Chiodini na área
O presidente estadual do MDB, Carlos Chiodini, tem gastado sola de sapato e conversado com meio mundo na sua pré-candidatura a prefeito de Itajaí. Desde o último domingo, acompanhado do fiel escudeiro, Wilson Rebelo Junior, o Rebelinho, estão em conversa com o PIB itajaiense.
Emedebistas conversam
Chiodini conversou com os vereadores Laudelino Lamim, Célia Filha do Elói, Bruno da Saúde, Neusa e Pedro Giraldi, entre outros emedebistas. Já está sendo encaminhada a mudança de domicílio eleitoral de Jaraguá do Sul para Itajaí. Ele também esteve com empresários do setor portuário e logístico da cidade.
Empresários
O mandachuva do MDB no estado também participou na noite da última segunda-feira de um regabofe com empresários no Bistrô da Beth, na rua Camboriú. O Jeff do Fort Logística e Anderson do Conexão Logística, amigos do Chiodini, participaram. Consta que o papo girou mais sobre política em âmbito federal do que local. Hummmm...
Descasca esse abacaxi
A política na capital da pedrada Camboriú está pegando fogo. O PL está perdido e com um arranca-rabo interno que está mais pra briga do que pra união. Indefinição dos candidatos a majoritária não está fazendo o partido decolar na cidade-mãe.
PL Candidatos
Internamente, o PL teria quatro candidatos: Renato Cruz, empresário, tem dindim e muita vontade, mas o seu nome não cola. Apesar de ser filho do vereador Arlindo Cruz de Balneário Camboriú, ninguém o conhece na cidade. Ewerson Umbelino: vereador queridinho do deputado Carlos Humberto, mas que saindo do seu bairro, que é o Conde Vila Verde, ninguém sabe quem é o Ewerson na fila do pão.
A cantoria não agrada
John Lennon, vereador, tem vontade. Aliás, dizem que tanta vontade que não se importa em apunhalar ninguém pelas costas, enfim, mas esse, por sua vez, tem seus pontos na pesquisa, mas não é aceito por todo o grupo.
Bate em retirada
Inclusive, todo o partido já falou em alto e bom tom que, se o vereador Beatle, o John, for o candidato do PL, todos desembarcam do partido. Tem também o Fabiano Olegário: vereador, tem vontade, dinheiro, filho do ex-prefeito Edinho e queridinho do deputado federal Jorge Goetten, mas que ainda não pontuou em pesquisas.
Falando nisso
Pesquisas internas do partido apontam o cantor Beatle falsificado do Paraguai, o Jhon Lenon, como o favorito, mas a dor de cabeça está em sacrificar um partido em nome de alguns pontos na pesquisa porque se ele ficar sai tudo. E aí?? Como vai ficar o PL, sem apoio, sem base e sem ninguém!! Que pepino!
Enquanto isso
Ramon Jacob é o presidente da sigla, que está sentado tomando seu caldo de cana, comendo uma coxinha e vendo o circo pegar fogo. Segundo os linguarudos de plantão, já estaria tudo certo pra lá na frente ser o candidato do PL. Será?? E pior, nem seria o candidato, seria o vice do MDB ou do PSD.
Mandabrasa
Esse estaria quase tudo certo pra sucessão do prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB). Quase, mas tá dando dor de cabeça pro atual prefeito. O vice-prefeito, pastor Júnior, seria o candidato escolhido e o partido rachou.
Tá com enjoo
Nomes fortes do governo, como o vereador e secretário de Obras Alexandre Silveira, vão pular fora do barco. O vereador e secretário de Planejamento, Claudinei Loos, que é amigo de todo mundo e amigo de ninguém, que gostaria de ser o candidato, já anda tomando Plasil pra enjoo.
Vento passar
A Maria Alice, que é secretária de Educação e outra postulante, está quieta esperando o vento passar. A vereadora bonitona Andréia de Souza Machado teria ficado tão p… com a notícia do Pastor Júnior que correu pros braços do Pavan oferecendo ser a sua vice não importando qual partido.
Asas arriadas
Aliás, o PSDB é um partido forte em Camboriú, com história, e comandou a city da pedrada por mais de uma década, mas tá fraquinho de uma vez, tá sem nomes e ninguém sabe onde está, como está, como vive, o que come e pra onde vai. Oh, dor!
União (Brasil) sem açúcar
Esse literalmente se acabou em nada em Camboriú. Fala-se numa possível candidatura da ex-vereadora e barraqueira intisicada, a Jane Stefenn, mas que nas pesquisas internas não decola nem dentro do bairro da moça. Ai, qui dor!
Foge da cruz
Um nome que poderia dar força e fazer crescer um pouquinho o projeto seria o apoio da vereadora bocuda Inalda do Carmo (UB), mas essa, segundo os linguarudos, foge da Jane como o diabo foge da cruz. Aliás, já é dada como certa a saída da Inalda do União rumo ao PSD.
PSD
Com todas essas brigas internas, nomes fracos e sem definições, faz com que o candidato pelo PSD, o ex-tudo Leonel Pavan, continue decolando com sua base forte organizada e apoios importantes como os vereadores Zé Branco, Inalda do Carmo, Vilson Albino e o Dado, presidente da casa do povo. Inclusive, pesquisa interna mostra hoje que, se juntar tudo, não batem os números do Pavan na preferência popular. Sério?!
Prevenção
O secretário de Saúde da Dubai brasileira, vereador Omar Tomalih, se reuniu esta semana com presidentes de associações de bairros e de entidades da sociedade civil para tratar sobre a proliferação dos casos de dengue no estado e pedir o apoio dessas entidades para ajudar na prevenção. Tomalih não tem medido esforços nessa busca de apoio a esta guerra contra o mosquito.
Modelo de sucesso
No ano passado, liderado por Omar, o combate ao número alto de casos de dengue rapidamente diminuiu na Dubai brasileira com a política de prevenção que inclui entidades e a sociedade. E é isso mesmo, Tomalih tem razão, se não houver o engajamento de todos fica quase impossível o poder público sozinho dar conta do recado.
Portas lotadas
Outro problema que aumenta em época de alta temporada, quando a Dubai brasileira está cheia, é o de busca por atendimento nas portas de urgência e emergência da cidade, o que já é tradicional. O que mudou agora foi a boa solução implementada pelo prefeito pop star Fabrício Oliveira, que sob a gestão de Tomalih lançou o programa Saúde + BC, que trouxe para o dia a dia das pessoas o atendimento por telefone.
Telemedicina
A Telemedicina é um modelo que pode ser adotado por outros municípios porque tira da fila dos postos de saúde pessoas com sintomas leves que podem ser atendidas rapidamente por médicos em chamada telefônicas, em vídeo, e receber sem sair de casa toda orientação necessária e, se for o caso, receituário médico.
Tá bombando
A novidade inovadora está bombando na Dubai brasileira, e a resposta da comunidade a este tipo de atendimento, rápido e eficaz, está sendo, segundo o secretário Tomalih, muito boa. Em vídeo publicado em suas redes sociais, o secretário de Saúde tem incentivado a comunidade a usar o serviço. Show de bola!
Apoios e adesões
O PT de Itajaí segue com a pré-candidatura do advogado e ex-presidente da OAB local, o polido João Paulo Tavares Bastos Gama, que a “cada dia conquista mais apoios e adesões de lideranças políticas, empresariais e de trabalhadores”, garante todo prosa o carequinha Gerd Klotz, presidente do PT pexêro.
Linha direta
“Teremos linha direta com o governo do presidente Lula e vamos trabalhar para trazer a Itajaí todos os melhores projetos e recursos para Itajaí, visando melhorar a vida das pessoas”, assegurou João Paulo.
20 anos
Na verdade, são realmente 20 anos de que a fórmula de cobrança do IPTU de Navega City vem sendo feita de forma errada. Dez anos com a mesma empresa que é contratada pelo município e 10 anos no passado com outra. Além do Ministério Público, a prefa dengo-dengo abriu um processo administrativo pra apurar tudo que aconteceu.
Fez e beneficiados
Existe suspeita de que houve interesses eleitorais no que foi feito. A coisa foi tão engendrada que, no passado, entraram na fórmula do sistema e alteraram. Certeza de impunidade e, se for contabilizar, foram mais de cinquenta milhões que deixaram de ser arrecadados e 95% desse valor já prescreveu. Quem fez e quem foi beneficiado devem estar com o c... na mão.
Fez o certo
O prefeito Liba Top, ops, Fronza (PSD), fez a coisa certa, colocando tudo que aconteceu às claras, abriu um processo administrativo e oficiou o Ministério Público. Decisão correta, mas que qualquer outro político ia pensar duas vezes, afinal, o contribuinte não tem culpa, mas os últimos cinco anos precisam ser revistos e serem pagos. Isso em um ano eleitoral. Lisura e respeito com a coisa pública.
Fora do ar
A comunicação do Governo Lula, na opinião desse socadinho escriba, é fraquíssima. E sem graça. Chamou a atenção nesta segunda-feira em uma peça do governo federal alertando sobre a dengue usando a utilização da expressão “toc-toc-toc”, que remete à notícia da Polícia Federal batendo na porta do filho 02 do ex-presidente, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos), episódio ocorrido também na segunda. Simplesmente rídiculo.
Não pode
Misturar comunicação institucional com manifestação política é erro crasso e, ainda por cima, inconstitucional, porque fere o princípio da impessoalidade que deve permear o serviço público. E não é a primeira vez que a comunicação governamental federal faz isso. Lula fez uso do cargo de ministro da Comunicação para privilegiar um correligionário petista, o deputado federal Paulo Pimenta, que não é do ramo. Dá nisso...
Aliás
Diga-se de passagem, a direita, no Brasil e no mundo, tá dando banho em comunicação. O sistema de fake news inventado pelo americano Steve Bannon caiu como uma luva num mundo em que o jornalismo perdeu força diante da mentirada e da palhaçada das mídias sociais. Uma pena.
Jogada às traças
E uma pena também o fato da comunicação do PT, que sempre foi um dos pontos fortes do partido, estar assim jogada às traças com um fanático no comando. Justo num momento em que mais se precisava falar de assunto sério. Enfim.