JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Renato Cruz pode ser a terceira via
O socadinho escriba bateu um rango com o pré-candidato a prefeito de Camboriú, Renato Cruz (presidente do Camboriú Futebol Clube), e seu pai, o vereador licenciado e secretário da Pessoa Idosa de Balneário Camboriú, Arlindo Cruz
Renato Cruz
O socadinho escriba almoçou com o presidente do Camboriú Esporte Clube e pré-candidato a prefeito de Camboriú, Renato Cruz, e o seu pai, o vereador licenciado e secretário da Pessoa Idosa da Dubai brasileira, Arlindo Cruz. Entre uma garfada e outra, Renato falou sobre seu desejo de governar Camboriú.
Brilho nos olhos
Arlindo, que está no seu terceiro mandato, falou com entusiasmo do desafio de comandar a secretaria e da importância de acolher os idosos, que labutaram durante toda uma vida e agora ficam muitas vezes em abandono em seus lares.
Vai
Questionado sobre se vai à reeleição de vereador e o partido a que pretende se filiar, já que deve deixar o PSD, onde foi, inclusive, presidente, Arlindo respondeu positivamente e falou que pode ir pra três partidos: o MDB, o Podemos ou o PL. Isso depende da sinalização de que seu filho vai estar na majoritária em Camboriú.
Desafio
Já Renato falou do seu desejo de ser o nome do Partido Liberal na disputa ao paço e, com humildade, diz representar a mudança pra Camboriú. Renato fala que a cidade tem um potencial de crescimento em todos os sentidos. Questionado se poderia ser vice, garantiu que não. O outro pré-candidato no PL é o vereador Ewerson Umbelino.
Loteadores milionários
O empresário, dirigente de futebol e agora político garante que tá preparado pra colocar em prática o que pensa e almeja. Renato diz que hoje a cidade tem seis loteadores que estão milionários e praticamente nada pagam, e que, se eleito, isso vai mudar, enfatiza.
Distrito industrial
Renato Cruz defende também a necessidade da formalização de um distrito industrial na cidade, que tem vasto potencial territorial, com a geração de empregos e fortalecendo a economia de Camboriú.
Turismo de atrações
Ele lembra que Camboriú pode aproveitar e entrar no turismo de atrações, igual Balneário Camboriú tem feito, e valer-se do fluxo de seis milhões de pessoas que não só vêm pra cidade, como circulam na região.
Não tem uma UPA
Renato lamenta que Camboriú não tenha uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e revela que trouxe sabichões especializados na área de saúde pra fazer um diagnóstico da área no município, e uma UPA iria beneficiar a população e diminuir o impacto no hospital Ruth Cardoso em BC.
Segurança e água
O pré-candidato prometeu que se for o candidato e for eleito vai criar a Secretaria de Segurança Pública e fazer um convênio com Balneário Camboriú. Além de outros temas, não deixou passar batida a questão do nebuloso contrato da água, afirmando que não vai rescindir, mas que vai fazer com que cumpram com obrigações e ações que estão no papéli e a concessionária nem te ligo.
Mudança
Por fim, Renato Cruz discursa que não é o retrocesso de Pavan (o ex-tudo Leonel Pavan, pré-candidato a prefeito do PSD), que segundo ele é muito garganta, prometendo mundos e fundos, mas sem dizer como vai fazer, e nem o continuísmo do prefeito Elcio, e sim ele é a mudança que a cidade precisa pra crescer e se desenvolver.
MDB E PL
A ida do prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), que participou junto com o prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL) de uma audiência com o governador Jorginho Mello (PL), e o fato de que o mandatário-mor virá à cidade pra formalizar recursos e bater o martelo das candidaturas, pode fechar o que se desenha no estado: PL e MDB juntinhos no pleito de outubro. Hummmm...
Univali 60 anos
Em setembro deste ano, o ensino superior e nossa universidade orgulho de Itajaí completam 60 anos de fundação, nascendo do povo para o povo e prestando serviços de excelência nas mais diferentes áreas, além de já ter formado mais de 100 mil profissionais.
Comemorações
O ano promete muitos momentos de comemorações e novas conquistas, a exemplo dos projetos aprovados no fim do ano junto à Fapesc, que ultrapassam 4 milhões de reais, visando a melhoria da infraestrutura e o desenvolvimento de projetos de pesquisa de ponta.
Destaque nos rankings internacionais
E o ano iniciou bem para nossa Univali também nos rankings internacionais. O recente resultado do chiquetoso Webometrics, ranking que avalia o desempenho global das instituições, leva em consideração suas atividades, resultados, relevância e impacto.
180 da América Latina
O Webometrics analisa indicadores como visibilidade, transparência e excelência acadêmica. E a Univali continua entre as 180 principais instituições da América Latina, subindo algumas posições em relação à última avaliação. Ficam aqui os cumprimentos deste socadinho escriba ao reitor sabiá, ops, Valdir Cechinel Filho, toda sua equipe e aos professores, funcionários e alunos.
Águas passadas
O pré-candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores pexêro, o polido João Paulo Tavares Bastos Gama, diz que realmente votou favorável ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e que isso foi amplamente divulgado, inclusive na coluna deste temente ao Altíssimo. O agora vermelhinho João Paulo afirma que logo em seguida teve um papo com a sigla e no ano seguinte o PT lhe apoiou quando foi candidato a prefeito.
Dilma honesta
O polido João afirma que a “novidade” é café requentado de quem percebe o crescimento de “nosso movimento”. João registrou ainda que nada pode fazer pelo que passou, mas reconhece que “o impeachment da presidente Dilma, honesta, deixou o país muito pior do que era”.
Pesquisa
Rolou na Dubai brasileira vídeo do deputado mais sorridente do sul mundo, o Sapatinho, digo, Carlos Humberto, dizendo que vai anunciar em breve “boas novidades” e decisões importantes que ele está tomando baseadas numa pesquisa que ele diz estar sendo finalizada na cidade.
Disco furado
O assunto pesquisa vira e mexe retorna ao discurso do deputado mais sorridente do mundo, que quer porque quer empurrar goela abaixo de todo mundo sua candidatura aos Altos da Dinamarca, onde sonha descansar seus glúteos em estofada cadeira do poder, atualmente utilizada pelo prefeito pop star, rei do rock, Fabrício Oliveira.
Bola de cristal
Malacabados da Dubai brasileira dizem que nem precisam ver a pesquisa de CH pra saber o que vai dar. Vai dar que ele é o rei da popularidade, o melhor do mundo, melhor até do que o Auri Pavoni, e que todos os outros pré-candidatos ninguém conhece. Arreda, bocudos!
Quem acredita?
Falando nisso, o negócio das pesquisas teve um baque danado de uns tempos para cá. Porque são desacreditadas por todo mundo. Os próprios bolsonaristas desacreditavam nas pesquisas que davam Lula na cabeça nas últimas eleições. E acabou dando, só que com uma margem muito menor do que as pesquisas apontavam.
Outros exemplos
Nas eleições de 2016, aqui em terras peixeiras, a minha ex-musa Anna Carolina despontava como favorita e, modesta que é, já posava de rainha do balacobaco. Perdeu pro barbudinho Volnei Morastoni, franco favorito das eleições de 2020, que foi quase surpreendido por Robison Coelho, que por conta de água salgada nas torneiras quase levou a prefa.
Pra resumir
Então, no entender desse socadinho escriba, pesquisa é uma fotografia momentânea de um cenário, de uma pessoa, que diz se ela é mais ou menos conhecida dos entrevistados, que, diga-se de passagem, cagam e andam pra política. E política é nuvem. Uma hora tá aqui, outra hora tá lá. Então, como se dizia antigamente quando não se tinha nada pra dizer: tudo é muito relativo. Ai, qui dor!
Correção – Fernando Wolfran
Por engano, o articulista citou que o nome do procurador da câmara de vereadores dengo-dengo seria Artur Emilio, quando na verdade o chefão dos advogados do legislativo é o Fernando Wolfran. Escusas pela derrapada. Artur Emilio é suplente de vereador do MDB navegantino. Escusas pelo erro.
PSD realiza evento
Tá marcado pro próximo dia 11 de março, na Dubai brasileira, no Expocentro Julio Tedesco, evento do PSD. Uma pá de abobrões e políticos da sigla devem marcar presença, entre eles os deputados estaduais Napoleão Bernardes, Júlio Garcia e Mario Motta, os deputados federais Ismael dos Santos, Ricardo Guidi e Darci de Matos.
Prefeitada junto
A prefeitada do PSD também vai dar as caras: João Rodrigues (Chapecó); Topázio Neto (Floripa); Clésio Salvaro (Criciúma); Liba Top, ops, Fronza (Navega City) e o ex-governadores, o ex-tudo Leonel Pavan e Raimundo Colombo com cara de padreco, estão confirmados.
Reunir líderes
O presidente do PSD de Balneário Camboriú, Olimpierri Mallmann, destaca a importância do encontro como o ponto de partida estratégico. “Nosso objetivo é reunir líderes não só de Santa Catarina, mas do país”, fala todo prosa o chefão da sigla no city da praia alagada, digo, alargada.
Juliana, Kassab e Ratinho Júnior
Na oportunidade, a vereadora intisicada e bocuda, e pré-candidata a prefeita da Dubai Maravilha, Juliana Pavan, deve assinar a ficha do PSD. É aguardada no evento a presença do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e do governador do Paraná, Ratinho Júnior.
Não é contrário
O vereador e presidente do MDB da city da praia alagada, ops, alargada, o dublê de vampiro italiano Nilson Probst, em contato com a coluna, desmente que o partido tenha sido contrário à nomeação da filha da vereadora da sigla, Nena Amorim, que era conselheira tutelar, no BC Trânsito.
Apoio
Nilson lembra que a Camile, filha de Nena, não se candidatou novamente ao cargo de conselheira tutelar pelo seu desejo de ir pra iniciativa privada e trabalhar no seu escritório de advocacia, e que se fosse diferente teria o seu apoio e do partido pra trampar no jurídico do BC Trânsito.
22 + 22 = 44
Em Bombinhas, a empresa responsável pelo abastecimento de água aplicou 22% de aumento sobre o consumo de água. Como lá quem consome 1 litro de água consome 1 litro de esgoto, então o aumento é de 44%. A prefa, dizem os pestes linguarudos, faz cara de mau para a foto e depois dá gargalhada e aperto de mão. Dizem a raça de bocudos que tem muito jogo de cena.
Ação foi pro esgoto
O tratamento de esgoto recebe muita e muita crítica porque não haveria nem um metro em investimento. E agora, para animar a tchurma, a city ficou, na semana que passou, com quase três dias com falta de água.
Non ecziste!
O prefeito Paulinho Bagual, ops, Dalago (PSD) diz com a boca esticada que tem uma ação contra a empresa que seria para romper o contrato, mas não mostra essa ação. O saudoso padre Quevedo diria que “non ecziste!”
Não mostra
O prefeito também diz que a empresa teria sido multada, mas não mostra e não comprova. A única coisa que aparece são duas notificações e nadica de mais nadica. A turma diz pro prefeito, todo gritão, mostrar a ação e as multas, só que nada. Cadê a ação e as multas? E continua faltando água. A população que se....