Colunas


O novo Plano Diretor de Itajaí só tem vencedores


(FOTO: DIVULGAÇÃO CVI)


O projeto de atualização do plano diretor de Itajaí não é um jogo com vencedores e perdedores. Só há ganhadores!

Boa parte das novidades se relacionam ao meio ambiente. Há parques e áreas de preservação sendo criados de forma a garantir a sua preservação de fato, os valores das outorgas reservam um percentual para o meio ambiente, são criados corredores ecológicos, áreas de atenuação paisagística e proteções aos mananciais.  Foi assegurada a conservação das áreas acima das cotas 20 e 40, mas agora se admite, por exemplo, pousadas e casas de idosos nessas áreas.

As alturas dos prédios não podem mais subir com a compra das outorgas. Em lugares estratégicos, os gabaritos serão bem mais baixos do que os atuais, como nas orlas da Praia Brava Norte e Cabeçudas – esta tratada como paisagem cultural de Itajaí.

O centro da cidade é visto como polo regional de comércio e serviços e toda a área central deve ser fortalecida, inclusive o Patrimônio Histórico, que a depender de uma das emendas, também poderá contar com um percentual das outorgas.

Todas as decisões judiciais sobre o tema foram incorporadas à nova legislação. O custo da outorga cresce e beneficia o município nos diversos setores da cidade e nos diferentes campos de atividades.

Bairros como São Roque, Espinheiros, Rio do Meio e Canhanduba tiveram atendidas suas reivindicações apresentadas nas últimas audiências, integrando-se de forma mais profunda com o perímetro urbano. Por outro lado, a Colônia Japonesa preserva a sua condição de área agrícola e de produção de hortifrutigranjeiros, reivindicação da comunidade também atendida.

Os distritos rurais, todos, passam a um novo patamar de urbanidade, até hoje negado a milhares de itajaienses. A vitalidade econômica do porto, da logística e da atividade industrial  foi reforçada por zoneamentos que contemplam a margem do Itajaí-Açu, da BR-101 e das rodovias Antônio Heil e Jorge Lacerda.

No aspecto metropolitano, a conurbação com Balneário Camboriú foi fortalecida, assim como a urbanidade do Limoeiro e o modelo preconizado para os adensamentos, ao longo dos eixos estruturais.

As novidades se somam aos atributos de cada um dos bairros e setores da cidade: a rigor, não há nenhum setor econômico  que venha a ser privilegiado pelo processo.

O processo foi criado por determinação do prefeito Volnei Morastoni que acompanhou o seu desenvolvimento e esteve sempre atento aos seus resultados. Foi acolhido de forma aberta, cordial e cidadã pelo presidente da Câmara, Marcelo Werner. Recepcionado no Poder Legislativo no dia 9 de novembro de 2023, no dia 4 de dezembro foi realizada Oficina de Debates entre Vereadores e Técnicos do Município. Entre dezembro e fevereiro a Câmara Municipal coordenou mais duas Audiências Públicas que se somaram as outras 11 realizadas pelo Executivo por indicação do Ministério Público do Estado de Santa Catarina.

O processo, depois de seis anos de trabalho, dezenas de reuniões, encontros e estudos técnicos, chega ao seu final com menos polêmicas do que quando começou. Ainda há opiniões divergentes, mas são pontuais e as últimas audiências foram muito mais tranquilas do que as primeiras.

Diante dos questionamentos recentes, o Poder Judiciário agiu prontamente, e de forma veemente, com firmeza e serenidade, restabeleceu a razoabilidade que o processo precisava para chegar ao seu termo final. O município vai manter sua postura de procurar as partes para corrigir incompreensões e tornar ainda mais convergentes as ações em prol do futuro da cidade. 

* Arquiteto e Urbanista;  Coordenador técnico da revisão do Plano Diretor de Itajaí

 

 

Boa parte das novidades se relacionam ao meio ambiente. Há parques e áreas de preservação sendo criados, os valores das outorgas reservam um percentual para o meio ambiente, são criados corredores ecológicos, áreas de atenuação paisagística e proteções aos mananciais”


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha da regulamentação dos ciclomotores?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

Como a trama de Jair e Eduardo com os EUA levou ao indiciamento da PF

Lei Magnitsky

Como a trama de Jair e Eduardo com os EUA levou ao indiciamento da PF

Bolsonaristas fazem campanha online contra PL de proteção infantil nas redes

PL 2628

Bolsonaristas fazem campanha online contra PL de proteção infantil nas redes

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Varginha

Executar suspeitos com ‘tiro nas costas’ é ‘legítima defesa preventiva’, diz MPF

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

“Macho para quem?”

Companheiros são maioria entre agressores de mulheres indígenas no MA

Nova via de Belém que não nasceu com COP30

Avenida Liberdade

Nova via de Belém que não nasceu com COP30



Colunistas

Impactos da reforma tributária no setor de imóveis

De Olho no Fisco

Impactos da reforma tributária no setor de imóveis

Sem teto

Charge do Dia

Sem teto

Transição Energética

Coluna Esplanada

Transição Energética

Carlos Bolsonaro só ouve aplausos

Coluna Acontece SC

Carlos Bolsonaro só ouve aplausos

Turma de Navega na Gororoba

JotaCê

Turma de Navega na Gororoba




Blogs

Canal 3 Expo 2025 revive a experiência das locadoras dos anos 1980

A bordo do esporte

Canal 3 Expo 2025 revive a experiência das locadoras dos anos 1980

Festival na Brava

Blog da Jackie

Festival na Brava






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.