JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Dupla dinâmica no debate
Enquanto isso, no debate...
Esquentou
O debate promovido pela NDTV em suas plataformas digitais finalmente começou a esquentar a campanha eleitoral na city pexêra. A tchurma dos candidatos andava meio entocada, talvez pelo frio ou pela ausência da grana do fundão que ainda não pingou, preferindo viralizar memes nos zaps da vida do que debater frente a frente. No primeiro pega pra capar, vantagem pro Sancho Pança Osmar Teixeira (PSD).
Escolha infeliz
Robison Coelho (PL), o parceiro do Robin, ops, Rubens Angioletti (PL), foi infeliz na única oportunidade que lhe sobrou para fazer uma pergunta direta, contundente e com tema livre, pro Guri do Povo.
Questionar
Fingindo demência e ignorando que o seu partido ainda tem uma montoeira de cargos no governo do barbudinho Volnei Morastoni (MDB), Coelho quis questionar Osmar sobre sua passagem pela base governista, lá em 2017.
Usou a Assembleia
O Sancho Pança se saiu bem na resposta e, sem citar nomes, alembrou Coelho que pessoas poderosas e influentes com o barbudinho Volnei Morastoni estão agarradas na sua sacaria. Robison mordeu a chumbada.
Não usa
E engolindo a chumbada, com nervosismo aparente, Robison trouxe o nome pro debate colocando a filiação da poderosa doutora Paula Bernardo (PL) na conta da Assembleia de Deus. Jogando em casa, Osmar sugeriu que Robison não usasse o nome da igreja.
Coincidência
Coincidentemente, na coluna do JotaCê de sexta-feira, que já estava fechada quando o debate acontecia, este pançudinho estampou que a própria dra. Paula soprou que sua filiação foi através do deputado federal Jorge Goetten (PL) com o barbudinho, desmentindo por tabela a fala de Coelho de que foi a Assembleia de Deus quem pediu a filiação da poderosa. Pensa na alegria dos disseminadores da discórdia.
Dia 22
Robison, também na sua mensagem, convidou o povo pra no dia 22 de outubro votar 22... E o candidato Carlos Chiodini, o Xoxodine (MDB), revelou no debate que foi admoestado ao chegar no morro da Cruz por apoiadores de outras siglas, chamando-o de ‘forasteiro’. “Se for eleito, todos, nativos ou quem escolher viver em Itajaí, serão respeitados e bem-vindos”, falou Xoxodine.
Pesquisa Mapa
O Blog do JC desta sexta-feira divulgou que teve quem levantasse suspeição sobre como foi feita a divulgação da pesquisa do Instituto Mapa, contratada pela rádio Camboriú, e que deu ampla vantagem à musa da confusão, a filhota do ex-tudo Juliana Pavan (PSD) na corrida à principal cadeira do paço dos altos da Dinamarca, na Dubai City.
Falou
Ventilou-se que o veterano radialista Elias não teria falado na ‘latinha’ da rádio sobre a pesquisa, e ignorado. Em contato com o socadinho escriba, o boa praça Elias Silveira garante que comentou no microfone da rádio Camboriú, antes da propaganda eleitoral obrigatória, e depois falou pelos cotovelos sobre a bendita amostragem.
Divulgação tímida
O problema é que a transmissão não é encontrada nem no site da emissora, nem nas redes sociais e nem nada... A última transmissão é do dia 29 de agosto. Eu daria ampla cobertura, divulgaria pra todo lado. Ou seja, além de falar no programa, estaria nas redes sociais da emissora e no site. O que não aconteceu...
Sextou com pesquisa
A pesquisa do Instituto Mapa cravou a intisicada Juliana Pavan (PSD) na frente com 43,6% das intenções de voto, Peeter Grando (PL) vem em segundo com 28,3% e mais pra trás, o Mané, ops, André Meirinho (PP) com 7,9%; a vermelhinha Mariza Zanoni (PT) com 6,7%; Lucas Esgotado, ops, Gotardo (Novo) com 5,9%, e o dublê de novela mexicana, Claudir Maciel (PSB), na lanterna com 1,2%.
Descrença
O resultado apresentado foi o assunto de sexta na Maravilha do Atlântico, com os seguidores de Peeter, o Fabrício da Shopee (PL), desqualificando a pesquisa por ter sido feita com número pequeno de entrevistados, 406, e com números muito diferentes, segundo dizem, das enquetes internas, aquelas que são que nem cabeça de bacalhau, que todo mundo sabe que existe, mas que nunca ninguém viu.
Rejeição?
Essas famosas enquetes internas, purexemplo, dizem os bocudos, sempre apontaram Peeter com pouquíssima rejeição. Já na pesquisa Mapa ele é o mais rejeitado, com 26,8%. Apontam também a diferença entre a aprovação do governo Fabrício, tida pelos liberais como enorme, acima dos 80% nas enquetes internas, mas que na pesquisa Mapa, fica em 51%... Hummm...
Colados?
O peeterlianos usaram a sexta-feira para espernear por conta dessas diferenças. Para eles, o Fabrício da Shopee está, pelo menos, colado na intisicada Pavan. Mas eu é que não vou brigar com números de pesquisas.
Vai pesquisa, ai!
Mesmo porque tem outra pesquisa registrada na Dubai brasileira vindo aí, dizem que já neste final de semana. E, com certeza, outras virão até o próximo dia 6 de outubro. Então é esperar pra ver. Ai qui dor....
Reconhece
Até o Rogério da Desequilíbrios, ops, Equilíbrios, candidato à prefa de Navega City pelo PL, reconhece que o governo do prefeito Liba Top, ops, Fronza (PSD), é bem visto pela população. Prova disso é que ele anda pedindo voto no interior se apresentando como prefeito. Mas engana o povão, dizendo que o número para “reeleger” é o dele. Está faltando óleo de peroba para tanta cara de pau.
Não
Outro vídeo do Rogério da Desequilíbrios, ops, Equilíbrios, garante – com os pés juntinhos – que sempre morou em terras dengo-dengo, quando a informação que se tem é que o empresário, até pouco tempo, residia na city da praia alagada, digo, alargada.
Peso nas costas
A campanha do homem pássaro, Edson Piriquito (MDB), em Camboriú, não decola. O Pirica, além de ter que carregar o atual prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB) nas costas, com uma tremenda rejeição, ainda não tem recursos pra que o seu voo rumo ao paço de pedra aconteça. Oh, dor! Oh, vida!
Desmotivados
Essa amargura da campanha do Pirica, tendo que carregar e às vezes esconder o prefeito viajão, ops, Elcio, também tem desmotivado os candidatos a vereador, que malemale têm material de campanha. Tipo, alguns milhares de santinhos e olhe lá... São lágrimas de dar dó...
Elcio da ponte aérea
Há quem diga que o prefeito Elcio superou o ex-prefeito de Piçarras, Leonel Martins (PSDB), que durante o seu mandato viajava de montão. Não podia ver uma escada de avião que já ia subindo. O prefeito de Camboriú, o Elcio, durante seu mandato, segundo os linguarudos de plantão, era mais fácil encontrar com ele na ponte aérea do que no paço de pedra. Arreda, raça de infelizes!
Tenaz
O deputado estadual mais sorridente do sul do mundo, o sapatinho Carlos Humberto (PL), que andava mais sumido que cola Tenaz, reapareceu nas redes sociais comentando que o ‘candidato inventado’ do Partido Liberal de BC tem mais rejeição do que o PT. E endereçou sua fala ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
2026 é logo ali
Interessante que o sapatinho Carlos Humberto sisqueceu de marcar o Bolsonaro, quando da sua reeleição, ele disse que o vice-presidente general Mourão deveria ser o candidato a presidente e o mito deveria renunciar. Bom, 2026 tá chegando...
Levaram
A bandidagem alvissareira que por aqui campeia não perdoa nem os candidatos a vereador da city pexêra. Os três wind banners de mais de 2,5 metros que ficavam na frente do comitê do Pedro Molleri, o Pedrão da Celesc (PL), foram surrupiados em plena luz do dia, na Vila Operária.
Caderno
O tradicional caderno da 16ª Gororoba do JC, o maior encontro das galáxias que aconteceu no último dia 31 de agosto na sociedade Fazenda da praia Brava, em Itajaí, estará encartado na edição de segunda-feira do jornal que todo mundo lê, até quem diz que não, o DIARINHO. Corra e reserve seu exemplar no seu ponto de venda preferido.
Ausente
O governador Little Jorginho Mello (PL) tem estado um pouco distante da eleição na Dubai Maravilha. Há quem diga que o governador não quer participar para não estimular ainda mais o racha interno no partido.
JR
Por outro lado, também pode ser analisado o fato de que numa eventual vitória da musa da confusão Juliana Pavan na city da praia alagada, digo, alargada, o candidato natural para o governo da Santa & Bela em 2026, em uma das cidades mais importantes do estado, será o prefeito de Chapecó, o João Rodrigues (PSD).
Palanque
Há também de ser analisado que em uma eventual vitória de Peeter Grando, o Fabrício da Shopee, o mandatário-mor da Santa & Bela Catarina, Jorginho, se fortalece e ganha palanque na vitrine política eleitoral de SC, que é a Maravilha do Atlântico.
Fortalecido
E quem sairia mais fortalecido ainda seria o alcaide pop star, Fabrício Oliveira (PL) que, em tese, estaria derrotando de uma só vez o que restou da família Pavan e o deputado sapatinho Carlos Humberto, duas forças políticas que tiveram que se unir para tentar derrubar, digo vencer o Fabrício.
Apagado
Aliás, o sapatinho voltou a dar as caras, digo, os pitacos na internet – Carlos Humberto (PL) andava mais apagado que quadro de pintura de criança.
Conveniente
O CH que volta e meia some das redes e ressurge quando lhe é conveniente, dificulta a sua comunicação e a credibilidade com o eleitorado. Isso quando não está em viagens ou cruzeiros pelo mundo, passando mais de um mês fora, onde nem sinal de internet pega para manter o diálogo com os seus eleitores.
Alertando
Esta semana, o sapatinho, digo, Carlos Humberto – que calado é um poeta –, ressurgiu da folga, digo, da trégua que tinha dado nas redes em apoio à musa da confusão, marcando, digo, alertando até o ex-presidente Bolsonaro em um post, onde coloca que o candidato do PL tem mais rejeição do que a candidata do PT, Marisa Zanoni.
Eterno
Carlos até parece que se sisqueceu que ele mesmo fez um post pedindo a renúncia do presidente Bolsonaro para que o seu vice-presidente, na época, o general Mourão, tomasse as rédeas para o “bem do Brasil”. O deputado apagou o post, mas o print é eterno e circula com força a cada vez que Carlos abre a boca. Ai, ai, ai ki dor!
Não representa
Se existe uma direita original, digo, verdadeira, na Maravilha, certamente Carlos não faz parte dessa representatividade, pois além de apoiar a principal adversária eleitoral do seu partido, Carlos Humberto não tem pedido voto para nenhum vereador do PL.
Zero
O CH só pedincha votos pro Democracia Cristã, sigla que seu pai e dublê de coronel, Carlos Biden (pai), manda e desmanda, apesar de não ter coragem de ter colocado o seu nome à disposição e firmado a sua candidatura para prefeito, porque suas chances eram próximas de zero.