Coluna Acontece SC
Por Ewaldo Willerding - ewaldo.willerding@gmail.com
Ewaldo Willerding é jornalista formando pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atua há 36 anos na imprensa de Florianópolis
Segurança nas eleições
As forças de segurança pública definiram a estratégia para as eleições municipais de 6 de outubro. Patrulhamento ostensivo por parte da Polícia Militar, com ativação da sala de situação da corporação e mobilização do efetivo no estado, além dos 620 alunos soldados em formação e os 300 sargentos que realizam curso. As delegacias de Polícia Civil estarão abertas em horário de expediente normal no domingo. A Polícia Científica terá foco no combate às deepfakes e celeridade nas análises. Bombeiros também estarão de plantão. A ordem é apoio total à Justiça Eleitoral. O objetivo é manter a ordem e garantir um pleito seguro, tentando evitar ao máximo as intercorrências. Mais uma vez SC não terá Lei Seca, não haverá medida de restrições ao consumo e à venda de bebidas alcoólicas.
Fora do ar
Atendendo ao pedido da Promotoria Eleitoral da 69ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Campo Erê, Palma Sola, São Bernardino e Saltinho, no Oeste de SC, a Meta, empresa responsável por Instagram e Facebook, retirou do ar um perfil que estava disseminando fake news, inclusive vídeos modificados por meio de inteligência artificial. É a primeira ação concreta da força-tarefa que combate este tipo de irregularidade eleitoral.
Salvaro
O clima político em Criciúma está ainda mais quente, após a soltura do prefeito afastado Clésio Salvaro. Mesmo sem poder retornar ao cargo, estar proibido de dar entrevista e de participar de comícios, a simples presença próxima ao candidato Vaguinho Espíndola (PSD) já é o suficiente para deixar o resultado em aberto, apesar da força de Ricardo Guidi (PL). O pleito no maior colégio eleitoral do Sul de SC promete ser histórico.
Biometria
O TRE-SC informa que no estado o cadastramento biométrico atingiu 4.826.877 dos eleitores e eleitoras, o que equivale a 85,57% do eleitorado catarinense. No total, 2.495.093 são mulheres e 2.331.784 são homens. A identificação biométrica ajuda a reduzir fraudes, pois evita que uma pessoa vote no lugar de outra, auxilia na verificação de registros duplicados no cadastro eleitoral e torna o processo de identificação mais célere.
Fetrancesc
O empresário de Concórdia, mas com empresa tanto no oeste como em Itajaí, Dagnor Roberto Schneider, foi reconduzido ao cargo de presidente da Federação das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Santa Catarina (Fetrancesc). A nova diretoria tomará posse no dia 4 de outubro, em solenidade na Arena Opus, em São José. Riberto Lima segue como 1º vice e Ivalberto Tozzo, como 2º vice. Nas demais funções de diretoria houve renovação de 50% dos representantes.