.
Galega pira
Coço meu cocuruto devastado pelo tempo, minha pança e até minha buzanfa, e não chego a uma conclusão do que a minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina (PSDB), pensa disso tudo. Será que assiste de camarote, em silêncio? E o vice-prefeito eleito, o Robin, ops, Rubens Angioletti (PL) que sempre caceteou o lombo do Neiva?
Era politicagem?
Anna foi ferrenha opositora do Zanelatto e tem uma briga pessoal histórica e notória contra o Neiva. Será que tudo que ela dizia sobre ele e todas as denúncias e processos que promoveu contra a dupla não eram nada demais?
Porto seguro
Eu, se fosse a galega, me garantiria num porto seguro da presidência da piramidal pexêra para fazer o prefeito eleito voltar pra terra e alembrar de todo o passado que sofreu com a galera que hoje quer nomear com louvor.
Tudo do contra
A visceral Dulce que estava com Volnei e agora será premiada no novo governo (ou velho?) era uma tranca-rua, brecava tudo que era projeto de Coelho quando eram vereadores juntos; o taliano, quando o PP abraçou Robison em 2020, carcou pro PDT do Marcelo Saldré, ops, Sodré e o Evandro Neiva, também em 2020, coordenou a campanha do barbudinho Volnei Morastoni (MDB) contra Robison.
Vou me meter
Outro ponto de destaque da entrevista do prefeito eleito foi quando Coelho deixou claro que vai se meter na eleição da presidência da piramidal pexêra. São 110 a cada 100 prefeitos, governadores e presidentes da república que juram de pés juntinhos que não se metem em eleições internas do legislativo, mas 110 a cada 100 fazem o contrário. Robison, pelo menos, não mentiu e avisou que vai, sim, se meter.
Riscos grandes
A estratégia dos mandatários de dizerem que não se metem é pra não assumirem riscos desnecessários. Coelho, ao afirmar que vai interferir na eleição do legislativo, deixa claro que terá o seu preferido na disputa, o que pode melindrar outros nomes da sua base que também se acham legítimos para ocupar a presidência da piramidal. Já pensou, ter que escolher um e desagradar vários?
Haja cargos
Indo pro front na batalha pela presidência da piramidal pexêra, Robison compromete muitos cargos do seu governo com os vereadores da base. Isso porque todo e qualquer descontentamento será resolvido com cargos.
Espertos
Se as excelências excelentíssimas forem espertas, lançam seus nomes para a disputa da presidência e, preteridos e entristecidos por não terem sido escolhidos por Robison, se contentam com cargos de consolação.
Espaço voluntário
Em contato com o socadinho escriba, o vereador da Dubai City, Aldemar Bola Pereira (PSD), esclareceu que o projeto aprovado de sua autoria, em parceria com o rei da causa animal Cristiano dos Santos (PSD), não tem nada a ver com espaços no futuro governo. A matéria trata de funções voluntárias – não remuneradas – na comissão de transição entre governos.
Máquina vai ser enxugada, sim senhor!
Bola Pereira, representante-mor da Vila Real e adjacências, lembra que o PSD da city da praia alagada, digo, alargada, tem compromisso com a mudança e dará todo o respaldo para a prefeita eleita propor e aprovar a tão prometida reforma administrativa, com a diminuição de cargos, extinção de secretarias, revisão de contratos, cortes de aluguéis e outros ajustes para arrumar a casa. Então tá!
Pura maldade
“Ao ajustarmos a Lei da transição estamos adequando sua atuação frente à nova realidade do governo. Querer confundir as pessoas, criando cortina de fumaça e fake news sobre um tema tão importante, só pode ser discurso de quem tem medo de que haja uma transição totalmente transparente também nestas áreas, e especialmente na Emasa”, lascou o vereador reeleito.
Garantiu a boquinha
O defunto nem esfriou, mas o homem já arranjou uma vaguinha na Assembleia Legislativa. O ex-prefeito de Penha, Evandro Eredes (PSD), derrotado nas eleições do dia 6 de outubro, foi contratado como assessor parlamentar do deputado com voz de locutor-sorridente, Napoleão Bernardes (PSD), na Leléia na capital manezinha. Pai Atanásio sempre vaticina que: “os seus se cheiram”.
Reapreciar
O nome do Vando já aparece na relação de comissionados especiais para receber mensalmente a bagatela de R$ 5.600,00. Cabe frisar que Evandro ainda possui no Tribunal de Contas do Estado um processo para reapreciar suas contas rejeitadas em 2016, quando estava à frente da prefa da capital do marisco.
Vai e volta
O processo, que segue com parecer para rejeição, foi colocado e retirado da pauta do Tribunal de Contas uma pá de vezes, segundo os bocas de caçapa, por conta da influência política do partido na alta cúpula do Tribunalão. O processo voltou a ser pautado e agora tem o dia 30 deste sagrado mês de outubro como previsão de votação. Será?
Van Van
Se mantida, a rejeição poderá tornar o ex-gestor inelegível por oito anos. Isso porque as contas ainda passarão pela análise da casa do povo da mariscolândia, que tem a caneta cheia de tinta para aniquilar ou reavivar o Van Van, apelido que ganhou na última eleição. Será que teremos um político de estimação?
Tá de zóio
A minha ex-musa BBB, a Dom Quichata Anna Carolina, foi apurar mais a fundo a denúncia feita pela rádio Band FM de que a secretária de Assistência Social, Neusa Girardi, supostamente teria comprado votos do povão distribuindo o cartão emergencial.
Ainda maior
Anna acabou descobrindo que o rolo pode ser ainda maior! Várias pessoas que não tinham direito receberam o cartão, algumas receberam mais de um e terceirizados da secretaria também receberam o benefício que, diga-se de passagem, é eventual.
Suspeito
A galega Anna também constatou que em anos eleitorais aumentou o número de emissão desses cartões, o que é bastante suspeito, e que servidores com cargo de comissão não cumpriam horário na secretaria.
Ajuda?
Conforme Anna, a Neusa Girardi pode ter tido a ajuda de servidores da secretaria de Assistência Social, que são responsáveis por inserir dados no sistema e avaliar os beneficiários. Também pode ter havido até prática de peculato pelo marido de Neusa, que na época ocupava o cargo de secretário e autorizou a entrega desses cartões.
Choveram denúncias
Após minha musa bocuda escancarar nas redes sociais o que tinha acontecido, recebeu diversos comentários de moradores denunciando que aguardavam há meses o cartão e que nunca haviam recebido o benefício, mesmo tendo direito. Também recebeu em seu gabinete diversas pessoas fazendo denúncias gravíssimas, as quais Anna já incluiu em denúncia ao MP que corre em sigilo.
A mais votada
Anna Carolina tem muitos defeitos, mas uma coisa ela faz bem: fiscalizar. E o resultado veio nas urnas, com a votação expressiva que a reelegeu como a mais votada. Daí ver candidata utilizando recursos públicos para supostamente comprar votos, é muita “fuleragem” classificou a vereadora durante fala na piramidal, postada em suas redes sociais.
Em tempo
Na semana passada, curiosamente, a secretaria Neusa Girardi e seu marido, o ex-secretário Pedro Girardi, deram um rasante na choupana e, informalmente, comentaram sobre essa denúncia da Band FM, negando todas as irregularidades.
Ai, Jesus!
O medo, receio, estresse e ansiedade rondam cargos do primeiro governo do prefeito reeleito Liba Top, ops, Fronza (PSD). O “Ai Jisus!’ é porque vozes palacianas avisam que o alcaide e seu vice, bem aventurado, devem promover uma limpa e renovar uma pá de nomes que estão encostados, digo, nomeados durante este mandato. Ai, ai, ai qui dor!
Véio ficou fulo
O Pai Atanásio ficou fulo da vida ao saber pela mídia estadual que o alcaide rei do pop star, Fabrício Oliveira, poderia assumir a secretaria de Turismo do Estado, lembrou que o governador Jorginho Mello (PL) não interveio na briga entre Fabrício e o deputado estadual, o Sapatinho Carlos Humberto (PL), e que ao aceitar as condições para bancar um nome a prefeito Fabrício também entendia dos riscos que isso poderia ter.
Sem clima
O véio rabugento, o Pai Atanásio, garantiu para este articulista que não tem clima nenhum para o prefeito Fabrício continuar no PL e que o alcaide pode procurar em breve outra sigla, se quiser alçar voos mais altos em 2026.
Feitiço contra o feiticeiro
Atanásio afirma que a derrota na Dubai Maravilha deixou uma marca no partido que só o tempo poderá apagar. Agora, Fabrício que não aceitava Carlos Humberto como candidato pode ter o deputado tentando melar a indicação de Fabrício para o Turismo.
Indigestão
Os primeiros nomes anunciados no alto escalão da minha ex-musa da confusão, a prefeita eleita Juliana Pavan (PSD), não trazem nenhuma novidade, a não ser o Leandro Índio. O restante do time já esteve em outros governos e marca presença no governo de Juliana; nomes como Carlos Humberto, o Biden de BC e o melhor do melhor do mundo, Auri Pavoni, não foram bem aceitos nos bastidores.
Investimento
E há quem insinue que Auri pagou R$ 50 mil pela vaga, digo, pelo cargo, valor investido, digo, doado à campanha de Juliana pelo empresário da construção civil que, em Itajaí, não vai deixar saudades de sua gestão no governo do prefeito barbudinho Volnei Morastoni.
Só fez merda
O melhor do melhor do mundo foi assessor especial do prefeito Volnei e secretário de Planejamento, onde promoveu uma derrubada de árvores centenárias de uma das principais avenidas da city pexêra, em uma obra desnecessária e sem sentido.
Ajudou a afundar
E ganhava pra fazer essas obras terríveis, mas o triste do melhor do que todos juntos não espirrou um puta tostão na campanha do então candidato a prefeito da continuidade e do Volnei, o deputado federal Carlos Chiodini, o Xoxodine (MDB). Não doou nada para o candidato que ficou em terceiro, o que demonstra que Auri também ajudou que o governo do Volnei afundasse de vez.
Nem te ligo
Comenta-se nos corredores que após pedidos familiares pra que os cargos que seriam da ex-toda poderosa assessora especial do prefeito barbudinho Volnei Morastoni (MDB), a ex-candidata a vereadora dra. Paula Bernardes, o procurador-geral Gaspar Laus anda com a pastinha com os nomes e cargos, mas nada de exonerar. Por que será, hein?
Queimou a largada
Outra situação que viceja nos bastidores é que dra. Paula que se autodenominou como ‘melhor quadro do governo Volnei’ ao retornar ao cargo e ser exonerada menos de 48h depois, queimou a ‘largada’ de ocupar um cargo no governo do prefeito eleito Robison, ou que algum vereador fosse convidado pra que ela ocupasse uma cadeira. Paula deve enfrentar a comissão de ética do PL pexêro.
Queimou a largada 2
Outro que ‘queimou a largada’ foi o presidente do Agir pexêro e cargão na piramidal casa do povo, Jorge Negão, que esticou as pernas em duas canoas durante toda a campanha e, no final, dividiu a sigla, levando alguns candidatos da sigla para o lado do sancho pança, Osmar Teixeira (PSD), o guri do povo. Sinalização do novo governo é que fechou as portas. Oh, dor!