JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Décio e Lula juntinhos
O presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, acompanhou o presidente Lula (PT) na tradicional Celebração de Natal dos Catadores, Catadoras e População em Situação de Rua, que aconteceu no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília
Então é Natal
Chegou o Natal e o final do ano e aquela coisarada da reflexão sobre o que passou e o que ficou. Ano que começou complicado, com tentativa de golpe bolsonarista, mas que termina com um pouco mais de respiro, com a economia voltando a tomar prumo e a esperança renovada de que a vida melhore. Pelo menos que seja mais feliz, mais solidária e livre. Abaixo golpismo, extremismo, retrocesso democrático, coisas que ninguém merece.
Los hermanos
Mas aqui do lado a constatação de que a extrema-direita veio pra ficar se comprovou. E os hermanos argentinos já começaram a sentir os efeitos da tomada de poder de uma direita ideológica, cheia de promessas econômicas miraculosas, que não vão se cumprir porque já foram testadas em muitos outros lugares sem que surtisse efeito positivo. Gringaiada vai sofrer, vou fazer o quê?
Papel ridículo
Pra comemorar a posse do homem que se aconselha com o espírito do seu cão de estimação, morto em 2017, chamado Conan, políticos brasileiros ligados a Bolsonaro o acompanharam numa festiva comitiva dedicada a puxar o saco do ex-presidente em sua estada em Buenos Aires. Papel ridículo, a grande maioria a soldo do estado. Mas o que esperar dessa gente?
Pesadelo
Pensar que há pouco tempo um bando de pessoas, todas de classe média, teoricamente instruídas, acamparam diante de instalações militares pedindo golpe de estado. É inacreditável. Parece um pesadelo. E que houve uma deputada que saiu em perseguição pelas ruas da maior cidade do país, arma em riste, contra uma pessoa por ela ser de outro partido…
Vamos esquecer?
E que houve uma pandemia que ceifou a vida de mais de 700 mil brasileiros sem o mínimo de compaixão por parte de um governo negacionista e cínico. E que nesse período difícil a economia desandou. Que milhares de micro e pequenas empresas faliram sem que houvesse um programa de governo que fizesse frente à bancarrota e ao desemprego quando o país mais precisava... Olha o perrengue que passamos.
Recordar é viver
Não quero entristecer as pessoas sensatas, mas quero deixar esse registro de Natal para dizer que agora estamos bem melhor. Em tudo. Que o mal passou um pouco. Mas que a nau dos insensatos segue avante, cheia de insensíveis a bordo, sem o mínimo de compaixão, e dispostos a passar por cima do que for preciso.
Cuidado
Por isso, é preciso cuidado. Excessivo cuidado. Porque o perigo fascista não acabou (e o extremismo, seja de direita ou de esquerda, é algo que devemos combater). Ele está nas ruas, batendo no peito, falando, como na Argentina, em nome da liberdade. Quando liberdade é tudo o que eles não querem.
A primeira coisa...
O que me lembra o saudoso Millôr Fernandes e uma de suas frases geniais, que dizia mais ou menos assim: a primeira coisa que uma ditadura faz é mudar o nome da praça central da principal cidade para Praça da Liberdade. Como vemos atualmente, é por aí. Mas, sigamos em frente... Feliz Natal!!!
Marieta
A irmã Simone Santana, diretora-geral do hospital e maternidade Marieta Konder Bornhausen, fez uma visita de cortesia ao socadinho escriba. É a primeira vez em mais de 20 anos de coluna, que alguém do alto comando do Marieta esteve na choupana. A irmã presenteou o escriba com o livro: “Francisco de Assis, o gênio religioso e santo”, de Raniero Cantalamessa. Obrigado!
Não titubeou
Não conhecia a irmã Simone pessoalmente, mas lembro de seus passos, assim que chegou ao comando do principal hospital da Santa & Calorenta Catarina. Quando denúncias infundadas foram feitas contra o nosocômio e teve vereador que fez griteiro com fake news, e a diretora-geral não titubeou em ir à piramidal casa do povo e prestar esclarecimentos.
Sem meias palavras
Na época, a irmã Simone, recém-empossada no cargo maior da instituição, esteve no legislativo pexêro, ao lado das excelências excelentíssimas, muitas vezes sem meias palavras e nas outras comedidas, mas não se furtou em se posicionar.
Quando necessário...
O articulista, sem ser o dono da verdade, critica e cobra quando acredita ser verdade e necessário, e na época me posicionei com relação aos midiáticos que, pra causar e lacrar em busca de likes nas redes sociais, saem julgando pessoas e instituições sem conhecimento de fatos. Abaixo, o tópico que escrevi de uma das falas da chefona do Marieta, quando esteve na piramidal.
“Xô midiáticos
A tal pressa em julgar as pessoas para caçar likes nas redes sociais gera instabilidade em um momento que o hospital precisa se recompor. Depois da pandemia e da guerra, que aumentaram um bocado os custos da saúde pública, o que menos o Marieta precisa é de gente fazendo sensacionalismo em cima da instituição, desabafou a Irmã Simone, afirmando que está em busca da verdade e do melhor pro hospital.”
Tranquila e espirituosa
A irmã Simone, em sua visita, disse que muitas vezes cometem erros e as críticas ajudam a instituição e aqueles que trabalham no hospital a melhorar. A irmã é tranquila e espirituosa (tem uma energia boa), conseguiu rir do jeito que gosto de levar muitos papos, por mais sérios que possam ser. Os 15 minutos que a irmã me pediu pra visita se transformaram em quase uma hora.
Vou pro céu?
Comecei até a imaginar que certas pessoas que não entendem a natureza dessas linhas podem estar erradas quando dizem que o socadinho escriba não vai pro céu (não tô com pressa...). E outros que dizem que o céu é muito chato, porque não vamos encontrar ninguém que conhecemos lá... Será?!
Repercutiu
A fala do vice-presidente da piramidal casa do povo e pré-candidato a prefeito da city pexêra, o galego Rubens Angioletti (PL), emparedando o governador Jorginho Mello (PL), feita no Bom dia Pexêro, no canal 47 e rádio Conceição, bateu lá no palácio da Agronômica entre o alto clero governamental.
Ameaças
O entendimento é de que Rubens deveria ter protegido o governador e não o expor, fazendo uma espécie de ameaça velada, de que se o mandatário-mor não cumprir o acordo de que o postulante que estiver melhor colocado nas pesquisas seja o ungido pra ser o candidato do Partido Liberal, vai carcar da sigla e levar seus pré-candidatos a vereador. A fala repercutiu mal.
Derrapou
Outro momento em que Angioletti derrapou na curva foi, ao ser questionado pelo Léo Severino e o Dudu Reis, referente aos gastos recordes em diárias da musa do vereador, a deputada estadual Ana Campagnolo (PL), na leleia. Rubens sempre bradou contra a gastança desenfreada e se colocou contra a farra das diárias em todos os níveis de poder.
Passou pano
No caso da Campagnolo, vergonhosamente passou pano, alegando que ela precisa rodar o estado (cumé que é?!). Se a explicação é essa, todas as excelências excelentíssimas estaduais também precisam rodar o estado e torrar o dinheiro do contribuinte em diárias. Os vereadores precisam ir pra Floripa, pra Brasília, gastar diárias pra nada. Tem horas que o silêncio é rei...
Inalda mandando
Uma das grandes articuladoras da casa do povo da capital da pedrada e ex-do tiro ao vereador, a vereadora e vice-presidente Inalda do Carmo (União Brasil), deve ter ainda mais protagonismo em 2024. Inalda trabalhou nos bastidores pra que se concretizasse a prometida renúncia do Fabiano Olegário, o Fabiano Galo (PL).
Maciez
Com a renúncia de Galo, quem ascendeu ao comando do legislativo de Camboriú foi o vereador Eduardo Melo Ribeiro, o Dado (Podemos). Com as cartas jogadas com a colaboração da Inalda, lhe foi prometido de que ela vai sentir a maciez da cadeira de presidente mais vezes e por períodos mais longos no ano que vem. Hummmmm...