Colunas


JotaCê

JotaCê

JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.

Brochou


(foto: divulgação)


Brochou! O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não vai ter o título de cidadão catarinense por ser inelegível

 

Churras do mandabrasa

O prefeito de Piçarras, Tiago Baltt (MDB), foi o anfitrião nesta sexta-feira de uma baita confraternização dos emedebistas na região da Amfri. Rolou um suculento churrasco, regado a política e encaminhamentos da sigla pra 2024.

 

Pedinchou

O coordenador regional do MDB, deputado estadual Emerson Stein, convidou o vice-prefeito de Camboriú, pastor Júnior Cardoso, pra marcar presença, que fez um discurso caloroso pedindo que o MDB o aceite e que ele seja o nome do partido na sucessão do prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB).

Desconforto

A fala do pastor Junior pedinchando pra entrar de sola no mandabrasa causou olhares entrecortados e desconforto. O deputado bocudo e entisicado Ivan Naatz (PL) se fez presente e disse que o PL e MDB estarão juntos, mas deitou o cabelo antes dos discursos.

Selfies

A estrela maior do evento foi o ex-prefeito de Jaraguá do Sul e hoje deputado estadual, Antidio Lunelli, que atraiu todas as atenções com um corre-corre pra tirar fotos com ele, causando até uma ciumeira no Emerson. No final, quando todos estavam com o estômago forrado e os ouvidos cheios, rolou oração de mãos dadas feita pelo pastor Júnior. Aleluia!

Ogro

Tem vereadora da região que sonha em galgar outros cargos, e até ser prefeita, mas corre o risco de não conseguir manter o mandato e se reeleger. Tudo porque tem um marido tranqueira, uma espécie de ameba, verdadeiro ogro, burro, ignorante, daqueles trogloditas que nos bastidores coloca o nome da patroa pra baixo e afasta muita gente. O pior inimigo está na sua própria trincheira e dorme na mesma cama. Fica a dica, pois é mais fácil a vereadora trocar de “primeiro damo” do que fazer o intragável ser aceito....

Nada de título

O projeto que concedia o título de cidadão catarinense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e estava pautado pra sessão da última quinta-feira, foi retirado da pauta pelo presidente da casa do povo estadual, Mauro de Nadal (MDB).

Lei proibindo

A controvérsia rolava solta e uma lei que foi aprovada pelo ex-deputado estadual Bruno Souza (Novo), em 2021, proíbe que qualquer cidadão com condenação em segunda instância receba a honraria dos deputados estaduais da Santa & Calorenta Catarina.

Pau que bate em Lula, bate em Bolsonaro...

Bruno, na época, visou atingir o ex-presidente e hoje mandatário-mor da nação, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O problema é que Bolsonaro foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e se encontra inelegível. Não pode, pela lei, receber a honraria. Que mundo que dá voltas, gente!

Fabiano lembrou da lei

O projeto votado a toque de caixa na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pretendia laurear Bolsonaro. Lula recebeu o título em 2008 e os deputados tentaram derrubar no passado. Interessante que o deputado Fabiano da Luz (PT) alembrou da lei do bolsonarista Bruno, mas foi voto vencido.

Despercebido?

A proposta foi apresentada pelo deputado Oscar Gutz (PL), em setembro deste ano, com o apoio dos 10 outros parlamentares bolsonaristas na Alesc. No dia 4 de outubro, acabou aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que certamente cochilou na hora de conferir a inconstitucionalidade estadual da mesma. Mole?

Aqui não

Na Santa & Bela Catarina, o presidente da Alesc, Mauro de Nadal, alertado, retirou a proposta polêmica da pauta. Já no estado vizinho do Paraná, a Assembleia Legislativa concedeu ao inelegível a honraria.

Batendo cabeça...

O secretário de Relações Institucionais da Maravilha do Atlântico, o vereador licenciado Gelson Merísio, ops, Rodrigues (Cidadania), em um áudio em um grupo, afirmou que a retirada de redes de beach tennis realizada pela Guarda Armada foi a pedido do superintendente da Fundação Municipal de Esportes, o Mazinho, e que o prefeito não sabia. Tão batendo a cabeça?

Desacelerando

Final de ano, todo mundo vai pisando o pé no acelerador, as prefas e principalmente os legislativos entram em recesso. Do outro lado da vala, em Navega City, não é diferente. Todo mundo doido pra dar uma parada.

Todos

O presidente da casa do povo dengo-dengo, Gabriel dos Santos (PSC), organizou uma confraternização pra todos. Os vereadores, servidores efetivos e comissionados, terceirizados e aderentes. Algo que nunca tinha acontecido, inclusive, com lista de confirmação. O Gabriel deixa o comando da câmara e quem assume em 2024 é o atual vice-presidente Lorival Kempner (PP). 

Desmobilizar que chama?

Pra surpresa de todos, a vereadora Lu Bittencourt (PL), que quer ser ungida candidata à prefeita ou vice com o prefeito Liba Top, ops, Fronza (PSD), convidou uma patotinha para um almoço no mesmo dia da confraternização da câmara, que vai ser na próxima segunda-feira. Na caruda!

Amigo secreto

A Lu Bittencourt inventou o almoço lá no Top Haus, cujo dono é ninguém mais ninguém menos que o prefeito Liba. Puxar a sacaria, que diz? Só que a Lu sisqueceu que seus assessores já confirmaram presença no evento da casa do povo dengo-dengo. A Lu não estaria propensa a desistir, porque até amigo secreto valendo sandálias Havaianas tá rolando.

Amigos secretos...

A Lu, que quando veio visitar o socadinho escriba se lançou pré-candidata a prefeita de Navegantes, tá precisando ganhar no amigo secreto lá no Top Haus uma sandália chiquetosa da Havaianas, daquelas que faz sucesso lá na gringa. Isso porque anda tristinha: o tal gabinete dos bairros que teria bolado com pompa e circunstância anda mais fechado do que aberto. Tadinha!

Leu!

A prefeita bonitona Nilza Simas (PSD), de Itapema, teve bom senso de ouvir este humilde escriba, pelo menos em partes, e deu uma boa “garibada”, digo, melhorada na praia da Ilhota, atrás da Polícia Rodoviária Federal, na BR 101.

Melhorou

O chuveiro da saída de praia que nativos e turistas usavam pra tirar a areia e o sal do couro, após os banhos de mar, voltou a funcionar, e algumas madeiras do deque que estavam detonadas foram arrumadas. Ainda falta o corrimão e degraus nas escadas para facilitar o acesso, mas melhorou bastante apenas com o básico.

Ganhou pontos

Leitor atento envia também informações de que o local é próprio para o banho e, apesar de poucos, tem um banheiro público pra cada sexo para não ficar brigando com essa baboseira de banheiro unissex. Ganhou pontos a prefeita, diz o leitor embevecido com banho de mar e chuveiro.

Cada um, cada um

Ninguém tem nada a ver com a vida particular de quem quer que seja. Mas pra quem é conservador ou vende essa história pra se esconder, é complicado. Questionei tempos atrás uma vereadora da região se tinha escutado uns áudios ameaçadores que um vereador fez pra uma ex-assessora, inclusive com ameaças de morte.

 

Amante arrumou uma amante...

A vereadora me respondeu que não, porque teria inquirido o seu colega de parlamento que respondeu que a treta era por conta da ex-assessora ter sido sua amante, que sua mulher sabia e ele teria ficado cabreiro com a assessora amante, porque ela tinha arrumado um namorado/amante. Isso é Nelson Rodrigues da vida real?

Cinco por um

Já anda rolando apostas entre pré-candidatos a vereador do Partido Liberal pexêro. Já teve quem apostou que faz mais votos do que determinados nomes na sigla. A grande disputa em qualquer sigla é um contra o outro postulante que está na mesma bateira. E num é?

Por isso não vai?

O povo dos corredores do paço da Vila Operária anda curioso pra saber o porquê que determinado cargo do Porto de Itajaí, pago a peso de ouro, um mês sim e outro também, faz mais na Secretaria de Planejamento da prefa do que no próprio porto. Será que é porque a sua patroa trabalha no Planejamento e ele não consegue falar com ela em casa? 

Pacotão do Jorginho! 

Semana corrida na casa do povo estadual pelo menos até a próxima terça-feira, dia 19, quando pretendem encerrar a pauta de votação do ano, com os inúmeros projetos do “pacotão” de fim de ano do governador Jorginho Mello (PL) e demais poderes estaduais.

Toque de caixa

Como acontece há muitos anos, nesta época muitos projetos passam a toque de caixa na Assembleia Legislativa, ou seja, rapidamente, com tramitação resumida, a fim de que os trabalhos possam ser agilizados.

Orçamento 2024

O principal projeto que deve obrigatoriamente ser votado até antes do recesso parlamentar é o da Lei Orçamentária Anual de 2024 (LOA) e do Plano Plurianual para o período 2024-2027. As matérias já passaram pelo crivo da Comissão de Finanças e Tributação da Alesc e estão aptas para votação final em plenário. 

Grana recorde

Os projetos garantem uma estimativa de receita para o governo do estado, no próximo ano, de R$ 48 bilhões, podendo chegar a mais de R$ 50 bilhões se houver o chamado excesso de arrecadação. O valor é considerado um recorde histórico para custeio e investimento nos mais diversos setores, principalmente saúde e educação do estado catarinense, além do setor de infraestrutura.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

usuario

juarez rezende araujo

17/12/2023 14:53

Só uma lei para salvar a já mais que envergonhada Santa Catarina de dar titulo para o maior esgoto político que este pais produziu,chamado MIJAIR MILICIANO BOÇALNERO.O MAIOR LADRÃO DE JOIAS DA REPÚBLICA!

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que mais te irrita quando acaba a luz?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

MUNDO

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

CRISE CLIMÁTICA

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

COP30

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers



Colunistas

Quem é o dono do barco premiado?

JotaCê

Quem é o dono do barco premiado?

Time ABF Vaccaro

Jackie Rosa

Time ABF Vaccaro

Green no Black Friday

Charge do Dia

Green no Black Friday

A vida brota, a notícia pulsa

Clique diário

A vida brota, a notícia pulsa

A longa história de golpes e a inédita punição aos golpistas de 8 de janeiro

Casos e ocasos

A longa história de golpes e a inédita punição aos golpistas de 8 de janeiro




Blogs

Inflamação Silenciosa: o inimigo oculto

Espaço Saúde

Inflamação Silenciosa: o inimigo oculto

Omar

Blog do JC

Omar

O Casarão Heusi é de Itajaí

Blog do Magru

O Casarão Heusi é de Itajaí

O Rio do Ontem, o Lixo de Hoje: Um mergulho nas nossas águas internas

VersoLuz

O Rio do Ontem, o Lixo de Hoje: Um mergulho nas nossas águas internas

Bayer 04 reúne lendas e imprensa em São Paulo (SP) para balanço da temporada no Brasil

A bordo do esporte

Bayer 04 reúne lendas e imprensa em São Paulo (SP) para balanço da temporada no Brasil






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.