Recordar é viver
Ano acabando e 2024 já espiando pela janela… Aqueles que ainda se alembram da eleição municipal passada hão de recordar que o cenário era de uma reeleição fácil para o barbudinho Volnei Morastoni (MDB), mas o caldo quase entornou durante a campanha. O motivo? A má qualidade da água que brotava das torneiras da city pexêra. Não era água de defunto, mas boa nunca foi.
Algo mudou?
Parece que não. Passados quatro anos, era de se esperar que o susto da eleição de 2020 se transformasse em lição, e que o Semasa fizesse as obras e os investimentos necessários para dar pro povão uma água abundante e de qualidade. Dinheiro não falta. Nem salários milionários.
Novo Porto
Dizem que o Semasa, em termos de salários, é o “novo porto”, ou seja, o lugar com as melhores remunerações do serviço público municipal da Pequena Pátria. E óia que o porto já gasta uma baba com salários de comissionados coçando sacarias e periquitas, ops, ocupados em fazer nada. Mais de R$ 5 milhões por ano para 20 comissionados, como eu trouxe aqui umas colunas atrás.
Desmoronando
O socadinho escriba revelou que o molhe sul, onde se localiza o farol na boca da barra, estava cercado e desmoronando, afundando sem que façam algo. E os iluminados do Porto admitiram a cagada, alegando que nada fizeram por falta de recursos, mas pra salários milionários tem... E ainda quiseram discutir jornalismo e ética com o colunista. Mas voltemos à água – ou falta dela...
E o Semasa?
Mas se o Semasa é a nova galinha dos ovos de ouro, digo, novo porto, quanto será que ganham esses marajás? E quantos são os eleitos? Bem, fui bispar, procurar por respostas no portal de transparência da prefa, e nada. Estava tão, mas tão transparente, que não tinha uma gota, digo, nada. Vaziozinho, seco, igual muitas torneiras por aí...
Cano vazio...
Então fica aqui a prigunta que coça às otoridades da autarquia sem água municipal: quantos são os comissionados do Semasa e quanto ganham? E, afinal, por que escondem informações públicas que são obrigatórias no portal da transparência do município? Hein? Coluna aberta às respostas.
Vidas secas
Mas se não sabemos quanto ganham os marajás do Semasa, uma coisa nós sabemos: que não fizeram nada para melhorar o abastecimento de água de Itajaí. Zero. A coluna já lascou que vira e mexe tem desculpas pra falta do precioso líquido. Chegaram a botar a culpa na força & luz, a Celesc, que desmentiu energicamente.
Desleixo ou incompetência?
Uma cidade que se formou na foz dos dois maiores rios da região sofre com problemas constantes de abastecimento e de qualidade da água, paga a preço de ouro, por anos e anos. Qual o motivo disso, senão desleixo ou incompetência? Ou os dois…
2024 chegou
As eleições vêm aí de novo. Alguém tem dúvida de que a água ou a falta dela vai voltar à pauta? Hein? Ou o porto vazio de navios, obras e explicações, não serão pauta nas eleições? Hein? As duas autarquias dos salários dourados do município vazias de ideias e de soluções.
O silêncio ensurdecedor
São muitas perguntas, poucas respostas. É como se porto e Semasa fossem duas entidades acima da cidade e da política da city pexêra. Repúblicas de marajás acima de qualquer responsabilidade. Mas não são. Só pensam que são. As eleições batem à porta. Hora de acordar.
Mulher prefeita
O partido da pombinha branca, o PSB, da mariscolândia já escolheu a sua pré-candidata à prefa de Penha para as eleições 2024. O nome escolhido pelo partido é o da arquiteta, urbanista e empreendedora Janete Krueger. A sigla defende que Penha necessita de uma nova opção de fora da política tradicional.
Oportunidade
A pré-campanha de Janete Krueger busca a construção de um programa inovador para o município. “Nosso foco é o desenvolvimento local, conectado com a inovação, a inclusão e a sustentabilidade. É a grande oportunidade de Penha optar pela mudança inteligente, técnica e segura, virando a página da política de sempre!”, afirma Janete.
Administrou BC
Mulher conhecida por toda Santa & Bela Catarina por ser sabichona, digo, professora e palestrante sobre urbanismo, mobilidade e cidades inteligentes, Janete Krueger tem feito contatos em todo o Brasil. O PSB já administrou a Dubai brasileira (de 2013 a 2016), e hoje ocupa a vice-presidência da República, com o picolé de chuchu, ops, Geraldo Alckmin.
Não pode perder tempo
“Somos um grupo sem extremos. Queremos governar Penha pensando nas pessoas, esquecendo brigas ideológicas e trabalhando por oportunidades para todos. Mas principalmente: pra resolver os antigos problemas! Sem olhar o passado ou buscar culpados. Penha não pode perder mais tempo e investimentos!”, afirma Janete, que quer ser a primeira mulher prefeita da história da cidade.
Simplicidade
A canção Simplicidade, de Luiz Vicentini e do reitor da Univali, o Sabiá, ops, Valdir Cechinel Filho, que teve a marcante participação especial de Renato Teixeira, foi usada em mais de 140 mil vídeos de Reels do Instagram com mais de 500 milhões de visualizações, e agora foi gravada em italiano pelo cantor Francesco de Santis. A música está disponível em todas as plataformas digitais.
Tudo junto & misturado
Na semana que passou rolou um regabofe, digo, um almoço, reunindo prefeito, vice-prefeito, secretários da prefa e vereadores da terra da pedrada, Camboriú. Na ocasião, o vice-prefeito e pastor Junior Cardoso (PTB), entre uma garfada e outra, informou ao prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB), que se fartava com uma suculenta coxa de peru, que iria assinar a ficha no mandabrasa.
Tudo certo
Consta que Elcio ficou contente com a informação, afinal uma das condicionantes seria de que pra ser o candidato a prefeito, Junior teria que se mudar de mala e cuia para o MDB. Elcio teria revelado que Junior tinha crescido muito e estava pontuando de forma expressiva com relação a 2024. Junior é primeiro suplente do deputado Egídio Ferrari, que está indo para o MDB. Tudo certo então.
Tchau e estou chegando
Um dos bastidores do almoço na semana passada foi a informação de que deve rolar mudanças no primeiro escalão do governo Elcio (cargos comissionados também devem experimentar as danças do “tchau” e “estou chegando”), pra oxigenar o governo no último ano de mandato e eleições.
Tem que mexer!
O ano de 2024 deve ser marcado pelas mudanças e por entregas importantes da atual administração. E, pra que isso se torne realidade, tem que mexer, alardeiam os puxas do atual governo de Camboriú.
Parceria
Também se desenha uma parceria do PL e MDB na briga eleitoral pelo comando das prefas da Santa & Bela Catarina. Sendo que onde o MDB tem o comando do município, deve ser o cabeça de chapa, e PL vice. E onde o PL tem cabeça de chapa poderia indicar o candidato a prefeito com MDB de vice. Lógico que existem outros critérios, mas esse seria o preponderante.
Sofrimento
A madrugada do articulista no primeiro de janeiro de 2023 foi passada no veterinário. Uma de minhas cachorrinhas, com 10 anos, já sofrendo de uma doença degenerativa que ataca as pernas e patas, entrou em crise por conta do estouro de fogos. Foi um sofrimento que quase a levou à morte.
Navegantes
Logicamente que estou apenas citando uma situação particular pra exemplificar o malefício que a queima de fogos barulhentos causa em seres humanos e animais. Os idosos, pessoas com espectro autista, crianças, além de uma gama de problemas de saúde que podem ser agravados com o barulho medonho dos fogos de artifício. Uma das poucas cidades que proibiram tal situação foi Navegantes.
Liba aprimorou
O ex-prefeito meio-careca Emilio Vieira (PP) sancionou a lei e o atual prefeito, através de decreto, regulamentou a proibição dos fogos acima de 85 decibéis. A proibição assinada pelo prefeito Liba Top, ops, Fronza (PSD), se estende aos cidadãos e comerciantes. Eventos de qualquer natureza só podem utilizar fogos de artifício silenciosos.
Parabéns, prefeito!
A lei foi regulamentada (parabéns ao prefeito Liba!) e prevê multa e punições e todas as forças de segurança podem e devem coibir tal prática. Ano passado, apesar da lei, pipocaram fogos barulhentos do outro lado da vala.
Retrocederam
Aqui em Itajaí, uma lei de 2020 permitia fogos com 65 decibéis no máximo. No final de 2022, as excelências excelentíssimas retrocederam, mudando a lei pra aumentar os decibéis dos fogos. Hoje, a lei permite até 120 decibéis. Apesar de um regramento de locais onde podem ser “queimados”, o barulho medonho acaba impactando uma grande região da cidade.
Danosos
Na Dubai brasileira, a então vereadora Juliethe Nitz (PL) também tentou emplacar um projeto pra que os tradicionais fogos fossem menos danosos, mas foi voto vencido com a desculpa da história de turismo etc e tal. Acho que na época defendi os fogos e seu barulho. Cometo erros e sei reconhecer. Me perdoem!
Novidade
Não precisa mais ter barulho. Pode-se ter um espetáculo grandioso, com uma sonoridade menor. Além disso, aparentemente vai ter um show de drones em Balneário Camboriú, que será muito mais interessante e conectado com os novos tempos. Nenhum ser humano ou animal precisa sofrer pra que uma tradição seja mantida. Os fogos provocam sofrimento, volto a repetir.