JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Durante o finde chuvoso e friorento, a tchurma meteu os zóios no site da dona justa eleitoral e ficou espantada com a dinheirama de dinheiro público que pingou na campanha do PL da city pexêra. Tanto Robison Coelho (PL), e Robin, ops Rubens Angioletti (PL), quanto os candidatos a vereadores da sigla receberam PIX generosos do dinheiro do Fundão Eleitoral. Pensa na ciumeira.
Preferidinhos?
Pior que a ciumeira não ficou restrita apenas aos candidatos dos outros partidos da coligação de Robison e Robin, ops, Rubens, que estão, até agora, a pão e água. Mesmo com a bênção do fundão na conta, a comparação dos valores entre os próprios candidatos do PL gerou uma baita treta interna. Ficou evidente que os preferidinhos não são os candidatos bolsonaristas raízes, mas sim os que jogam a política local.
Tropa dos 120
Três abençoados candidatos a vereadores tiveram a sorte do PL olhar pros seus belíssimos olhos e, quando piscaram, caiu um pix de 120 mil na conta de cada um. A escolha dos preferidinhos do Robison e Robin não contemplou nenhum bolsonarista puro sangue, mas sim nomes que fazem política tradicional do toma lá, dá cá, do puxa saquismo ou dos cargos, até mil cargos, se necessário.
Tropa dos 120 (2)
A surpresa que não é mais novidade pra ninguém é a poderosa Dra. Paula Bernardo (PL), que ainda mantém inúmeros cargos no atual governo, figura na lista dos bests de Robison e Robin, ops Rubens, levando 120 mil reales do Fundão pra campanha. Só alegria!
Tropa dos 120 (3)
Sem surpresa nenhuma também, o preferidão de Robison, o entisicado Fernando Pegorini (PL), abocanhou 120 pilas. Pra fechar a lista tríplice dos abençoados, o homem dos mil cargos, Murilo Pereira (PL).
Tropa do cinquentinha
Pelas informações prestadas no site da dona Justa Eleitoral, a tropa do cinquentinha misturou nomes da política tradicional com os bolsonaristas raízes. Receberam cinquenta mil os sortudos da Dulce Amaral (PL), João do Moreia (PL), Tocha (PL), Pedrão da Celesc (PL), Sônia dos Bairros (PL) e os amigos do mito Victor Nascimento (PL) e a famosa Doutora Pix, a Liliane Fontenele (PL).
Chupando dedo
Por enquanto, até agora, pelas informações lançadas nas prestações de contas parciais, ficaram chupando dedo e sem fundão eleitoral aquela tchurma que tem em todos os partidos, os fazedores de escada pros outros subirem e pagarem de bonito. Nessa lista de azarados, nomes como o eterno candidato Gilberto Placas (PL), o Calinho Bombeiro (PL), Claudinho do Estacionamento (PL) e o polêmico Kiki do Peixe (PL).
Ainda pode cair
Se a tchurma que faz escada não receber nada mesmo, ou se as informações ainda não tiverem sido prestadas para Dona Justa, o derrame de dinheiro público nas contas do PL da city chega perto de 3 milhões de reais. A dupla RR abocanhou sozinha quase 2 milhões no PIX do suado pagador de impostos. Ainda pode cair mais, já que pra colocar na cola pro povo pagar a conta, político nenhum faz cerimônia.
Língua é o chicote
Teve quem alembrou este pançudinho que tanto Robison, quando Robin, ops, Rubens, sempre criticaram o uso do fundão eleitoral nas campanhas. A dupla DD demagogo 1 e demagogo 2, ops, a dupla RR, nos idos da pandemia, queria que não houvesse dinheiro de fundão nas campanhas eleitorais. Será que agora os problemas do povo acabaram e faz bem usar 3 milhões assim, numa tacada só?
Falando em demagogia
Falando em demagogia, a dupla DD, ops, RR, que adora pregar que são a favor da liberdade, tentou de todas as formas censurar pesquisa eleitoral que o DIARINHO contratou, dentro de toda a formalidade da lei.
Medo da verdade
O jurídico do Partido Liberal conseguiu brecar a publicação da pesquisa através de uma liminar, mas o próprio juiz da liminar voltou atrrás e reconheceu que tava tudo certinho. Falta de coerência ou medo da verdade?
A verdade vos libertará!
Apesar da tentativa na dona justa de censurar, digo, brecar a pesquisa encomendada pelo DIARINHO, mesmo antes que os números fossem divulgados pelo instituto, mostrando o momento eleitoral que se vivencia na city pexêra, a amostragem vai ser publicada esta semana. Quando? Nem o colunista sabe...
Fica esperto
Provavelmente na edição desta terça ou quarta-feira, os números serão conhecidos e o leitor e eleitor, terá conhecimento, volto a dizer do ‘momento eleitoral’. Então já sabe, né, corre no seu ponto de venda preferido ou fique de zóio no DIARINHO. NET.
O corre na Dubai
Para o bem e para o mal, o último sábado (de tempo carrancudo) foi o dia do 22 para a campanha do Fabrício da Shopee, Peeter Grando (PL), que promoveu mais uma caminhada gigante, dessa vez nos bairros da Barra e São Judas, na Dubai brasileira. A galera, além de grande, estava motivada, consideraram os liberais.
Ju, a musa
A minha musa da confusão Juliana Pavan (PSD), também, movimentou as ruas da Dubai brasileira com uma grande caminhada nos bairros Iate Clube e Vila Real e seu povo teve um motivo a mais pra ficar animados.
Pesquisa
Afinal, caminhadas à parte, o que movimentou o mundo político da city da praia alagada, digo, alargada, foi a pesquisa do Instituto Eficaz, divulgada no jornal que todo mundo lê, até quem diz que não.
O Peeter da Shopee
Há exatos 22 dias para a eleição, saiu pesquisa encomendada pelo DIARINHO nosso de cada dia apontando outro 22: o da diferença de 22 pontos entre Peeter da Shopee (PL), e a intisicada musa da confusão Juliana Pavan (PSD) que lidera a corrida à mais estofada cadeira dos altos da Dinamarca.
43 a 21
Na pesquisa divulgada pelo DIARINHO no sábado, na estimulada Juliana aparece com 43,2% das intenções de voto, contra 21,5% de Peeter. Marisa Zanoni (PT), aparece com 11,4%. Mané Meirinho, ops, André (PP), com 7,1%, e na rabeira, digo, lanterninhas em punho, tecnicamente empatados, Lucas Esgotado, ops, Gotardo (Novo) e o dublê de novela mexicana, Claudir Maciel (PSB), com 5,1% das intenções de votos.
Precisa mais pesquisa
Como já escrevinhei outro dia, ninguém irá brigar com números aqui na coluna. Mas precisa mais pesquisa, porque há uma contradição de números em relação a outras pesquisas registradas, que já apontaram, inclusive, que a diferença entre Grando e Pavan era de 10%. E isso num intervalo de tempo curto, em que não ocorreu nenhuma fato novo que explique a diferença crescente, diga-se de passagem.
De zoio
O que mais me chamou atenção nesta última pesquisa foi: 1) a alta rejeição do Fabrício da Shopee (27,2%); e, 2) Peeter ter praticamente o mesmo número de intenção de voto na pesquisa espontânea e na estimulada (20,6 e 21,5%, respectivamente). As duas coisas achei estranhas, mas representam o momento eleitoral que se vive. Não é isso?
10 pontos
Porque se compararmos os números do Peeter com os da musa da confusão Ju Pavan, o Fabrício da Shopee só cresce 1 ponto da espontânea para a estimulada. Já Juliana cresce mais de 10 pontos (de 32,2 para 43,2%)… Pode acontecer? Claro que pode.
Rejeição
Da mesma forma, me chamou a atenção a rejeição alta de Peeter, já que seu mentor, o prefeito das bochechas rosadas, Fabrício Oliveira, goza de uma aprovação recorde de 83% do eleitorado. Pode acontecer? Pode. Mas é estranho ou o pop star não transfere todo seu potencial eleitoral? Enfim. Precisamos mais pesquisas para entender o que está acontecendo.
No mais
No mais, a pesquisa também diz que quase 40% do eleitorado da Dubai brasileira ainda pode mudar de opinião, o que é um universo considerável, e que deixa a eleição em aberto, pelo menos na minha avaliação. Ou não? E você? O que acha?
Nadar de vergonha?
Essa eleição tá virada em alho, hein? O candidato a vereador de Itajaí, Leandro Luy Peixoto, o Leandro do Nadar (MDB), utilizou-se da escola básica Antônio Ramos, em Cordeiros. O candidato feriu a legislação eleitoral ao gravar na escola, com a participação de uma professora e sendo quem teria gravado as cenas do educandário e até de crianças, teria sido (pasmem!), a diretora da escola.
Pracabá!
Os linguarudos de plantão detonam que além da diretora permitir tal absurdo, a presidente do Conselho Escolar, estaria presente, durante a graça, ops, gravação e fez cara de paisagem. Se acham donos da escola? Usam da estrutura, inclusive, com imagens de crianças/estudantes!
Queridinho das costas quentes?
Ou será que por conta do candidato Leandro do Nadar ser do partido do atual governo, a diretora ser indicação da poderosa Ivana, e protegido do vereador licenciado e desaparecido secretário de Turismo de Itajaí, o ex-barbudinho júnior Thiago Morastoni, phode tudo?
Coordenador contratou!
Por comentar sobre as benditas, saudadas, amadas e odiadas pesquisas, tem uma do Instituto Mapa que deve ser divulgada esta semana na capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, Camboriú, com os números do atual momento da eleição, na cidade-mãe.
Surreal!
A amostragem foi contratada pelo coordenador de campanha do ex-tudo, candidato a prefeito Leonel Pavan (PSD), o Alexandre de Souza Metzer, conhecido como Cold, que é ao mesmo tempo diretor do site onde vai ser publicada pesquisa. Surreal! E há quem alardeie que o referido site não tem condições de bancar os quase 20 mil da pesquisa. Sério?!
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.