JotaCê
Por Coluna do JC -
JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Brochou
Brochou! O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não vai ter o título de cidadão catarinense por ser inelegível
Churras do mandabrasa
O prefeito de Piçarras, Tiago Baltt (MDB), foi o anfitrião nesta sexta-feira de uma baita confraternização dos emedebistas na região da Amfri. Rolou um suculento churrasco, regado a política e encaminhamentos da sigla pra 2024.
Pedinchou
O coordenador regional do MDB, deputado estadual Emerson Stein, convidou o vice-prefeito de Camboriú, pastor Júnior Cardoso, pra marcar presença, que fez um discurso caloroso pedindo que o MDB o aceite e que ele seja o nome do partido na sucessão do prefeito Elcio Bisturi Kuhnen (MDB).
Desconforto
A fala do pastor Junior pedinchando pra entrar de sola no mandabrasa causou olhares entrecortados e desconforto. O deputado bocudo e entisicado Ivan Naatz (PL) se fez presente e disse que o PL e MDB estarão juntos, mas deitou o cabelo antes dos discursos.
Selfies
A estrela maior do evento foi o ex-prefeito de Jaraguá do Sul e hoje deputado estadual, Antidio Lunelli, que atraiu todas as atenções com um corre-corre pra tirar fotos com ele, causando até uma ciumeira no Emerson. No final, quando todos estavam com o estômago forrado e os ouvidos cheios, rolou oração de mãos dadas feita pelo pastor Júnior. Aleluia!
Ogro
Tem vereadora da região que sonha em galgar outros cargos, e até ser prefeita, mas corre o risco de não conseguir manter o mandato e se reeleger. Tudo porque tem um marido tranqueira, uma espécie de ameba, verdadeiro ogro, burro, ignorante, daqueles trogloditas que nos bastidores coloca o nome da patroa pra baixo e afasta muita gente. O pior inimigo está na sua própria trincheira e dorme na mesma cama. Fica a dica, pois é mais fácil a vereadora trocar de “primeiro damo” do que fazer o intragável ser aceito....
Nada de título
O projeto que concedia o título de cidadão catarinense ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e estava pautado pra sessão da última quinta-feira, foi retirado da pauta pelo presidente da casa do povo estadual, Mauro de Nadal (MDB).
Lei proibindo
A controvérsia rolava solta e uma lei que foi aprovada pelo ex-deputado estadual Bruno Souza (Novo), em 2021, proíbe que qualquer cidadão com condenação em segunda instância receba a honraria dos deputados estaduais da Santa & Calorenta Catarina.
Pau que bate em Lula, bate em Bolsonaro...
Bruno, na época, visou atingir o ex-presidente e hoje mandatário-mor da nação, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O problema é que Bolsonaro foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e se encontra inelegível. Não pode, pela lei, receber a honraria. Que mundo que dá voltas, gente!
Fabiano lembrou da lei
O projeto votado a toque de caixa na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pretendia laurear Bolsonaro. Lula recebeu o título em 2008 e os deputados tentaram derrubar no passado. Interessante que o deputado Fabiano da Luz (PT) alembrou da lei do bolsonarista Bruno, mas foi voto vencido.
Despercebido?
A proposta foi apresentada pelo deputado Oscar Gutz (PL), em setembro deste ano, com o apoio dos 10 outros parlamentares bolsonaristas na Alesc. No dia 4 de outubro, acabou aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que certamente cochilou na hora de conferir a inconstitucionalidade estadual da mesma. Mole?
Aqui não
Na Santa & Bela Catarina, o presidente da Alesc, Mauro de Nadal, alertado, retirou a proposta polêmica da pauta. Já no estado vizinho do Paraná, a Assembleia Legislativa concedeu ao inelegível a honraria.
Batendo cabeça...
O secretário de Relações Institucionais da Maravilha do Atlântico, o vereador licenciado Gelson Merísio, ops, Rodrigues (Cidadania), em um áudio em um grupo, afirmou que a retirada de redes de beach tennis realizada pela Guarda Armada foi a pedido do superintendente da Fundação Municipal de Esportes, o Mazinho, e que o prefeito não sabia. Tão batendo a cabeça?
Desacelerando
Final de ano, todo mundo vai pisando o pé no acelerador, as prefas e principalmente os legislativos entram em recesso. Do outro lado da vala, em Navega City, não é diferente. Todo mundo doido pra dar uma parada.
Todos
O presidente da casa do povo dengo-dengo, Gabriel dos Santos (PSC), organizou uma confraternização pra todos. Os vereadores, servidores efetivos e comissionados, terceirizados e aderentes. Algo que nunca tinha acontecido, inclusive, com lista de confirmação. O Gabriel deixa o comando da câmara e quem assume em 2024 é o atual vice-presidente Lorival Kempner (PP).
Desmobilizar que chama?
Pra surpresa de todos, a vereadora Lu Bittencourt (PL), que quer ser ungida candidata à prefeita ou vice com o prefeito Liba Top, ops, Fronza (PSD), convidou uma patotinha para um almoço no mesmo dia da confraternização da câmara, que vai ser na próxima segunda-feira. Na caruda!
Amigo secreto
A Lu Bittencourt inventou o almoço lá no Top Haus, cujo dono é ninguém mais ninguém menos que o prefeito Liba. Puxar a sacaria, que diz? Só que a Lu sisqueceu que seus assessores já confirmaram presença no evento da casa do povo dengo-dengo. A Lu não estaria propensa a desistir, porque até amigo secreto valendo sandálias Havaianas tá rolando.
Amigos secretos...
A Lu, que quando veio visitar o socadinho escriba se lançou pré-candidata a prefeita de Navegantes, tá precisando ganhar no amigo secreto lá no Top Haus uma sandália chiquetosa da Havaianas, daquelas que faz sucesso lá na gringa. Isso porque anda tristinha: o tal gabinete dos bairros que teria bolado com pompa e circunstância anda mais fechado do que aberto. Tadinha!
Leu!
A prefeita bonitona Nilza Simas (PSD), de Itapema, teve bom senso de ouvir este humilde escriba, pelo menos em partes, e deu uma boa “garibada”, digo, melhorada na praia da Ilhota, atrás da Polícia Rodoviária Federal, na BR 101.
Melhorou
O chuveiro da saída de praia que nativos e turistas usavam pra tirar a areia e o sal do couro, após os banhos de mar, voltou a funcionar, e algumas madeiras do deque que estavam detonadas foram arrumadas. Ainda falta o corrimão e degraus nas escadas para facilitar o acesso, mas melhorou bastante apenas com o básico.
Ganhou pontos
Leitor atento envia também informações de que o local é próprio para o banho e, apesar de poucos, tem um banheiro público pra cada sexo para não ficar brigando com essa baboseira de banheiro unissex. Ganhou pontos a prefeita, diz o leitor embevecido com banho de mar e chuveiro.
Cada um, cada um
Ninguém tem nada a ver com a vida particular de quem quer que seja. Mas pra quem é conservador ou vende essa história pra se esconder, é complicado. Questionei tempos atrás uma vereadora da região se tinha escutado uns áudios ameaçadores que um vereador fez pra uma ex-assessora, inclusive com ameaças de morte.
Amante arrumou uma amante...
A vereadora me respondeu que não, porque teria inquirido o seu colega de parlamento que respondeu que a treta era por conta da ex-assessora ter sido sua amante, que sua mulher sabia e ele teria ficado cabreiro com a assessora amante, porque ela tinha arrumado um namorado/amante. Isso é Nelson Rodrigues da vida real?
Cinco por um
Já anda rolando apostas entre pré-candidatos a vereador do Partido Liberal pexêro. Já teve quem apostou que faz mais votos do que determinados nomes na sigla. A grande disputa em qualquer sigla é um contra o outro postulante que está na mesma bateira. E num é?
Por isso não vai?
O povo dos corredores do paço da Vila Operária anda curioso pra saber o porquê que determinado cargo do Porto de Itajaí, pago a peso de ouro, um mês sim e outro também, faz mais na Secretaria de Planejamento da prefa do que no próprio porto. Será que é porque a sua patroa trabalha no Planejamento e ele não consegue falar com ela em casa?
Pacotão do Jorginho!
Semana corrida na casa do povo estadual pelo menos até a próxima terça-feira, dia 19, quando pretendem encerrar a pauta de votação do ano, com os inúmeros projetos do “pacotão” de fim de ano do governador Jorginho Mello (PL) e demais poderes estaduais.
Toque de caixa
Como acontece há muitos anos, nesta época muitos projetos passam a toque de caixa na Assembleia Legislativa, ou seja, rapidamente, com tramitação resumida, a fim de que os trabalhos possam ser agilizados.
Orçamento 2024
O principal projeto que deve obrigatoriamente ser votado até antes do recesso parlamentar é o da Lei Orçamentária Anual de 2024 (LOA) e do Plano Plurianual para o período 2024-2027. As matérias já passaram pelo crivo da Comissão de Finanças e Tributação da Alesc e estão aptas para votação final em plenário.
Grana recorde
Os projetos garantem uma estimativa de receita para o governo do estado, no próximo ano, de R$ 48 bilhões, podendo chegar a mais de R$ 50 bilhões se houver o chamado excesso de arrecadação. O valor é considerado um recorde histórico para custeio e investimento nos mais diversos setores, principalmente saúde e educação do estado catarinense, além do setor de infraestrutura.